20 alimentos que toda cozinha precisa ter

Alguns alimentos talvez você já tenha em sua dispensa, outros você poderá incluir em sua próxima lista de compras para beneficiar toda família.


Renata Finholdt

Ir ao supermercado abastecer a casa não é uma tarefa simples, o ideal é que haja um planejamento antes de fazer as compras para que você possa abastecer sua cozinha com alimentos importantes para a preparação de vários alimentos, mas também alimentos que sejam aliados à sua saúde.

Leia: 10 super alimentos que melhoram o humor

Alguns destes alimentos você provavelmente já adquire, quanto aos outros é bom começar a incluir em sua lista de compras.

1. Ovos

Além de os ovos fornecerem proteínas auxiliares da boa alimentação ele é coadjuvante na preparação de várias receitas.

2. Feijão

O feijão está presente no cotidiano de muitas pessoas, ele é rico em fibras, ferro, vitaminas do complexo B e proteínas, alimenta e pode ser preparado de várias formas e servir inclusive como prato principal em um cardápio.

3. Azeite de Oliva

Você já deve ter ouvido falar dos benefícios do azeite de oliva, é considerado uma boa gordura. O ideal é consumi-lo na temperatura ambiente para que não sofra alteração em sua composição.

4. Azeitonas

Azeitonas, além de serem deliciosas, têm gorduras que fazem bem ao coração. Podem ser servidas em aperitivos ou complementar carnes, peixes, frangos e saladas.

Advertisement

5. Mel

O mel traz muitos benefícios à saúde, pode ser usado para adoçar no lugar do açúcar e também servido em pães, torradas e na preparação de bolos e tortas, é fato que precisa ser usado com moderação por quem possui a glicose acima dos níveis de normalidade, mas é indispensável tê-lo em sua dispensa.

6. Iogurte

Muito saudável e disponível em diversas variações. Pode ser incluso na alimentação diária de sua família.

7. Quinoa

Trata-se de um grão de fácil preparo que pode estar presente em várias receitas. É um alimento rico em fibras e proteína, se você ainda não experimentou utilizar a quinoa em seus pratos inclua em sua próxima ida ao supermercado e busque receitas que possa utilizá-la.

Leia: Os 7 alimentos mais saudáveis do planeta

8. Sal

Apesar de ser necessário usá-lo com moderação, o sal dá vida e sabor aos alimentos e com certeza trata-se de um item indispensável a qualquer cozinha.

9. Alho

De um sabor forte e marcante é um saboroso tempero para pratos quentes e frios, além de trazer muitos benefícios à saúde.

10. Ervas aromáticas

Elas proporcionam um sabor diferente nas receitas, da próxima vez que preparar feijão procure adicionar algumas folhas de louro para testar, ou acrescente manjericão ao molho de sua macarronada. Com certeza vai se apaixonar pelas ervas e pela contribuição que ela dá em cada prato.

11. Chocolate meio amargo

Além de delicioso para ser saboreado sozinho pode contribuir em algumas receitas, por exemplo, se servido derretido com frutas. O chocolate possui substâncias que auxiliam, por exemplo, a produção de hormônios.

12. Molho de tomate

O tomate é rico em licopeno que auxilia na prevenção do câncer, principalmente o da próstata nos homens. O molho é muito prático na preparação de várias receitas e torna o sabor delicioso.

13. Bananas

Um alimento barato e riquíssimo em boas substâncias para o corpo humano. Você pode incluir a ingestão de bananas diariamente em sua alimentação.

Advertisement

14. Aveia

É possível incluir aveia em vitaminas, em massas de bolo, biscoitos e servir com frutas. Ela é rica fonte de fibras e ajuda a controlar o apetite.

15. Mostarda

Além de complemento para servir em saladas e sanduíches a mostarda pode ser acrescentada na preparação de molhos. Ela possui propriedades que auxiliam no combate ao câncer.

16. Peixes

A dieta rica em peixes traz importantes benefícios à saúde. Você pode ter sempre em sua cozinha itens de fácil preparo e complementares em saladas como sardinha enlatada e atum, já será de grande ajuda.

17. Frango

Por ser uma proteína magra ela é importante na alimentação e você pode prepará-la de diversas formas.

18. Vinagre

Pouca gente sabe, mas o vinagre possui substâncias auxiliares aos vasos sanguíneos, por isso é recomendável que sempre façamos uso para o preparo de receitas.

19. Arroz integral

Com um sabor diferente, mas muito apreciado, o arroz integral é rico em fibras.

20. Folhas verdes

Alface, rúcula, agrião, mostarda, brocólis e tantas outras folhas precisam estar presentes na alimentação diária e são itens indispensáveis em qualquer despensa.

Leia: 13 ideias criativas para incluir vegetais nas refeições das crianças

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.