Casamento
    Filhos
    Superação
    Saúde

3 dicas essenciais para combater a depressão sem usar remédios

Mesmo com a ajuda de anti-depressivos, faça sua parte para se livrar da depressão.

Taís Bonilha da Silva

Tristeza excessiva, desânimo, negativismo, insônia ou excesso de sono, dificuldades de concentração, desesperança, perda do apetite ou apetite voraz, humor diminuído e irritação são alguns dos sintomas relacionados a depressão.

Esse transtorno é um mal em nosso século, não que não tenha existido anteriormente, mas a vida que levamos hoje, a correria, estresse e pressões constantes têm contribuído para que a depressão se alastre.

No Hospital Psiquiátrico em que atuei por 1 ano, era bastante comum as pessoas que sofriam de depressão relatarem que a vida perdeu a cor. Tal relato tem fundamento científico, segundo um estudo da Universidade de Freiburg, na Alemanha. Esse estudo comprovou que pessoas acometidas de depressão possuem a sensibilidade da visão alterada pelo transtorno, o efeito segundo os pesquisadores, seria como diminuir o contraste de cores da televisão. Pode ser que por essa razão, os artistas que representavam a depressão em suas obras usavam tons acinzentados.

A perda da sensibilidade interfere em outros sentidos sensoriais, segundo o Psiquiatra e Professor da UNICAMP Paulo Dalgalarrondo, por isso algumas pessoas com depressão relatam que as cores já não são iguais, as músicas não soam como soavam antes e que o mundo está mais apagado.

Se você se identifica com algumas dessas características, seria importante buscar ajuda profissional. A depressão grave interfere na vida da pessoa, no trabalho, nos relacionamentos e pode levar ao suicídio, por isso, mesmo que opte por um tratamento não medicamentoso, o acompanhamento profissional é obrigatório. Sozinho dificilmente a pessoa conseguirá se livrar da depressão, mas existem algumas atitudes que podem ser tomadas assim que percebemos algum desses sintomas, que podem ajudar no tratamento contra a depressão:

Advertisement

Falar

o ideal será um bom profissional de psicologia, em alguns casos será indispensável, mas poder conversar com alguém ajuda muito. A fala é um processo que nos obriga a organizar nossos pensamentos, quando falamos não apenas colocamos para fora aquilo que pesa dentro de nós, mas também colocamos em ordem nossos pensamentos, a confusão se dissipa e tudo parecerá mais claro.

Ocupar as mãos

isso mesmo, buscar algum tipo de trabalho manual pode ser a salvação em muitos casos. Quando trabalhamos com as mãos, colocamos nossa mente para trabalhar também e evitamos os pensamentos negativistas comuns da depressão.

Exercício físico

correr, caminhar, jogar futebol, vôlei, nadar, etc., qualquer coisa valerá a pena, pois ao nos exercitarmos o corpo libera endorfina responsável pela sensação de bem-estar. Mesmo que não sinta vontade (saiba que não sentirá, pois será a depressão atuando), se force a fazer algum exercício físico.

Novamente ressalto que o acompanhamento profissional é obrigatório, a depressão é um transtorno muito sério, não é preguiça, não é para chamar a atenção e necessita de tratamento. Há casos muito graves em que a medicação, inicialmente, será necessária, mas se a pessoa tiver um pouco de conhecimento sobre si mesma, saberá reconhecer alguns sinais logo no começo e poderá evitar que o transtorno se agrave.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.

Advertisement

Ideias de presentes para o Dia das Mães que vão encantar a sua

6 tradições antigas que deveríamos resgatar para sermos mais felizes

Ataque às escolas e videogames, a relação que não se confirma

Pequenos detalhes, grandes resultados

Pressão arterial: 15 maneiras naturais de controlá-la

4 problemas comuns na adolescência

Como influencia o mês de seu nascimento em sua personalidade e temperamento, segundo a ciência

Constipação: 10 remédios naturais para tratar

O déficit de atenção de uma criança pode estar relacionado à idade da mãe, segundo um estudo

3 maneiras de fazer bullying com seus filhos

Los Artículos Más Buscados

  1. 240 nomes COMPOSTOS – clássicos e modernos – para meninos e meninas
  2. 30 dinâmicas e brincadeiras para crianças e jovens
  3. 6 remédios que podem lhe matar (você tem eles dentro de sua casa)
  4. 11 brincadeiras para divertir os adolescentes
  5. Desafio dos 40 dias: Casamento à Prova de Fogo
  6. 8 coisas que os homens SÓ fazem com a mulher que amam
  7. 5 sinais de que seu marido não lhe ama mais
  8. 7 métodos supereficazes e caseiros para saber se você está grávida agora, sem gastar dinheiro em um teste
  9. Dor na região do útero: 5 sinais de que algo não vai bem
  10. Mulher virtuosa, quem a achará? O seu valor muito excede ao de rubis
Advertisement
Facebook
Seguir
18,235,315
Twitter
Seguir
3,881,246
Pinterest
Seguir
491,879
Instagram
Seguir
52,600
YouTube
Seguir
35,503
RSS Patrocinadores Términos de uso Privacidad Não Vender Meus Dados Diretrizes da Comunidade Patrocinadores Anuncie PKV DominoQQ BandarQQ Judi Bola

Familia.com.br não fornece aconselhamento financeiro, legal ou médico. Por favor, consulte um profissional. Veja informações adicionais

© 2025 Copyright Familia. Todos os direitos reservados

Close Ad