3 jovens que inspirarão pais e filhos a viver em plenitude

Os jovens estão prontos para melhorar dramaticamente nosso mundo. Que sua família seja a terra fértil onde a semente possa germinar.

O que você queria ser quando fosse grande? Talvez professora, bombeiro, policial, super-herói ou pai de família. O que é claro é que a sua aspiração para escolher um destes modelos foi porque se expôs a eles.

Um programa de televisão, a profissão de um familiar querido, um livro lido em sua infância plantaram a semente em seu coração para que escolhesse para onde desejava caminhar e quem seria sua inspiração ao longo da vida.

A realidade é que aqueles modelos a que você se expôs na infância determinaram, em muito, a altura de seus ideais e o tipo de personagem que você procurava imitar em sua transição para a idade adulta.

Hoje, que é pai ou mãe, certamente deseja apresentar a seus filhos modelos consistentes, que não se guiem só pela moda, os “likes” ou a vaidade. A miragem que lhes proporciona a “fama” instantânea, que alcançam sempre que a sua publicação é vista em redes sociais, pode confundi-los e orientá-los para um mundo de ilusão que não lhes fará muito bem.

Não gostaria de lhes apresentar modelos de pessoas que encontraram um verdadeiro sentido a sua vida realizando atos verdadeiramente transcendentes? (Isto é, atos que na verdade geram uma reação em cadeia que melhora a sua vida e a de outros). Modelos que sejam atraentes em todos os sentidos e se liguem a seu coração sedento de transcendência.

Advertisement

Aqui estão seis adolescentes que você pode apresentar-lhes e que irão inspirá-los. Vamos começar?

Ansu Fati: saber quem você é e dar tudo de si

Este jovem originário da Guiné-Bissau, naturalizado espanhol, foi para a Europa aos seis anos, idade em que começou a jogar futebol. Sua habilidade foi visível a vários clubes que o incluíram na camisa do time, conseguindo aos dez anos integrar-se à equipe do Barcelona.

Em 2015, em um jogo infantil, sofreu uma grave fratura da tíbia e da fíbula, situação que o obrigou a descansar do futebol durante pelo menos dez meses. Perseverante, Anssu, retorna aos campos depois de se recuperar para conseguir com sua rapidez e precisão avançar em técnica e proposta esportiva.

Hoje, aos 17 anos, esse jovem, que estreou no futebol profissional apenas em 2019, é uma das jovens promessas do Barcelona F.C.

Nossos jovens – sedentos de autenticidade – admirarão a constância, disposição, trabalho duro e disciplina desse jovem, e em seu sorriso, poses brincalhonas e qualidade como futebolista, certamente encontrarão inspiração para descobrir a si mesmos, quem são, quais dons possuem, e dedicar toda sua energia para levá-los em frente.

Advertisement

Carlo Acutis: apaixonado por Deus

Carlo era um jovem inquieto e alegre. Nasceu na Inglaterra, mas viveu em Milão desde sua infância, e apesar de seus pais não serem praticantes do catolicismo, mostrou uma precoce sede de espiritualidade e contato com Deus.

Pediu a seus pais apoio para fazer sua Primeira Comunhão, e desde esse momento, foi um apaixonado absoluto por Jesus. Convencido da presença real de Jesus no sacramento, afirmava que os cristãos atuais têm privilégios sobre os que viveram com Jesus, pois eles deviam buscar sua presença andando por Israel, e nós podemos aproximar-nos Dele apenas com o acesso a uma Igreja.

Apaixonado e dedicado aos seus interesses como bom adolescente, Carlo, amante dos computadores, dos videogames e do futebol, decidiu compartilhar com o mundo seu amor por Deus, criando páginas da web que promovessem o amor a Jesus na Eucaristia.

Seus pais sabiam de seus interesses e paixão, pois Carlo ia à igreja todos os dias para ouvir a missa, mas foi somente quando ele caiu doente de uma leucemia fulminante, que o levou ao Céu em três dias, que conheceram verdadeiramente o seu trabalho de amor a Deus e aos homens.

Em seu funeral, ficaram surpresos ao ver mendigos, praticantes de outras religiões e muitos jovens chegarem para oferecer seu amor a Carlo, a maioria desconhecida para eles!

Advertisement

Carlo é um exemplo para os pais de que dar rédea aos interesses de nossos filhos os torna plenos, e nos estimula a orar a Deus para que repouse nos corações de nossos filhos, acendendo neles a sede pelo eterno. O sorriso limpo que podemos ver em vários vídeos deste jovem pode nos encher de esperança.

William Kamkwamba: criativo, inteligente e inovador

A vida deste jovem apaixonado está inclusive num filme denominado “O Menino que Descobriu o Vento” (Chiwetel Ejiofor, 2019). Conta a vida de William, um menino malaui que durante um período de fome, e vivendo em situações extremamente adversas, consegue de maneira autodidata, corajosa e impactante gerar energia a partir do vento para resolver a terrível situação que enfrentava sua comunidade.

William teve que deixar os estudos devido à difícil situação que sofria sua família. A escola para ele era um ambiente admirável onde fluíam conhecimentos que o maravilhavam e desafiavam. Seu pai lhe pedia ajuda para as tarefas próprias de sua condição, mas ele, visionário, apesar das pressões de seu pai – que não o compreendia – conseguiu amigos criar com alguns um protótipo e logo promover entre seu povo sua inovadora proposta.

A paixão de William, a sua resiliência para superar obstáculos, são ouro puro para você, para mim e para os nossos jovens. Sua história convida os pais a acreditar profundamente nos filhos, a esperar neles, a validar as suas inquietações e a motivá-los a progredir. Também nos mostra que quando se apaixonam por algo, se entregarão por completo a isso.

Para os nossos jovens, essa situação dá-lhes esperança, pois apesar dos recursos limitados e das dificuldades da vida, mostra-lhes que a inspiração e a amizade são chaves para conseguir o que se propõem.

Advertisement

A juventude está pronta para receber o desafio e melhorar dramaticamente o nosso mundo. Que sua família seja a terra fértil onde esta semente possa germinar.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 3 jóvenes que inspirarán a padres e hijos a vivir en plenitud

Toma un momento para compartir ...