3 características das pessoas bem-sucedidas

Cada um de nós possui o poder de ser bem-sucedido em qualquer área da vida, o que determinará se você terá sucesso ou não, será a sua capacidade de reconhecer esse potencial e não aceit

Taís Bonilha da Silva

Todo mundo sonha em ter uma vida confortável, ser bem-sucedido e poder desfrutar das coisas boas da vida. Porém, poucos aceitam pagar o preço para tais conquistas.

De fato existem pessoas que nascem em famílias ricas e que precisam fazer muito pouco para conquistar uma segurança financeira, mas mesmo para essas pessoas abastadas, se não obtiverem conhecimento para manter sua fortuna e atitudes adequadas, logo encontrarão problemas.

Toda pessoa tem potencial para o sucesso. O que diferencia então uma pessoa bem-sucedida?

O potencial é o poder de que se pode dispor. Poder de quê?

Poder de ser tudo aquilo que você almeja ser, porém para que esse poder deixe de ser algo potencial para ser algo real você precisará:

Advertisement

1. Preparar-se

É o preço a se pagar pelo sucesso, ele não virá de graça! Invista em educação. O conhecimento, além de qualificá-lo, ampliará sua visão, aumentará sua autoestima e autoconfiança. Há uma frase bastante coerente, de autor desconhecido, que diz: “Se você pensa que educação é caro, você ficará assustado quando souber o preço da ignorância”. Estude, faça uma faculdade, aprenda novos idiomas ou aprenda algo novo de que goste.

2. Compartilhar

Esta é outra característica das pessoas bem-sucedidas, elas compartilham seu conhecimento. Não têm medo de passar adiante o que sabem, ao contrário, beneficiam-se com essa troca. A mesquinhez limita seu crescimento, pessoas avarentas ficam acorrentadas porque pensam possuir algo que se for compartilhado ficarão sem, mas perdem a extraordinária oportunidade de multiplicar, pois sempre recebemos de volta aquilo que oferecemos.

3. Trabalhar

Não há outra maneira, você terá que por a mão na massa. Dedicar-se de corpo e alma para aquilo que deseja se tornar. Trace uma meta a curto, médio e longo prazo. Feito isto, estabeleça um plano de ações que lhe ajudarão a atingir tais metas e por fim avalie sempre como tem sido seu desempenho e faça ajustes se for necessário. O mais importante é não perder o foco, não se permita desviar a atenção no meio do percurso, pois você poderá pegar o caminho errado. Caso isso já tenha acontecido, volte, recue e comece tudo de novo, mas não desista.

Cada um de nós possui o poder (em potencial) de ser bem-sucedido em qualquer área da vida. O que determinará se você terá sucesso ou não será a sua capacidade de reconhecer esse potencial e não aceitar a mediocridade que o mundo tenta nos impor.

Toma un momento para compartir ...

Taís Bonilha da Silva

Taís Bonilha da Silva, estudante de Psicologia, atua na área da Saúde Mental. Participa do Programa de Monitoria na Universidade na disciplina de Análise do Comportamento. Esposa e mãe de 2 filhos.