3 razões porque você não é o pai ou mãe que gostaria de ser

Assuma. Você deixa a desejar como pai e mãe. Veja como mudar isso, HOJE!

Renata Finholdt

A responsabilidade dada a um pai e uma mãe não é pouca. Cabe a eles proverem desde antes do nascimento do bebe todo conforto, sustento e amor àquela criança. Muitos se dedicam a essa difícil tarefa de forma especial, dedicam todos os seus esforços para o bem-estar de seus filhos, e mesmo assim acabam errando.

Fato é que nenhuma criança quando nasce vem com um manual para os pais saberem como lidar com os desafios de serem pais. É preciso muito amor, consciência e bom senso para fazer da criação dos filhos um desafio bem-sucedido.

Algumas vezes tomando atitudes que julgamos serem as mais corretas acabamos errando no processo e outras vezes quando decidimos por algumas atitudes novas, acertamos.

Quando projetamos a ideia de ser pai ou mãe, criamos o mundo perfeito onde os filhos são educados, respeitosos, não choram à toa, ou não fazem birra. Quando a realidade pesa sobre as nossas costas o caso é bem diferente, isso tudo faz com que nós pais nos tornemos frustrados e repensemos que tipo de pais nós somos.

Talvez você não seja o pai ou mãe que imaginou por algumas destas razões.

Advertisement

1. Você se sente frustrado

Ouvir a reclamação dos filhos sobre a vida que levam pode ser uma das causas de frustração. Eles reclamam por uma série de motivos, começam cedo e nem fazem ideia do quanto de dedicação os pais tiveram antes daquele fato.

Uma boa dica, dada por Andra Brill, life coach, é a de provocar uma “lentidão”. Quando a frustração lhe atingir pare o que está fazendo e se conecte com seu filho, tente sincronizar sua respiração com a de seu pequeno, isso lhe obrigará a entrar na mesma sintonia dele e consequentemente se acalmar.

2. Você está se sentindo sobrecarregado

Outro fator que leva a repensar que tipo de pais nós somos é quando nos sentimos sobrecarregados. Pais normalmente têm muitas coisas para fazer durante o dia, há muitas tarefas a serem executadas dentro e fora de um lar para se manter uma família. E isso tudo não faz parte do mundo perfeito de pais que criamos. Para sentir-se melhor, tente por um dia, fazer uma coisa de cada vez. Esqueça por um momento o que o mundo ensina sobre “multitarefas” e permita-se não sentir-se sobrecarregado.

3. Você se sente culpado

Sentir-se culpado por não conseguir encontrar o equilíbrio entre trabalho e maternidade é uma razão bastante comum. O dia parece ter menos horas do que deveria. É praticamente impossível dar toda atenção que seus filhos precisam e merecem e ao mesmo tempo dedicar-se a todas as tarefas e rotinas do dia. Para melhorar essa situação ofereça a si mesmo um pouco de mansidão. Quando estiver com seus filhos, esteja cem por cento com eles, quando estiver no trabalho, trabalhe. Faça as coisas de forma mansa e tranquila.

Quando por algum motivo a frustração, a opressão e a culpa lhe atacarem, pense nestas dicas e trabalhe nelas. Pense, há muitos pais na mesma situação que você!

Advertisement

Leia também: 4 hábitos necessários que lhe ajudarão a ser uma mãe melhor

Toma un momento para compartir ...

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.