20 coisas que pessoas mentalmente fortes fazem e que levam-nas a alcançar o sucesso

O sucesso só pode ser alcançado quando

Erika Otero Romero

Ser uma pessoa mentalmente forte está ligado à superação das experiências mais fortes e difíceis que a vida coloca em nosso caminho. A boa notícia é que todos nós podemos – e isso nos convém – alcançá-lo.

Ser uma pessoa com capacidade de manter a calma em situações extremas garante a possibilidade de alcançar um sucesso que poucos conhecem. Agora, imagino que você esteja pensando a que me refiro quando falo de pessoas mentalmente fortes. Para entender, veja a seguir:

Como é uma pessoa mentalmente forte?

Quando falamos de uma pessoa com capacidade de ser mentalmente forte, estamos falando daquelas que não se dão por vencidas diante do primeiro obstáculo, fracasso ou circunstância negativa. Eles não se importam com o quanto a vida possa ser difícil, pois sabem que por trás de todos os problemas está o sucesso que almejam.

Alguns exemplos de pessoas mentalmente fortes são os proprietários do Uber: Travis Kalanick, o ator Sylvester Stallone e o escritor Stephen King

Você encontrará abaixo algumas características importantes de pessoas mentalmente fortes:

Advertisement

1. Ser capaz de manter a calma

Uma pessoa mentalmente forte é capaz de controlar suas emoções. Não é que seja reprimido; ele sente raiva, aborrecimento, impotência e tristeza, mas sabe que se deixar levar por eles não lhe trará nada de bom. É por isso que ele se esforça para manter a calma em meio a tempestade.

2. Dominar a inteligência emocional

Isso ajuda as pessoas a se conhecerem e a interagirem melhor com si mesmas e com os outros. É por isso que se tornam muito hábeis em se controlar. Além disso, elas conhecem suas características positivas e tiram o melhor proveito delas.

3. Aprender a tomar decisões

Quando é mentalmente forte, a pessoa sabe que suas emoções podem influenciá-la e levá-la a escolher o caminho errado. Por isso ela se controla e pensa “de cabeça fria” sobre cada passo a ser dado para encontrar o caminho certo.

4. Não se importar com comentários contrários

Ele sabe que não pode agradar todo mundo, então, não tem medo de expressar o que pensa, mesmo que seja controverso. Além disso, ele sabe o que quer ou não, ninguém vai parar de fazer comentários sobre suas ações, então, ele está preparado para o que quer que ocorra no que diz respeito às críticas.

5. Ser capaz de aprender com eventos negativos e positivos

Ele não menospreza nada do que lhe acontece. Em vez disso, aprende as lições que esses eventos lhe trazem. Ele faz isso porque sabe que o ajudará no futuro para não cometer os mesmos erros. É otimista e positivo, mas também prudente.

Advertisement

6. Saber pedir desculpas

É humilde, sabe reconhecer quando magoa alguém e, por esse motivo, não tem medo de se desculpar por suas falhas nem admitir seus erros.

7. Saber quando agir

Quando uma pessoa é mentalmente forte, ela sabe quando agir e quando apenas ser um observador ativo. Ele fica esperando o melhor momento para tirar o melhor proveito da situação.

8. Aprender com os fracassos

Ele sabe que eles ensina o caminho do que não deve ser feito, por isso que ele os usa a seu favor para dar mais um passo em direção ao sucesso que tanto almeja.

9. Não julgar

Ele sabe que não é perfeito. Por esse motivo, não se dá o direito de se achar melhor que ninguém. Assim, ele não julga as ações dos outros, mas se preocupa apenas em ser uma versão melhor de si mesmo, cada dia.

10. Não sentir inveja

Ele sabe que não conseguirá nada com inveja, por isso fica feliz com sucesso dos outros. Ele também sabe que, para atingir qualquer objetivo, há muito esforço, sacrifício e trabalho árduo envolvido.

Advertisement

11. Saber estabelecer limites

Ele nunca permite que tirem vantagem dele, portanto, sabe impor limites e quando dizer “não” a uma pessoa ou situação complicada. Não é rude, mas tampouco permissivo.

12. Saber quando pedir ajuda

Como está ciente de que não é um sabe-tudo, ele é capaz de reconhecer o momento certo de pedir orientação ou a ajuda de alguém com mais conhecimento que ele. Isso acontece porque ele sabe como manter a humildade. Ele quer aprender e seguir em frente, lidar com seus medos.

13. Ter uma força de vontade incrível

Ele se esforça a cada dia para alcançar a meta que estabeleceu. Ele não sabe o significado da palavra desistir, mas continua lutando até conseguir o que tanto quer.

14. Não deixar as coisas para depois

Não procrastine, pois você sabe que deixar as coisas para depois só serve para deixá-lo estressado e deixar tudo inacabado.

15. Ser coerente com seus valores

Ele é fiel a si mesmo; e faz isso porque sabe que quando falha, está se traindo e, portanto, deixará de acreditar em si mesmo.

Advertisement

16. Saber escutar

Ele reconhece que saber escutar o levará a identificar suas falhas e encontrar a direção que deve seguir para ter sucesso em seus objetivos.

17. Não ser obcecado pela perfeição

Ele sabe que dá tudo de si para ter sucesso; e que mesmo que o faça, pode dar certo ou não. Portanto, ele procura o melhor resultado possível, pois sabe que não é perfeito, mas que pode fazer o possível para cumprir o seu papel.

18. Ter boa autoestima

Ele se conhece, confia em si mesmo, sabe o que quer e do que é capaz. Por isso, quem ganha ou perde não muda o conceito que tem de si mesmo.

19. Ajudar outras pessoas

Ele não é uma pessoa egoísta. Se alguém lhe pedir conselhos, ele dará. E será sempre franco naquilo que exprimir e deseja ensinar.

20. Saber que o mundo e as pessoas não lhe devem nada

Ele está ciente de que ninguém está em dívida com ele, então, ele não espera nada de ninguém ou da própria vida. Ele não culpa ninguém por seus fracassos e tem consciência de que tudo o que deseja alcançar exige seu próprio esforço e disciplina. É por isso que ele luta, dia após dia, sem perder de vista seus objetivos.

Advertisement

Ser mentalmente forte é algo que pode ser alcançado com um pouco de esforço e humildade. É importante assumir a responsabilidade por suas próprias conquistas assim como por suas falhas; e, conforme fizer isso, você será capaz de continuar se esforçando até o fim.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 20 cosas que hacen las personas mentalmente fuertes, que las lleva a lograr el éxito

Toma un momento para compartir ...

Erika Otero Romero

Erika é psicóloga com experiência em trabalhos comunitários, com crianças e adolescentes em situação de risco.