3 maneiras de prevenir que a comunicação azede

Comunicação é como o leite: se deixada no armário sem a usar, ela irá azedar. Aqui estão três meios infalíveis de manter sua geladeira - e sua casa - cheias de comunicação saudável.


Danica Trebel

A comunicação é como o leite: faz bem para o corpo. Mas quando o leite fica na geladeira por muito tempo ele começa a estragar, azedar e cheirar mal. Ele perde seu valor nutricional e faz qualquer um que o beba passar mal. O mesmo vale para a comunicação. Quando ela não é usada e a dor, confusão e até mesmo alegria são deixadas de lado dentro de sua geladeira interna, seu relacionamento começa a azedar. Pequenos descuidos de seus filhos se transformam em crimes dolosos, e cada palavra que seu esposo profere é interpretada como um ataque pessoal – tudo porque você teve medo de abrir a geladeira. Aqui estão três soluções rápidas e fáceis para a temida síndrome do leite estragado que lhe poupará e à sua família muitas dores de barriga. Essas dicas são maneiras de evitar desastres causados pela falta de comunicação.

Peça

Quando você estiver andando pela casa carregando 42 sacolas de compras do supermercado depois de ter passado 13 horas no escritório e seus filhos que estão jogando videogame mal notam você entrar, ao invés de resmungar sobre como eles não têm consideração e não ajudam em nada, sinta-se livre para dizer a eles que você gostaria muito de uma ajuda. Naquele momento, eles realmente não sabem pelo o que você está passando porque eles estão totalmente focados em algo não relacionado a você. Ao invés de pressupor que eles já sabem, acalme-se, explique a situação e gentilmente peça-lhes por ajuda. Pode ser que eles reclamem um pouco, mas uma vez que você explicar que está precisando de heróis para ajudá-la, eles provavelmente correrão para o resgate.

Perceba

Ao invés de se irritar com qualquer coisa pequena que não foi feita, tente notar as coisas que foram feitas e elogie de acordo com a situação. Assim como quando seu chefe lhe elogia no trabalho por algo que ficou bem feito, as pessoas ao seu redor reagirão da mesma maneira que você, querendo dar o seu melhor para serem reconhecidas. Então o ciclo de passar o bem adiante, começa. Quando você demonstra bondade, respeito e amor às pessoas ao seu redor, elas lhe retribuem da mesma forma.

Converse

Sempre – SEMPRE, converse de verdade com amor e respeito. Se algo estiver lhe incomodando, encontre a melhor maneira de dizer o que você está sentindo para que seu interlocutor possa entender o que está passando na sua mente. Por exemplo, se seu marido chega em casa e mal lhe cumprimenta, e você estava esperando o dia todo para conversar com ele, tente não levar isso para o lado pessoal. Ao invés de inventar uma história de que você fez algo errado, sinta-se livre para dizer, “Ei, parece que você está um pouco distraído hoje. Dia difícil no trabalho?”. Isso abre a porta para que ele lhe conte de verdade o que está acontecendo em seu mundo, e então surge uma conversa saudável ao invés de ter que passar pelo processo da falta de comunicação. Quando você diz coisas baseadas no “Eu”, você impede reações defensivas e suaviza a situação demonstrando que você realmente se importa com a pessoa. E depois que ele puder processar seu dia em voz alta, ao invés de fazê-lo internamente, ele terá espaço para saber mais sobre como foi seu dia no trabalho e com as crianças.

Mesmo que você seja intolerante à lactose e tenha que beber leite de soja, sempre há uma data de validade na qual o leite precisa ser consumido antes para que não estrague. Com a comunicação é 100% assim também. Então o que você prefere? Uma geladeira (casa) com cheiro azedo, com coisas estragadas ou fresca, saudável e agradável que a família toda desfrute? Comunicação também faz bem para o corpo.

Traduzido e adaptado por Sarah Pierina do original 3 ways to keep communication from going sour, de Danica Trebel.

Toma un momento para compartir …

Danica Trebel

Danica Trebel é mãe de dois adolescentes INCRÍVEIS, uma perfeccionista em recuperação e conselheira de vida e de dinâmicas familiares. Ela se especializa em ajudar casais a sintonizarem seu relacionamento através de perspectiva, comunicação e fé. www.danicatrebel.com