3 tipos de dores nas costas que são comuns na gestação. Saiba como aliviar as dores

Gravidez não dói, mas o crescimento da barriga faz as costas arquearem para sustentar todo o volume abdominal e isso pode doer... Muito!

Stael Ferreira Pedrosa

Dores nas costas, quem nunca teve? Às vezes parece que essa parte do corpo foi feita para doer. Mas, quem nunca passou por uma gravidez não sabe o quanto pode doer e com que frequência. Por isso é tão comum a imagem de mulheres grávidas com as mãos apoiando a parte de trás das costas.

Por que essas dores aparecem mais na gravidez?

Por vários motivos, entre os mais comuns as mudanças do corpo durante a gestação, pois o crescimento da barriga faz as costas arquearem para sustentar todo o volume abdominal atingindo principalmente as regiões lombar e cervical (pescoço) e tendem a piorar com o correr da gestação de acordo com o fisioterapeuta Giuliano Martins, que acrescenta que essas dores podem continuar no pós-parto.

Predisposição

Ainda segundo Martins, as grávidas que já apresentavam lombalgias (dores nas costas) ou problemas de coluna antes da gravidez costumam ter maior porcentagem de problemas desse tipo na gravidez, pois, hormônios como a Relaxina e o Estrógeno provocam frouxidão nos ligamentos da coluna e da bacia – em preparação para o parto.

Geralmente as dores mais comuns se apresentam em três tipos

1. Lombar

Dor localizada na parte inferior das costas e que costuma irradiar para as pernas e musculatura das costas. Entre essas a principal é a Lordose – encurvamento excessivo da coluna espinhal para dentro, o que faz com o que o bumbum pareça arrebitado. É causado pelo peso extra adquirido que faz com que a mulher se incline para trás para compensar o volume abdominal. Essa posição pode fazer com que as vértebras se atritem causando dor.

2. Sacro-ilíaca

Essa dor acomete a articulação entre o final da coluna (sacro) e a bacia. Irradia-se para os glúteos e a parte de trás das coxas. Em caso de dor a gestante deve repousar para não prejudicar mais a região. Em muitos casos ela não cessa após o parto, estendendo-se ainda por algum tempo.

Advertisement

3. Dor noturna

As grávidas que sofrem com as dores nas costas podem apresentá-las somente à noite quando se deitam. É devido à fadiga muscular que se acumula ao longo do dia. E como à noite, alguns órgãos descansam, há maior quantidade de sangue circulando nas áreas que estão possivelmente inflamadas, de acordo com Martins.

O que fazer?

Se você está grávida (ou não), mas sofre com as dores nas costas, existem exercícios que podem ajudar.

Apoiar a coluna

Para melhorar a lordose, deite-se em uma superfície reta (se for na cama, o colchão deve ser firme). Deite-se de costas, dobrando as pernas e com os braços ao lado do corpo. Deitar assim acomoda os ossos da coluna em seus lugares e alivia a dor.

Alongar

Ainda na posição anterior, levante uma das pernas de cada vez e puxe – com as mãos na parte de trás da coxa em direção ao peito sem forçar muito. Fique nessa posição por um minuto e respire buscando relaxar.

Use uma almofada

Coloque-a entre as pernas, na altura dos joelhos quando deitar-se de lado. Se dormir de barriga para cima, coloque-a embaixo dos joelhos.

Advertisement

Banho quente

Direcione um jato de água quente na direção da parte afetada ou faça compressas com uma bolsa de água quente.

Evite saltos altos

Use calçados confortáveis, como os de couro, que não tenham bico fino e que os saltos sejam de até 3 cm.

Medicamentos

Existem anti-inflamatórios que ajudam bem, mas como na gravidez deve-se tomar muito cuidado com o que se usa – principalmente medicamentos, procure seu médico antes de utilizar qualquer remédio para a dor.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é pedagoga, escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.