3 sinais de que você está saudável emocionalmente e 3 sinais preocupantes

Especialista ensina os 3 sinais positivos e os 3 negativos para sabermos se estamos saudáveis emocionalmente.


Roberta Preto

De acordo com o Coach Aroldo Uchôa, a felicidade é um estado de bem-estar mental, mas, a maioria das pessoas não tem uma vida feliz por não saberem do seu potencial. Elas esperam que outras pessoas façam escolhas por elas e que lhes indiquem o caminho. Elas esquecem que são capazes de fazê-lo, apenas precisam ser mais confiantes e positivas.

O especialista Uchôa ensina os 3 sinais positivos e os 3 negativos da saúde emocional:

Positivo

1. Você tem pensamentos saudáveis

A maneira como você pensa ditará suas ações, assim, acredita-se que uma mente saudável tende a trazer resultados positivos, como curar-se. Para isso é preciso não alimentar as tristezas passadas e nem viver ansioso pelo futuro.

Lembre-se que uma mente saudável contempla e valoriza o presente e não dá lugar para o desânimo.

2. Você projeta sua vida

Nós somos donos de nossos destinos, porque nós fazemos nossas próprias escolhas. Ou seja, somos os construtores de nossas vidas, assim podemos ser o que quisermos.

A felicidade é um estado psicológico onde encontramos o equilíbrio de nossas vidas.

3. Você encontrou a paz

Muitos de nós enfrentamos grandes desafios, alguns parecem insuportáveis. Embora não sejamos capazes de mudar a situação atual, contudo, podemos através da paz e do equilíbrio mudar nossa atitude diante do problema. Isso nos leva a ter maturidade nesta estadia terrena.

Advertisement

Negativo

4. Você está sempre triste

Todos nós passamos por dias ruins, algumas vezes eles chegam com mais proporção. O fator que pesa, não é o problema, mas, sim, a maneira como escolhemos lidar com ele, pois quando a tristeza assume o controle de nossas vidas, acabamos por adoecer emocionalmente.

Entretanto, precisamos reagir, retomar o controle de nossas vidas, deixando de ser vítimas das circunstâncias. Uma atitude positiva é o melhor remédio para a cura, assim a tristeza é mandada para bem longe e voltamos a ter alegria.

5. Você está doente fisicamente

Quando estamos doentes emocionalmente, isso tende a refletir na saúde física porque ambas caminham juntas.

Uma pessoa que perde a esperança e é abatida pelo cansaço, desânimo e confusão mental, torna-se como um barco em um rio à deriva.

A vida está repleta de desafios, mas também está cheia de coisas boas que nos dão razões para seguirmos em frente, portanto, com ajuda de profissionais especializados é possível encontrar cura para a saúde física e emocional.

6. Você está desesperado

Sabemos que, às vezes, os problemas são tão extensos e que fica difícil acreditar que uma situação possa ser contornada, principalmente quando se trata de problemas, como a perda de ente querido, o desemprego ou uma doença incurável na família.

No entanto, por mais devassadores que estes problemas costumam ser, ainda assim, é possível superá-los e vencer o desespero. O primeiro passo é buscar ajuda daqueles que você possui intimidade e convívio, como família e amigos, eles saberão lhe socorrer.

Toma un momento para compartir …

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.