3 motivos para buscar sempre o par perfeito

Você nunca deveria se contentar com nada menos do que perfeito quando se trata de seu futuro cônjuge.

Eric Demeter

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Eric Demeter, republicado aqui com permissão do autor, traduzido e adaptado por Stael F. Pedrosa Metzger.

No clássico do romance de 1972 “As Possuídas”, em uma cidade de maridos sortudos pousam esposas perfeitas e vivem em uma verdadeira utopia. As mulheres são submissas, de confiança, bonitas e servis. Elas são também cozinheiras soberbas e mães atenciosas. O único problema é que elas na verdade são robôs.

Isso é muito ruim.

Falando sério, quem nunca refletiu sobre como seria o seu cônjuge perfeito? A minha seria uma junção de Madre Teresa de Calcutá e a última vencedora do Miss Universo. Ela seria Madre Teresa, como um exemplo na fé, um modelo de serviço abnegado e de coração e um espírito cada vez mais compassivo. Então, fosse possível mesclar tal santidade com a aparência física de uma rainha da beleza, ela estaria incrustada no meu livro.

Seu nome, aliás, seria Teresa Universo.

Advertisement

Se você é um cristão e valoriza o perfeccionismo, você está no caminho certo, porque Deus certamente o faz também. Na verdade, Ele ordena. Jesus, em seu famoso Sermão da Montanha, encarregou à multidão: “Sede perfeitos como vosso Pai Celestial é perfeito…” (Mateus 5:48).

9 dicas para lidar com um cônjuge perfeccionista

Mas, Jesus não está descrevendo uma perfeição superficial ou carnal. A palavra grega para “perfeito” neste versículo é “telioi” e seu verdadeiro significado é “maturidade” ou “totalidade”. Na verdade, o livro de Tiago usa a mesma palavra raiz no capítulo 1, versículo 4: Tenha, porém, a paciência a sua obra perfeita, para que sejais perfeitos e completos, sem faltar em coisa alguma. (grifo do autor).

A ideia de perfeccionismo de Deus, portanto, está em contraste gritante com a forma como é retratado na mídia ou mesmo na cultura cristã popular. Com isso em mente, há três verdades fundamentais que podemos extrair do comando de Jesus para “ser perfeito”.

Verdade nº 1

Em primeiro lugar, como mencionado acima, uma perspectiva bíblica sobre o perfeccionismo tem tudo a ver com o desenvolvimento de um caráter sólido e nada a ver com encontrar alguém como um super-herói ou corpo de Barbie.

Advertisement

Verdade nº 2

Em segundo lugar, como Jesus afirma em Mateus 7, o desafio da maturidade começa por nós, por ninguém mais. Jesus ordena a seus seguidores a assumidamente “tirar primeiro a trava do seu olho, e então você verá claramente para tirar o cisco do olho do seu irmão.”

Verdade nº 3

Em terceiro lugar, e, posteriormente, esta nova ideia de perfeccionismo deveria nos compelir a modificar critérios para uma esposa ou marido em potencial. Se isso significa escrever uma nova lista de características marcantes, deixe-a começar com os “frutos do Espírito” encontrado Gálatas 5:22-23.

O que eu faço agora?

Lendo Salmos 139:23-24 é onde precisamos começar se levarmos a sério a troca de ganhos de capital do mundo para Deus.

“Sonda-me, ó Deus,

e conhece o meu coração;

Advertisement

prova-me e conhece as minhas inquietações.

Vê se em minha conduta algo te ofende

e dirige-me pelo caminho eterno.”

Ao receber as revelações de Deus, teremos o privilégio do arrependimento e renovação das nossas mentes como afirmado em Romanos 12: “E não sede conformados com este mundo, mas sede transformados pela renovação do vosso entendimento.”

Felizmente, quando nos envolvemos com esse processo de santificação, ele não só irá nos libertar, como irá liberar outros de satisfazer as nossas próprias expectativas irrealistas.

Advertisement

A busca pela perfeição: 4 atitudes para superar o perfeccionismo

E mais, continuar a “cortar e colar” um desejo em sua lista egoísta de atributos para um futuro companheiro só vai levá-lo ao desânimo. Na verdade, essa pessoa teórica nunca será real fora de nossas mentes. Homens, Teresa Universo simplesmente não existe. Além disso, todos nós somos pessoas caídas e vamos nos casar com alguém tão falho, carente, e inacabado como nós somos. E eles também vão depender da graça de Deus para preencher as falhas em suas vidas tanto quanto nós.

Falando às mulheres, em particular, se sua ideia de homem perfeito for a junção do rosto de Brad Pitt, o fascínio de George Clooney, a fé de Billy Graham, e o espírito aventureiro de John Eldredge, você não vai conseguir o marido perfeito. Em vez disso, o seu vai ser um monstro de Frankenstein. Por favor, não se casem com o monstro de Frankenstein. Ele devastou vilas alemãs, e as pessoas tiveram medo dele.

O ponto é que a verdadeira perfeição, tal como definido por Deus, tem o objetivo de virtude cristã exemplar, tal como definido pela vida de Cristo. O que vai demorar mais do que uma vida inteira para se conseguir. E se afortunadamente encontrarmos alguém mais que está buscando a mesma meta, isso criará uma sólida fundação para uma relação divina.

Toma un momento para compartir ...

Eric Demeter

Eric is a world travler and entrepreneur. His passion is to change hearts towards Christ through Bible-centric teaching, and to create opportunities for the marginalized around the world.