3 dicas comprovadas cientificamente que ajudam a esquecer um amor

Veja como a ciência pode dar uma mãozinha na missão de superar uma rejeição.

Erika Strassburger

Você levou um fora do grande amor da sua vida e não consegue se conformar? Já se passou algum tempo e, no fundo, você ainda tem esperança de que ele ou ela vai se arrepender do que fez e vai voltar correndo implorando seu perdão?

Saiba que você não está só! Muitas pessoas encontram-se nessa situação porque, assim como você, têm muita dificuldade para lidar com a rejeição.

Pesquisadores americanos avaliaram um grupo de pessoas que sofriam muito por um amor não correspondido. Eles selecionaram 10 homens e 5 mulheres em idade universitária, cujos relacionamentos tinham durado por cerca de dois anos e haviam acabado há dois meses, em média.

Foi-lhes aplicado um questionário que tinha a intenção de medir a intensidade do amor que ainda sentiam pelo(a) ex. Todos obtiveram altas pontuações. Em seguida, eles afirmaram terem gasto 85% do tempo em que estavam acordados pensando naquele(a) que os rejeitou.

Foram feitas, também, ressonâncias magnéticas enquanto os participantes viam fotos dos ex-afetos. Foi constatado que quando viam tais fotos, que eram intercaladas com fotos de familiares (como meio de distração), eram ativadas as mesmas áreas no cérebro envolvidas na dependência de cocaína.

Advertisement

Os resultados são consistentes com a hipótese de que a rejeição romântica é uma forma específica de dependência.” O resultado do estudo também “ajuda a explicar porque os sentimentos e comportamentos relacionados à rejeição romântica são difíceis de controlar e dá uma visão sobre as taxas interculturais elevadas de perseguição, homicídio, suicídio e depressão clínica associada com a rejeição no amor.” O estudo foi publicado no Journal of Neurophysiology.

Baseado nesse estudo, pode-se dizer que você pode esquecer um amor se seguir as três dicas abaixo:

1 – Fuja do vício

Assim como uma pessoa que quer se livrar do álcool e das drogas precisa ficar longe desses vícios, você precisa ficar longe do ex e de tudo o que lhe fizer lembrar dele. Então:

  • Livre-se das fotos.

  • Apague o número do celular da sua lista de contatos.

    Advertisement
  • Exclua-o do Facebook.

  • Corte qualquer contato.

  • Não caia na tentação de ligar para a prima dele ou um amigo para ter notícias.

2 – Faça coisas que aumentem os índices de ocitocina e dopamina no cérebro

A ocitocina (ou oxitocina), também conhecida como hormônio do amor, é liberada quando estamos juntos da pessoa amada. É uma das substâncias responsáveis pelo apego. Uma pessoa com os níveis de oxitocina lá embaixo, devido ao término da relação, pode fazer coisas que aumentem os níveis desse hormônio, tais como:

Abraçar mais

os amigos, os pais, os irmãos, as crianças. Vai ver que é por isso que abraçar seja tão bom!

Advertisement

Cantar

no chuveiro, enquanto arruma a casa, no karaokê, na Igreja.

Ser transparente

Uma pessoa transparente procurará fazer tudo corretamente, às claras. Visto que o medo inibe a produção de ocitonina, se você for correto nas coisas que faz, pode viver tranquilo, sem medo, pois não tem nada a esconder.

Não se fechar para um novo amor

Os índices desse hormônio voltarão às alturas se você se apaixonar novamente.

O impulso da paixão e do romance é alimentado pela dopamina. Quando o romance acaba caem os níveis desse hormônio. Mas você pode elevá-los novamente da seguinte forma:

  • Comendo amêndoas, semente de gergelim, abóbora, frutas variadas, verduras e alimentos ricos em vitamina C e E.

    Advertisement
  • Evitando alimentos ricos em gorduras saturadas, açúcares, alimentos refinados e cafeína.

  • Fazendo exercícios físicos regularmente.

  • Praticando meditação.

3 – Confie no tempo

Os estudos mostraram, também, que as atividades na região associada à sensação de apego diminuíram depois de algum tempo. Isso só comprova o ditado popular “não há dor que o tempo não cure”.

Faça o que foi sugerido acima, é cientificamente comprovado que dará certo. Sugiro, também, que você aproveite para dedicar-se mais àqueles que ama, a começar por você mesmo. Volte a estudar, aprenda uma nova língua, busque uma promoção, ajude o próximo, visite aqueles familiares e amigos que não vê há um bom tempo. E, acima de tudo, deixe para lá aquele que lhe magoou. Tente apagar essa mágoa, perdoando-o. Num instantinho seu coração será preenchido por alguém que realmente merece o seu amor.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Erika Strassburger

Erika Strassburger nasceu em Goiás, mas foi criada no Rio Grande do Sul. Tem bacharelado em Administração de Empresas, trabalha home office para uma empresa gaúcha. Nas horas vagas, faz um trabalho freelance para uma empresa americana. É cristã SUD e mãe de três lindos rapazes, o mais velho com Síndrome de Down.