Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

3 maneiras de escutar melhor o cônjuge

A arte da escuta se desenvolve a partir do conhecimento e aplicação dessas regras básicas.

Suely Buriasco

Com o passar do tempo muitos casais se perguntam o que aconteceu com a comunicação fluente que tinham no começo do relacionamento. É comum reclamarem da falta do diálogo e mesmo das conversas informais e divertidas. O tédio toma conta quando estão sozinhos, não há assunto além dos estritamente necessários. Com a comunicação travada, acabam ficando cada um com seus pensamentos, afazeres ou no seu celular.

LeiaComo acabar com a solidão no casamento

Se você tem sentido seu cônjuge distante e a solidão tem se instalado em seus dias não permita que continue assim, jamais se convença de que “casamento é assim mesmo”. É impressionante como podemos nos acomodar em situações ruins!

Você conhece a história do sapo e da água quente? “Vários estudos biológicos demonstram que um sapo colocado num recipiente com a mesma água de sua lagoa fica estático durante todo o tempo em que aquecemos a água, mesmo que ela ferva. O sapo não reage ao gradual aumento de temperatura (mudanças de ambiente) e morre quando a água ferve”. Muitos cônjuges agem como o sapo, não percebem as mudanças em seu redor e acabam surpreendidos em situações de grande sofrimento.

Se você quer “pular dessa água fervente” precisa se aproximar de seu cônjuge, buscando entender o que mudou e, principalmente, qual a melhor forma de vocês se entenderem novamente.

Leia10 passos para consertar um relacionamento quebrado

Não há como melhorar o diálogo sem colocar-se à disposição de ouvir o seu cônjuge. Essas dicas podem facilitar essa retomada tão necessária:

Advertisement

1. Tome a iniciativa de conversar

Não espere que seu cônjuge procure conversar, inicie você um diálogo afetuoso. Procure não fazer cobranças; fale de seus sentimentos sem dramas. Apenas diga que está com saudades de conversar ou mesmo inicie uma conversa sem preâmbulos. Escolha um tema leve, lembre-se que se trata de uma reaproximação e não de discutir a relação. Dê o gancho para que seu cônjuge fale, a ideia é ouvi-lo, certo? Deixe-o à vontade e demonstre atenção genuína.

2. Mantenha contato visual

Olhar nos olhos de quem está falando é muito importante para que a pessoa se sinta ouvida. O contato visual com seu cônjuge permite que ele entenda que você está focado e pronto para escutar. Sua expressão facial também é importante, esteja genuinamente atento(a). Cuidado com celulares, computadores e televisores, o ideal é desligar tudo o que pode desviar a sua atenção.

3. Não interrompa

Como seu cônjuge vai se sentir ouvido se você não deixa ele completar seu raciocínio? Como ele vai entender a importância de vocês conversarem se você vai logo tirando suas próprias conclusões? É preciso refletir sobre isso! Muitas vezes, estamos ocupados criando nossa resposta ou argumento enquanto o cônjuge fala. Isso não é uma boa audição, você não pode compreender a mensagem dele se está focado(a) em sua própria mensagem. Ouvir genuinamente requer total atenção não só na fala, como nas entrelinhas. Você não pode estar ouvindo se está falando. Interromper o cônjuge é muito prejudicial para a comunicação e, consequentemente, para o relacionamento.

Desenvolver a capacidade de escuta é sobremaneira importante para a saúde de qualquer relacionamento e, muito em especial, do relacionamento amoroso. Portanto, não espere que algo destrutivo aconteça para iniciar o processo de ouvir e se aproximar de seu cônjuge.

LeiaEntrevista comprova que existe felicidade nos relacionamentos duradouros
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad
pkv games slot88 dominoqq pgsoft slot pulsa slot hoki slot demo bandarqq togel hk sbobet88 mpo slot idn slot bocoran admin jarwo togel singapore online bandarqq pkv games jam hoki main slot poker online dominoqq pgsoft slot77 mix parlay judi online pkv games pkv games slot deposit pulsa tanpa potongan pkv games hk