4 chaves para o perdão, cura e reconstrução da confiança

Foi dito que, “Guardar rancor é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.” Os quatro princípios abaixo podem revolucionar seus relacionamentos se você os aceitar e praticar.


Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Foi dito que, “Guardar rancor é como tomar veneno e esperar que a outra pessoa morra.”

O perdão é um dos conceitos mais difíceis e mais incompreendidos em toda a vida. A recusa de perdoar pode criar uma raiz de amargura tóxica em nossos corações. A falta de perdão pode destruir casamentos, famílias, carreiras e quase todos os outros aspectos da vida, mas usar a graça em sua verdadeira forma pode trazer liberdade e cura.

Leia: Perdão: cura para os erros e esperança para uma vida melhor

Os quatro princípios abaixo podem revolucionar seus relacionamentos se você os aceitar e praticar.

Para ter a graça divina em seus relacionamentos, faça o seguinte (em nenhuma ordem particular):

1. Quando você tiver cometido um erro, assuma!

Vivemos em um mundo que ama desviar responsabilidades e atribuir a culpa a outros fatores. Gostaríamos de acreditar que somos sempre o herói ou a vítima em qualquer situação, mas às vezes, nós somos os vilões! Nunca admitir culpa não o faz parecer forte, faz você parecer tolo. Esteja disposto a engolir seu orgulho, confessar seu erro, e humildemente pedir perdão.

Advertisement

“O que encobre as suas transgressões nunca prosperará, mas o que as confessa e deixa, alcançará misericórdia.” Provérbios 28:13

2. Reconheça a diferença entre o perdão e a confiança

Algumas pessoas rejeitam o perdão, porque acreditam erroneamente que é a mesma coisa que confiança e uma vez que não confiam na pessoa, elas acham que não podem perdoá-la. O perdão não pode ser conquistado, apenas dado (isso é chamado graça). Confiança, no entanto, não pode ser dada, apenas conquistada (isso é chamado de “senso comum!”).

Leia: Sempre é tempo de ser feliz

3. Siga o exemplo da única pessoa que podia perdoar perfeitamente

Quanto mais você aprender sobre Jesus, mais naturalmente o perdão virá. Ele é a personificação do amor e da graça. Ainda arcamos com as consequências naturais de nossas decisões, mas, em última análise, a pena por nossos pecados foi paga por Ele na cruz. Não se culpe nem culpe os outros por ofensas que Jesus literalmente sofreu para perdoar.

4. Dê tanto perdão quanto você quiser receber

Todos queremos a graça quando erramos, mas precisamos perceber que a graça flui nos dois sentidos na mesma medida. Se você quiser receber o perdão, você também deve oferecer perdão.

“Porque, se perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai Celestial vos perdoará a vós; Se, porém, não perdoardes aos homens as suas ofensas, também vosso Pai vos não perdoará as vossas ofensas.” Mateus 6:14-15

Assista: Relacionamento amoroso: é possível perdoar uma traição?

Toma un momento para compartir …

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.