3 mitos sobre relacionamento após a separação

Antes de abandonar seu casamento, veja os 3 mitos sobre relacionamento após a separação.

Roberta Preto

“Assim não são mais dois, mas uma só carne. Portanto, o que Deus ajuntou não o separe o homem.” (Mateus 19:6)

Quão abençoados e felizes seriam os casais se este ensinamento citado acima pelo próprio Salvador pudesse ser fixado na mente e no coração de cada cônjuge. Os divórcios poderiam ser evitados e muitas famílias não seriam dizimadas pelo individualismo, egoísmo, orgulho e irresponsabilidades de muitos cônjuges.

O matrimônio deveria perdurar, mesmo em meio às diferenças dos casais, entretanto, o despreparo, o egoísmo e a imaturidade de muitos parceiros faz com que o número de divórcios cresça cada vez mais em todo o mundo.

Aqui estão 3 mitos sobre relacionamento após a separação:

1. Acabam-se os problemas

Mito! Após o divórcio é aí que os problemas se manifestam, pois problemas vão existir sempre, independentemente se você estará acompanhado ou não. A diferença é que quando se tem um cônjuge, há duas cabeças que pensam diferentes, porém, elas possuem o mesmo propósito de proporcionar o melhor para a família, assim, marido e mulher se ajudam mutuamente e se sacrificam pelo bem-estar um do outro e, principalmente, dos filhos. No entanto, quando se está só, os problemas ganham uma proporção maior, por isso a pessoa entra em desespero em muitos casos, e acaba fazendo “uma tempestade num copo d’água.”

Advertisement

2. Acabam-se as responsabilidades

Mito! As responsabilidades após a separação tendem a dobrar, principalmente em relação aos filhos.

Lamentavelmente, o casamento pode se dissipar e marido e mulher se divorciam, todavia, não existe desligamento dos deveres de pai e mãe, pois essa responsabilidade é para toda vida e não deve ser negligenciada.

Quando uma família é composta de bons pais, a tendência é que os filhos cresçam seguros, saudáveis e responsáveis, e isso sucede devido à parceria dos pais na criação desses filhos.

Entretanto, quando os casais se divorciam, quem fica com os filhos acaba carregando o fardo maior, pois terá que suprir a ausência paterna ou materna, dificilmente isso pode ser suprido, pois há lacunas que se abrem no coração dos filhos que tendem a perdurar na vida adulta deles, devido ao divórcio dos pais.

3. Você terá mais liberdade

Mito! O divórcio não trará liberdade para você curtir a vida, ele fará você escravo da solidão e da mesquinhez, se você escolheu abandonar seu lar por egoísmo.

Advertisement

Não existe liberdade e nem felicidade a ser construída que não seja dentro do lar, uma esposa e os filhos não são uma prisão na vida de um homem, eles são sua maior conquista, ou seja, a família é a herança de um homem e de uma mulher.

Eu sou a favor do divórcio quando ouço histórias de cônjuges abusivos, agressivos e manipuladores que além de espancarem suas parceiras, também destroem a infância dos filhos. Porém, eu abomino um cônjuge que abandona esposa e filhos, porque quer “curtir” a vida, pois casamento é sagrado e família é uma dádiva dos céus e deve ser cuidada, amada e protegida a todo custo. Não desista de sua família!

Então, antes de partir para o divórcio é preciso buscar ajuda. Quando os dias ruins vierem sobre o casamento, não tente negar ou fugir à realidade quando esta é desfavorável aos seus olhos. Não é vergonhoso buscar auxílio de um profissional especializado para lidar com os problemas do casamento, ao contrário, é um ato de coragem e de amor que os cônjuges podem fazer um pelo outro e por seu lar.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.