3 elementos que aumentam a felicidade

"A felicidade é íntima, não exterior; portanto não depende do que temos, e sim do que somos." Henry Van Dyke

Yordy Giraldo

Ouvi dizer que as pessoas fazem coisas ruins não porque sejam más ou porque gostam do mal, mas porque acreditam que fazer essas coisas fará com que sejam felizes. Devo confessar que essa visão do que nos motiva a seguir o caminho do mal me deu um pouco de fé na humanidade. Significa que as pessoas não querem ser más; o problema está em quererem ser felizes seguindo caminhos errados!

A felicidade não tem a ver com dinheiro, embora ajude, nem com status, ainda que alimente a vaidade. Nem tem a ver com amigos que apenas bajulam, nem com a família que não apoia. Tampouco tem a ver com o trabalho, que não satisfaz. Felicidade é, em grande parte, sentir-nos confortáveis em relação à nossa vida, com nossas circunstâncias. É sermos nós mesmos, sem desejarmos ser outra pessoa.

Estou certa de que você, que está lendo isto, deve ter algo em si que não o deixa completamente confortável consigo mesmo. Talvez seja por isso que está aqui, agora, tentando ver se o que tenho para lhe dizer pode ajudá-lo a descobrir como ser feliz.

Deixe-me dizer uma coisa: a felicidade, aquela que é idílica, a dos cartões postais, está baseada em momentos. É um ideal ingênuo, baseado no materialismo e no egoísmo de “se tudo está como eu quero, então sou feliz”. Mas isso não é a verdadeira felicidade, é mais um entusiasmo, um orgulho de ter e não de ser.

A verdadeira felicidade, aquela que perdura, é uma atitude em relação à vida, vem de dentro para fora. É verdade que a felicidade é subjetiva e relativa, mas sempre começa e termina em nós mesmos.

Advertisement

O que você deve saber sobre ser feliz

1. A felicidade é um ato de vontade

Não é algo que alcançamos através de outras pessoas ou coisas. É algo que experimentamos porque decidimos nos elevar acima de nossas circunstâncias. 

Portanto, não culpe os outros por sua infelicidade. Concentre-se em ver sua vida com otimismo, em aproveitar o que tem, mesmo estando ciente de que suas necessidades são mais amplas.

2. Felicidade é aceitação

É ter uma alma livre de culpas, remorsos e complexos. Não é apenas se conhecer e se amar como é. Isso levaria ao que mencionei acima: querer ser feliz roubando, extorquindo, prejudicando. Felicidade é viver o tipo de vida que liberta da culpa, do remorso e dos complexos.

3. É acreditar em si mesmo

Quando acreditamos em nós mesmos, essa confiança nos torna corajosos, positivos, livres para ir e vir, porque não precisamos de aprovação externa para ser. Nós somos, e isso basta.

Não existe uma fórmula mágica para ser feliz, mas isso não significa que você não possa descobrir a sua. Felizmente, há muitas maneiras de alcançá-la, desde que você reconheça em si mesmo uma pessoa que merece todo o bem que possa acontecer e veja cada dia como uma oportunidade inadiável de viver amando, agradecendo e desfrutando.

Advertisement

Como dizia Pablo Neruda: “Hoje, deixe-me apenas ser feliz. Ser feliz com todos ou sem todos; ser feliz com a grama e a areia. Ser feliz com o ar e a terra”. E se não der certo, como a mensagem que aparece quando a conexão falha: “Gostaria de tentar novamente?”  Espero que sua resposta seja sempre um firme “Sim!”.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 3 elementos que aumentarán tu felicidad

Toma un momento para compartir ...