4 dicas práticas para perseverar todos os dias

Perseverar é a única maneira de conquistarmos os nossos objetivos.


Francione Sousa

Você que está começando a ler este artigo, já pensou que você poderia parar e não continuar lendo? O que você estaria perdendo ou o que estaria ganhando? Posso ser sincera dizendo que não estaria perdendo nada.

Na nossa vida, muitas vezes deixamos de perseverar em nossos sonhos, objetivos e em nosso próprio dia, perdendo desse modo, possibilidades de progresso pessoal, espiritual e temporal.

É por isso que perseverar todos os dia é de vital importância assim como nos alimentar. É como seguir um circulo de ação contínua e obter com essa ação reações que nos levarão ao progresso e à sensação do dever realizado.

Segundo o dicionário: perseverar é uma palavra derivada do latim perseverare, cujo significado é permanecer firme e constante em um sentimento, uma resolução; persistir, permanecer, ficar, resistir suportar.

Pois bem meu caro leitor, todos sabemos que estamos na Terra e um dia não estaremos mais. Porém, nesse curto intervalo de tempo, almejamos muitas coisas, uns mais outros menos, mas todos sonhamos. Minha pergunta é: quais tem sido seus sentimentos em relação à vida? O que deseja alcançar em curto e longo prazo como objetivos concretos? Qual tem sido o seu grau de persistência para alcançar seus objetivos? Ou quem sabe tudo tem sido apenas desespero e desilusão, vícios e maus hábitos? Está apenas cheio de sonhos e não consegue realizar? Todas essas são perguntas básicas que nos ajudam a fazer uma avaliação pessoal que é um exame de como andam nossas conquistas em relação à vida. Se essas respostam tem sido do tipo: Não tenho perseverado em nada na minha vida, não cumpro com meus objetivos diários, começo uma coisa e não termino… Realmente suas escolhas diárias têm sido desperdiçadas, o tempo jogado fora sem nenhuma conquista significativa.

Se você deseja realizar qualquer coisa boa e justa em sua vida é preciso seguir alguns passos que são chaves para o sucesso e o progresso pessoal. É preciso perseverar e a palavra perseverar está ligada a palavra persistência que por sua vez se liga à seguinte frase: continuar cada dia com o objetivo de alcançar alguma coisa na vida é ter no final um encontro com a palavra conquista. Conquista é o resultado da busca, é a meta realizada. Confúcio já dizia: Transportai um punhado de terra todos os dias e fareis uma montanha.” Essa montanha nada mais é do que a conquista.

Nenhuma conquista chega na vida por acaso, ações de nossa parte são necessárias e essas ações são realizadas no dia a dia. Isso requer perseverança.

Advertisement

Segue abaixo dicas práticas para perseverar todos os dias

Seja específico

Especifique seus objetivos, sejam eles diários, semanais, mensais ou anuais. “Quanto mais específicos forem os seus objetivos mais rapidamente você os alcançará”. (Carlos Martins). O seu objetivo pode ser: limpar a casa, estudar para um exame, ir ao supermercado, ler um livro ou perseverar a cada dia. Podem ser coisas simples de curto prazo ou complexas de longo prazo mas precisam ser específicas, caso contrário os seus objetivos serão apenas pensamentos e ações vagos e é muito difícil o universo transformar pensamentos vagos em realidade.

Crie bons hábitos

Mude suas ações corriqueiras e sua maneira de agir diariamente, não seja dependente de coisas que não o beneficiam e deixe de ser ocioso, elimine o hábito de dormir e acordar tarde, é cedo pela manhã que o cérebro está preparado para receber inspirações. Este é o momento de rever seus objetivos diários e elaborar um plano de ação para os objetivos semanais, mensais e anuais. Faça-o. vejamos aqui os beneficios de acordar cedo.

Não racionalize

“vou fazer isso mais tarde”, “vai dar tempo, depois eu faço”, “ainda falta muito”, ou “ainda não consigo”, racionalizar é perigoso para quem deseja perseverar. É como tentar pular três degraus de uma escada com uma perna curta. O resultado quase sempre é desastroso.

Foco

Não foque em pessoas, foque em você e em seus objetivos. Quando focamos nossas ações em pessoas, é mais difícil atingir objetivos. Muitos dirão suas opiniões, tentarão que façamos ao modo delas, mas só nós somos capazes de saber o que é melhor para nós. Lógico que devemos observar alguns conselhos, mas nenhum que fuja dos nosso objetivos. Quando eu estava decidida a tirar notas boas na faculdade, muitos dos meus amigos me ligavam e me convidavam para sair nos horários de meus estudos, ao negar alguns ficaram chateados, mas segui em frente e obtive o reconhecimento deles quando me saí bem nas disciplinas tempos depois.

Objetivos são para serem alcançados e isso só acontece com perseverança. Não pense que conseguirá atingi-los se não se esforçar diariamente. Portanto comece hoje mesmo e verá como é bom olhar para o passado e ver que valeu a pena.

Toma un momento para compartir …

Francione Sousa

Francione Sousa instrutora de curso, professora e escritora apaixonada pela vida. Graduada em letras pela Faculdade Frassinetti do Recife_FAFIRE. Seu tema : Viva cada dia a dadiva do presente, fao o seu melhor agora.