3 sinais de que ainda há ESPERANÇAS e 3 sinais de que deve deixá-lo ir

Nada é mais desesperador que amar alguém com toda a alma e sentir que ele está escapando da nossa vida.

Mariel Reimann

Nada é mais desesperador que amar alguém com toda a alma e sentir que essa pessoa está escapando de nossas vidas. Por um lado, sentimos que faríamos quase tudo para mantê-la ao nosso lado, e por outro, percebemos que talvez o amor tenha acabado e que já não há esperança. A questão é: acabou o amor ou ainda há algo que se possa fazer?

Há um ditado popular que diz que “enquanto houver vida há esperança”, mas em alguns aspectos quando essa esperança depende da vontade e emoções de outra pessoa, isso funciona de forma diferente.

Forçar uma situação ou um relacionamento nunca é bom, mas como saber quando é hora de “desistir” e aceitar que a relação acabou?

3 sinais (inegáveis) de que ainda há esperança ou de que, para o seu bem e o do outro, é melhor deixar ir:

1. Ainda se comunicam

Quando uma pessoa decide que um relacionamento está definitivamente terminado, ela vai cortar a comunicação. Dependendo da seriedade da relação e do tempo que estiveram juntos, a comunicação será proporcionalmente afetada.

Quando um casal está passando por problemas, um dos primeiros lugares onde se vê mudanças é na comunicação. Se é uma relação nova, ela diminui drasticamente; os textos são cada vez mais breves e cada vez menos consistentes, e se estão casados, o mesmo fenômeno acontece, mas paulatinamente. Mas enquanto houver uma via de comunicação, há esperança.

Advertisement

Quando a pessoa decide que as coisas já terminaram e que, faça o que fizer, nada muda, então ela corta a comunicação a seco. Não atende mais o telefone, evita e faz o possível para minimizar o contato com você.

Se ainda existe comunicação entre vocês, use as poucas ou muitas oportunidades que tem para falar, em vez de discutir. Você deve entender que se você ama alguém e quer resolver as coisas, seus melhores aliados são a comunicação (isso inclui um emissor e um receptor transmitindo uma mensagem CLARA), a paciência, a compreensão e o perdão.

2. Ainda se preocupa com você

Há muitos casais que já estão casados há algum tempo e que têm filhos e uma história juntos. Nesses casos, às vezes é difícil diferenciar se seu marido ainda se importa com você ou se está fazendo isso por seus filhos. No entanto, quando uma pessoa tiver decidido categoricamente que já não quer estar perto, ela fará com que compreenda que os seus problemas e preocupações já não são os dele.

Se ainda se preocupa, por mais que tente esconder, notará simples gestos como perceber que ele pergunta a seus filhos, amigos em comum, família, como você está e como tem passado. Se para o amor da sua vida você ainda é um de seus pensamentos e preocupações antes de dormir, então há esperança.

3. Ainda diz que a ama (ou demonstra isso)

Muitos homens e mulheres terminam seus relacionamentos e desaparecem sem deixar rastro, e é mais que óbvio que a relação já não tem mais esperanças. No entanto, há muitos que terminam por brigas, falta de comunicação, confusões, influência de terceiros, entre outras, mas o amor continua. Esse amor pode não estar intacto, mas resiste, e vocês devem aproveitar o que resta dele para voltar a construir os alicerces dessa relação que hoje vacila.

Advertisement

Embora o outro não diga necessariamente que a ama, você pode sentir isso. Se sentir, lute por essa relação, em especial se tiverem filhos. Tenha em mente que muitas relações terminam por falta de comunicação, orgulho, egocentrismo, rancor e não por falta de amor. O amor não termina de um dia para o outro, como uma planta não amanhece seca da noite para o dia.

Como alimentar a relação e não deixar que chegue ao ponto em que não sabe se ainda há esperança para vocês?

1. Fale e escute (com humildade)

Embora pareçam duas instruções simples, não são. Nem todo mundo sabe ouvir e comunicar o que sabe em sua mente e em seu coração e dizer o que precisa ser dito. Se mantiver a humildade durante seu casamento, sabendo que pode errar e que nem sempre terá razão, a comunicação será mil vezes mais fácil.

2. Preocupe-se com as suas necessidades e as do parceiro

A chave está em saber que as necessidades dos dois têm exatamente a mesma importância. Se puser suas necessidades à frente das do seu parceiro, ou as dele à frente das suas, as coisas nunca estarão totalmente equilibradas, e os problemas começarão a surgir.

3. Diga-lhe que o ama com seus cinco sentidos

O amor deve ser expressado com todos os sentidos de seu corpo, não basta apenas dizer. Ouça o significado de suas palavras, sinta o seu aroma, faça-o sentir o que você sente por ele com suas carícias, prove com seus beijos e, finalmente, diga-lhe que o ama.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 3 señales de que aún hay ESPERANZAS y 3 señales de que lo debes dejar ir

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Mariel Reimann

Mariel Reimann é a Diretora de Conteúdo da KSL Latino. Ela estudou direito na Universidade Nacional de Cordoba, e atualmente mora em Salt Lake City, Utah.