3 escolhas que podem consertar um relacionamento destruído

Abaixo estão três escolhas que irão ajudá-lo a curar mágoas do passado.

Dave Willis

Este artigo foi publicado originalmente no blog de Dave Willis e foi reproduzido aqui com permissão. Traduzido e adaptado por Sarah Pierina.

Eu estava conversando com um amigo recentemente, e ele falava sobre algumas dificuldades atuais que está tendo em seu relacionamento. Ao tentar encorajá-lo e ajudá-lo a chegar à raiz de seus problemas, descobrimos que o verdadeiro problema não estava em seu relacionamento atual, mas sim em feridas não resolvidas de seus relacionamentos passados. Velhas mágoas podem nos assombrar se não lidarmos com elas.

Sempre que sentimos rejeição, abandono, ridicularização, desgosto ou dor devido a outras pessoas, isso pode levar-nos a construir muros ao redor de nosso coração para impedir de sermos feridos novamente. Esses muros nos dão a ilusão de segurança, mas eles na verdade são apenas uma prisão de isolamento. Viver bem significa amar bem, e amar bem requer a cura de feridas do passado.

Leia: Não se perdoa uma infidelidade. Bem, às vezes sim

Para lidar com as feridas de seu passado, comece fazendo estas três escolhas:

Advertisement

1. Escolha graça em vez de vingança

Já foi dito que guardar rancor é como beber veneno e esperar que a outra pessoa morra. Escolha perdoar para o bem deles, mas ainda mais, para seu próprio bem. Deus dá Sua graça gratuitamente, então aceite-a e, em seguida, dê graça gratuitamente a outras pessoas. Não trate as pessoas da maneira como elas tratam você. Trate as pessoas como Deus trata você.

“A ninguém devolvei mal por mal. Procurai proceder corretamente diante de todas as pessoas. Empreendei todos os esforços para viver em paz com todos. Jamais te entregues ao mal como vencido, mas vença o mal com o bem!” (Romanos 12:17-18;21).

Leia: Coloque Deus em primeiro lugar e salve seu casamento

2. Escolha confiar no plano de Deus, em vez de em seu próprio plano

Quando o personagem bíblico, José, foi vendido como escravo por seus próprios irmãos, ele tinha muitos motivos para sentir dúvida e raiva, mas ele escolheu ter fé. José foi promovido de escravo a um grande líder político. Ele poderia ter executado seus irmãos, mas ele escolheu a graça ao invés disso. Ele reconheceu que o plano de Deus e Sua graça são sempre maiores do que nossas circunstâncias. José disse estas palavras poderosas para seus irmãos…

“O mal que tínheis a intenção de fazer-me, o desígnio de Deus o mudou em bem, a fim de cumprir o que se realiza hoje diante de nossos olhos: salvar a vida de um povo numeroso! Agora, pois, não temais: eis que eu vos sustentarei, bem como a vossos filhos!” E assim ele os tranquilizou e encorajou com palavras carinhosas. (Gênesis 50:20-21).

Advertisement

3. Escolha alegria em vez de amargura

A amargura é inebriante, porque lhe dá a ilusão de poder e controle sobre sua vida, mas é tóxico no final. Livre-se da amargura e escolha a alegria. A alegria não é um sentimento, é uma escolha. Ela vem ao confiar em Deus mesmo quando a vida parece não fazer sentido e ao agradecer a Deus por Sua bondade, mesmo quando a vida nos traz dor.

Leia: aprenda a evitar 3 dos piores conflitos que podem acabar com um casamento

“Regozijai-vos sempre. Orai sem cessar. Em tudo dai graças, porque esta é a vontade de Deus em Cristo Jesus para convosco.” (Tessalonicenses 5:16-18)

No final, escolher a graça pode mudar sua vida e o mundo ao seu redor.

Toma un momento para compartir ...

Dave Willis

Dave Willis é um pastor, palestrante e autor de vários livros. Ele possui graduação pelo Georgetown College de Kentucky, onde encontrou o amor de sua vida, Ashley. Juntos, eles fundaram StrongerMarriages.org que ajuda casais em todos os níveis da vida a construírem e a manterem casamentos fortes. Dave dedica sua vida a fazer e também fortalecer casamentos, ensinar sobre Jesus Cristo e a Bíblia às pessoas, além de viajar e dar palestras ao redor do mundo. Dave e Ashley são pais de 4 filhos homens que são seu tesouro. Juntos, eles trabalham para ajudar a fortalecer o casamento e as famílias.