3 passos descomplicados para uma relação completamente feliz

O fundamental para construir um casamento feliz depende de você conseguir aprender esses 3 passos que transformam sua relação e aumentam o amor.


Suely Buriasco

Estar sempre envolvidos em preocupações, querer dar conta de tudo a qualquer preço e ser inflexíveis nas rotinas estabelecidas são comportamentos que desgastam muito o relacionamento. Na maioria das vezes o mais indicado é simplesmente encarar a vida a dois de forma mais tranquila, relaxar e focar no que realmente importa.

Coloque mais satisfação em seu casamento seguindo estes três passos:

1. Mantenha seu casamento revigorado

Claro que vocês precisam estabelecer rotinas que facilitem o cumprimento dos deveres que lhes competem, isso além de necessário é muito saudável para vocês e consequentemente para a relação. O que não é recomendável é a acomodação em velhas e desnecessárias rotinas. Principalmente se vocês vivem muito tempo juntos, precisam pensar em renovar a relação, para que ambos não acabem perdendo o interesse.

Cada casamento é único, portanto é preciso criar situações que sejam do agrado dos dois. No entanto, algumas ideias podem ser úteis:

  • Pense em algo que vocês nunca fizeram juntos; pode ser uma viagem, uma caminhada, um jogo.

  • Dançar aproxima e cria um clima instigante para o casal. Se vocês apreciam, vale explorar isso e até pensar em fazer aula de dança juntos.

  • Encontre formas diferentes de elogiar seu amor, pense em maneiras novas de falar da sua admiração.

    Advertisement
  • Provoque seu cônjuge para que a arte da conquista seja uma constante, não deixe que o cotidiano os faça esquecer da importância de serem simplesmente homem e mulher.

Para maior reflexão sobre o assunto, indico a leitura do artigo: 10 medidas urgentes para renovar seu casamento.

2. Não alimente o ciúmes

Insegurança é o caminho mais curto para perder o que se tem, portanto, trabalhar a autoestima e autoconfiança é fundamental para um bom relacionamento. Mesmo amando muito, ninguém aguenta um cônjuge pegajoso e desconfiado por muito tempo, claro que ele vai querer distância. Ciúmes fomenta irritação e desconforto que acabam abalando muito o relacionamento.

Se você tem dificuldade em relação a isso, pense nestas sugestões:

  • Não acredite que falando mal das pessoas que convivem com seu cônjuge vai fazer com que ele se afaste, na maioria das vezes ocorre exatamente o contrário. Assim, comentários desagradáveis sobre amigos ou colegas de seu cônjuge, além de parecer fofoca, ainda pode levantar o interesse dele.

  • Faz parte da vida de qualquer casal conviver com outras pessoas, ter contato com gente bonita e atraente. Se você não consegue entender isso como um processo natural e está sempre desconfiando de seu cônjuge, você realmente tem um problema e precisa solucioná-lo o quanto antes.

Conforme escrevi no artigo Como controlar a possessividade no casamento: Jamais aspire possuir seu cônjuge; ame-o genuinamente!

3. Não tente mudar seu cônjuge

Querer impor mudanças no outro é medida certa para colocar o relacionamento em risco. Lembre-se que você não tem esse poder e, muito menos, pode querer se apossar dele. Claro que você pode inspirar mudanças na forma do cônjuge ser e agir, mas não com exigências que causam muito mal-estar. O ideal é encontrar uma forma pacífica de falar e mostrar ao cônjuge que ele pode agradar você agindo diferente.

Pense nestas sugestões:

  • Se determinado comportamento de seu cônjuge não tem agradado você, procure um momento oportuno e calmamente diga a ele como se sente quando ele age assim. É importante que não pareça uma cobrança.

    Advertisement
  • Releve o que não tem tanta importância, afinal ninguém é perfeito, certo?

  • Dê espaço para seu cônjuge ser quem ele é, todo ser humano precisa se sentir livre, inclusive para querer estar com quem se ama.

O artigo Autorrealização no casamento – Individualidade x Individualismo pode facilitar suas reflexões nesse sentido.

Seguindo esses passos básicos você conseguirá sentir satisfação em seu casamento e dar oportunidade para que seu cônjuge sinta o mesmo. Muitas vezes as pessoas procuram tanto o que, na verdade, está assim tão perto e explícito.

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.