4 condições básicas para blindar seu casamento contra o divórcio

Um casamento blindado é a melhor garantia para evitar problemas futuros.


Jacira Silva dos Santos Araujo

Nos desenhos de contos de fadas existe uma famosa frase que arranca suspiros dos casais apaixonados, que é “E foram felizes para sempre.”

Embora nossa vida não seja feita como nos contos de fadas, fazer com que sejamos felizes para sempre no casamento requer muito cuidado, atenção e zelo. Às vezes, as dificuldades se tornam tão intensas no casamento que o príncipe parece se transformar em sapo e a princesa em bruxa.

Apesar do casamento ter essas particularidades, é a melhor e mais gratificante escola de aprendizagem. Por mais bens materiais que tenhamos que requer um seguro para podermos preservá-los, o seguro vindo do respeito, carinho, cumplicidade e amor do cônjuge é a joia mais preciosa. O casamento é o único bem que precisa ser, realmente, assegurado e até mesmo blindado.

“A vida é frágil e viver é um lindo momento quando se sabe amar.” (Catedral)

Assim como em todo conto de fadas, existe a oposição

Uma das grandes armadilhas capazes de destruir qualquer conto de fadas é o vilão chamado divórcio. O divórcio é capaz de magoar corações e trazer desilusões que podem fazer feridas que não cicatrizam.

Quando se casam, o divórcio não passa pelos pensamentos do casal, porque o amor que os uniu é muito mais forte e, principalmente, verdadeiro.

O amor do casal, normalmente, é enriquecido por pequenos detalhes. Com certeza, não existe recompensa maior do que chegar depois de um dia de trabalho para o aconchego de seu lar.

Advertisement

“Detalhes tão pequenos de nós dois são coisas muito grandes prá esquecer e a toda hora vão estar presentes (…)” (Roberto Carlos)

Dicas de como blindar seu casamento contra o divórcio

1. Cuidado com os pensamentos

Não existe pior inimigo do que os pensamentos. Às vezes, nossos pensamentos vagueiam por hipóteses que nem são verdadeiras e acabamos tomando decisões precipitadas sem antes ponderarmos com discernimento e sabedoria. Às vezes, qualquer palavra que nosso cônjuge venha a dizer pode ser interpretada por nós de uma forma errada, gerando desentendimento. Por isso, em meio a uma crise conjugal, não deixe com que as palavras mal interpretadas sejam a porta para deixar a hipótese do divórcio entrar na sua mente.

2. Pensar positivamente requer agir positivamente

Em meio ao desentendimento, procure um lugar que lhe traga boas recordações do casamento, pense em como foram bons aqueles momentos e aja positivamente. Mesmo que você não tenha sido o culpado do desentendimento, peça desculpas, dê um presentinho simbólico para mostrar o quanto você ama a pessoa.

3. Nutrir

Nutra seu relacionamento com boas atividades recreativas a dois, palavras de conforto e abraços acolhedores.

4. Faça um seguro

Faça um seguro contra o divórcio com reserva de compreensão, respeito, admiração, incentivo, solidariedade, calma, paciência, humildade, diálogo e amor. Com certeza, você terá momentos nos quais precisará acionar esse seguro, e eles estarão sempre à espera para atendê-los. É só sentir o que o seu coração e sua mente dizem a respeito.

“O amor pode ser nutrido e acalentado com pequenas coisas” (Ezra T. Benson)

Gordon B. Hinckley disse: “Por que existem tantos lares desfeitos? O que acontece aos casamentos, que começam com amor sincero e com o desejo de lealdade e fidelidade mútuas? (…). Verifico que o egoísmo é a razão disso tudo, na maioria dos casos. (…) O remédio para a maior parte das pressões do casamento não é o divórcio. É o arrependimento. Não é a separação. É a integridade simples que leva o homem a se levantar e a enfrentar suas obrigações. Encontra-se no tratar os outros como esperamos ser tratados.”

O cônjuge deve ser a cereja que dá o toque mais especial ao bolo, o farol que guia o barco do casamento em águas mais tranquilas, mas, principalmente, deve ser a âncora que não deixa com que o amor seja carregado por qualquer onda mais forte que os problemas podem trazer.

Toma un momento para compartir …

Jacira Silva dos Santos Araujo

Jacira Silva dos Santos Araujo é casada, formada em letras pela Faculdades de Guarulhos. Seus passatempos favoritos são: ir ao teatro, ler bons livros, assistir bons filmes e principalmente estar ao lado de seu marido e parentes.