20 dicas de limpeza e organização no Instagram que são mais que geniais

Chega de machucar suas mãos de tanto esfregar sujeira e gordura, ou ficar irritada com aquela bagunça nos armários e gavetas!


Erika Strassburger

Confira essas dicas incríveis para eliminar aquela sujeira entranhada e organizar suas gavetas e armários.

LIMPEZA

1. Geladeira

Para limpar sua geladeira sem danificá-la, em um litro de água, misture 3 colheres de sopa de vinagre branco, com o suco de 1 limão. Passe com um pano macio ou com o lado macio da esponja em toda a geladeira, por dentro e por fora, depois seque bem.

2. Micro-ondas

Coloque 300ml de água em uma tigela com rodelas de 1 limão e 1 colher de cafezinho de bicarbonato de sódio. Programe o micro-ondas para 4 minutos e ligue-o. Vá dando uma pausa de um em um minuto. Abra um pouco, feche e prossiga. Quando atingir o ponto de fervura (é provável que a água ferva antes de 4 minutos) desligue-o, abra a porta rapidamente e feche em seguida, mantendo o pote dentro do forno. Deixe o líquido evaporar por 5 minutos. O vapor irá amolecer a sujeira e é só você removê-la com um pano apropriado. Seque-o e pronto.

Advertisement

3. Superfícies e cantinhos na cozinha

A cozinha é um dos locais mais importantes da casa, pois é onde passa praticamente tudo o que entra pela boca da sua família. Para evitar que sua família ingira bactérias e outros micro-organismos prejudiciais, sua desinfecção deve ser rotineira.

Para deixá-la livre desses organismos, misture uma colher de sopa de alvejante em um litro de água. Umedeça um pano limpo nessa solução e passe sobre a pia, bancadas, mesa, fogão e puxadores. Deixe essas superfícies úmidas por 10 minutos, depois seque-as. Adicione detergente à solução e use uma escova de dente para limpar os cantinhos.

4. Courino ou napa branca

Para seu sofá ou poltrona ficarem branquinhos, use apenas sabão de coco ou sabão em barra azul e água. Lave-os com um pano ou espoja macia. Remova todo o resíduo de sabão com pano úmido e seque bem.

5. Mancha de caneta em bonecas

Passe uma camada generosa de pomada para espinhas (peróxido de benzoíla) sobre as manchas e coloque no sol por três horas. Sumirão como um passe de mágica.

Advertisement

6. Cano da pia entupido

Coloque 4 colheres de sopa de bicarbonato de sódio dentro do buraco da pia. Aguarde um minuto e despeje uma xícara de vinagre branco. Vai ocorrer uma reação química que precisará ficar agindo por meia hora, em média. Depois disso, derrame água fervente em abundância. Se você sentir que não desentupiu o suficiente, repita a operação. Faça isso de tempos em tempos para evitar que entupa novamente.

7. Máquina de lavar roupas

Para evitar que o acúmulo de sabão e amaciante que fica na sua máquina, muitas vezes sem que você veja, estrague-a e manche as suas roupas, programe um ciclo de lavagem completo (o mais longo) apenas com água e um litro de alvejante.

8. Box de vidro esbranquiçado

Com o box bem seco, passe uma lã de aço, também seca, de fora a fora. Depois enxágue e, se quiser, passe limpa vidros para finalizar.

9. Grill e sanduicheira

Com ele ainda quente (mas fora da tomada), borrife-o com vinagre branco puro. Largue um perfex úmido em cima e feche-o por 15 minutos. Depois disso é só finalizar a limpeza com o pano e, se desejar, com algumas gotas de detergente neutro.

10. Rejuntes de pisos e azulejos

Misture 150 ml de vinagre branco de álcool com a mesma medida de água, e uma colher de sopa bem cheia de bicarbonato de sódio. Borrife a área a ser limpa e deixe agir por meia hora. Esfregue com uma escovinha de dentes ou vassoura e depois é só enxaguar (azulejo) ou lavar como de costume (piso).

11. Banheiro cheiroso continuamente

Pingue algumas gotas de sua essência predileta na lateral de um rolo de papel higiênico.

ORGANIZAÇÃO

12. Cabos e carregadores

Para evitar que os fios fiquem embolados na gaveta, faça você mesma uma colmeia como esta, cortando um EVA em tiras na largura da altura do cesto, pote ou caixa que for usar, e cole-as com cola quente, de duas em duas, a cada 10 centímetros, depois una as duplas umas às outras conforme a imagem acima.

13. Bolsas

Uma forma legal de organizar as bolsas é colocá-las em pé em cestos ou caixas.

14. Joias e bijus

Algumas forminhas de gelo são a solução.

15. Pouco espaço no roupeiro

Achei interessante esta ideia de usar lacre de latinha de refrigerante para pendurar um cabide no outro. #pinterest

A photo posted by Personal Organizer Certificada (@cristinaribeiro_organizer) on

Use lacres de latinha de refrigerante para pendurar um cabide no outro para aumentar a capacidade de seu guarda-roupa.

16. Identificar as chaves

Pintá-las com esmalte colorido irá acabar com a perda de tempo diária procurando a chave certa.

17. Pentes, escovas e acessórios para cabelo

Um ou mais porta-talheres irá resolver.

18. Carregador e fones de ouvido na bolsa

Use uma caixinha de óculos que você não usa mais.

19. Rasteirinhas

Guarde-as em colmeias para sutiãs, que são vendidas em lojões populares.

20. Gavetas de lingeries

As colmeias são opções perfeitas para organizá-las. Você pode comprar ou fazê-las com papel vegetal, colando cola de isopor.

Aí estão dicas simples e eficientes para manter sua casa limpa e organizada. Se você tem alguma dica extra que gostaria de compartilhar conosco, poste-as nos comentários abaixo.

Para mais dicas

Toma un momento para compartir …

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.