3 sinais de que ele está pronto para casar e 3 que ele não está

Isso pode determinar se o seu casamento se tornará um "vale de lágrimas" ou "mar de rosas".

Luiz Higino Polito

Retorno ao tema que considero importantíssimo para quem está pensando em entrar num relacionamento sério: Como saber se eu estou mesmo preparado para assumir as responsabilidades de um casamento? Será que tenho grande chance de ser feliz, ou meu casamento será tão difícil e “infeliz” como tantos casamentos que conheço, na minha própria família? Ou no meu grupo de amigos e em todo lugar?

Casamento feliz é uma loteria?

Embora ninguém possa prever com 100% de chance se um casamento será bem-sucedido e feliz, casamento NÃO é uma loteria: normalmente, os noivos podem perceber com bastante clareza (se conseguirem não ficar surdos, cegos e bobos por causa da paixão) se estão entrando num relacionamento estável ou numa fria.

Num artigo que escrevi há tempos, Casamento feliz é uma loteria?, baseei-me na minha experiência de quase 40 anos de casado, e conclui que, algumas coisas são muito importantes para se ter um casamento estável: tem de existir uma forte atração mútua entre os dois; não terem apego demasiado às coisas materiais; saberem resolver diferenças; terem tempo de qualidade juntos; seguirem bons conselhos; os dois ajudarem com os filhos e nos serviços domésticos e manterem o bom humor.

Mesmo seguindo tais diretrizes, meu casamento não ficou imune a tantos desafios, desavenças, algumas brigas e muita dificuldade financeira (por motivos nossos e de família). Considero meu casamento, porém, bem-sucedido e feliz.

Sinais de que não se está pronto para casar

Aqui, neste outro artigo, alertei para situações desfavoráveis que, se não forem observadas, podem colocar em risco a felicidade de um casamento, tais como: imaturidade, serem dependentes demais financeiramente um do outro; não terem certeza se realmente amam de verdade o candidato a marido ou esposa; não terem comprometimento real com a relação; pensarem só em si mesmos; não desejarem ser pai ou mãe nunca, ou acharem que o casamento será um conto de fadas ou então como nos capítulos finais das novelas, onde tudo se arranja e tudo acaba bem.

Advertisement

Além de tudo que já citei, abaixo alistarei algumas coisas que podem mostrar se alguém está ou não preparado para casar.

Você já está preparado para casar se

1. Estiver bem consciente do que está fazendo, e estiver feliz com sua decisão

O casamento é algo tão sério que não se deve entrar nele sem estar certo de que é isso mesmo que se quer, sem dúvidas ou receios.

2. Sabe claramente que, além da parte romântica e íntima, casamentos são feitos de muitas responsabilidades

Casa para morarem, relacionamento com os parentes do futuro cônjuge, prováveis filhos para educarem, muitas contas para pagarem, são algumas das coisas a se planejar seriamente antes de subir ao altar.

3. Tiver fé e confiança de que, mesmo com tantos casamentos que se desfazem, você vai lutar de verdade e que você quer mesmo que seu casamento seja para sempre

Ninguém deve casar se não tiver fé e confiança em si mesmo e no seu futuro cônjuge. Sem isso, o casamento começará capenga. Se houver fé em Deus, as possibilidades de longevidade do casamento aumentam exponencialmente.

Você ainda não está preparado para casar se

1. Ainda se acha “a última bolacha do pacote”

Orgulho, prepotência e desejo de mandar no cônjuge são coisas que podem pôr qualquer casamento a pique. Sem humildade para reconhecer os próprios erros e capacidade de pedir perdão, quando necessário, poucos casamentos sobrevivem, e caso sobrevivam, não será um lugar muito agradável onde se viver.

Advertisement

2. Só tiver amor para dar

“Sem amor ninguém vive”, muito menos o casamento; só de amor, porém, também não. Ter uma preparação intelectual e financeira são fundamentais para que se comece bem um relacionamento. Não falo de riquezas nem de doutorados, mas de um mínimo de condições que são necessários para que alguém entre num casamento com segurança.

3. Não pensar em primeiro lugar no parceiro

Casar para “sair da casa dos pais”, “casar para se completar” ou somente para curtir o lado bom do casamento, são fórmulas para o desastre.

Tudo o que escrevo não é para desanimar ninguém a casar: pelo contrário, sou pró-casamento e acho que é a melhor maneira para se crescer emocional e espiritualmente, é no lar é onde se pode ter as maiores alegrias. Ou as maiores tristezas, se o casamento for malsucedido. As estatísticas de divórcio são aterradoras e estão aumentando.

Portanto, se prepare bem antes, tenha fé em si mesmo e em Deus e seja feliz no seu casamento.

Toma un momento para compartir ...

Luiz Higino Polito

Casado, pai de três filhos e avô de quatro netos, estudei oratória e didática. Gosto muito de escrever. Profissionalmente, sou músico e tenho um Sebo Virtual, onde vivo com minha esposa e cercado de livros!