18 truques para se sentir mais jovem

Aprenda estes 18 truques fáceis para começar ou continuar a cuidar de sua alma e corpo de forma a experimentar a juventude ainda por bastante tempo.


C. A. Ayres

Talvez a vontade de ter 21 anos de idade nem exista, mas se pudéssemos nos sentir como se tivéssemos 21 novamente, com a sabedoria dos 40, 50 ou 65 seria ótimo, não? A energia, o metabolismo, a pele jovem, enfim, há algumas coisas que podemos fazer, ou pelo menos começar a partir de uma decisão pessoal, que colaboram para restaurar ou manter a juventude da nossa alma dentro de nós. Afinal, como dizia Franz Kafka, “Os jovens são felizes por causa da capacidade de ver a beleza em todas as coisas. Quem mantém essa capacidade nunca envelhece.”

Aqui estão 18 dicas de coisas que você pode começar JÁ para sentir-se ainda melhor:

1. Durma mais cedo

Dormir mais cedo e acordar mais cedo, completando de 7 a 8 horas de sono, no mínimo, por noite. Durante o sono seu corpo e cérebro são restaurados.

2. Preocupe-se menos e viva um dia de cada vez

Se você está passando por uma situação difícil, respire fundo, tenha calma e viva cada hora ao seu tempo, sem desespero. O mundo conspirará a seu favor. Menos estresse ajuda a dormir e a viver melhor. Não há problema se a louça da pia ficar para a manhã seguinte. Não queira controlar tudo. Isso, além de lhe envelhecer mais rápido, lhe deixará ranzinza.

3. Traga a leveza da natureza para seu dia a dia

Inclua alimentos naturais e orgânicos na sua dieta, não beba álcool, não fume, não use qualquer tipo de droga, use remédios e antibióticos somente quando necessário, evite refrigerantes, especialmente os que possuem cafeína. Enfim, seja livre, não dependa de substâncias para lhe trazer alegria, energia ou excitação.

4. Vitamina C e antioxidantes

Procure por alimentos que contenham vitamina C e antioxidantes, como morangos, melancia, feijão preto, tomates. Se 90% de sua alimentação for saudável, seu corpo aumentará a capacidade de se regenerar mais rapidamente.

5. Perca algum peso

Da maneira correta, com dieta balanceada e exercícios, a cada quilo perdido você ganha autoestima, disposição e capacidade de seguir em frente. Se acha que 1 quilo é pouco, coloque um pote de 1 quilo de margarina em sua frente. Viu como o poder da sugestão pode ajudar?

Advertisement

6. Faça musculação

Exercícios são vitais, mas exercícios que aumentem a força ajudam você a ter um pique invejável e endurecer aquelas partes mais flácidas do corpo, principalmente direcionadas às pernas e braços que lhe ajudam a caminhar sem cansar, e a correr sem esmorecer.

7. Coma menos carne vermelha

Não precisa parar de comer, mas injete mais carnes brancas como peixes, frutos do mar e peru na sua dieta. E mais cereais, como aveia. Adicione mais vegetais. Somente esse passo lhe ajudará a reduzir consideravelmente o risco de obesidade, doenças coronarianas, pressão alta, diabetes e alguns tipos de câncer.

8. Tire um dia para cuidar da beleza

Um creme de limpeza no rosto, uma boa depilação bem como cuidar dos cabelos e se sentir linda faz milagres na aparência e consequentemente em como nos sentimos. Isso inclui usar esmaltes claros, pouca ou nenhuma maquiagem, simplesmente ser mais natural com uma loção para seu tipo de pele.

9. Mantenha contato com os familiares

Principalmente os mais jovens. Saia com os filhos e netos para um almoço ou um camping. Prepare seu espírito para curtir as aventuras junto com sua prole.

10. Use filtro solar

Isso é mandatório para ter uma pele bem cuidada. Consulte um dermatologista e adquira um filtro próprio para o seu tipo de pele. Você vai estar protegido e perceber alguns milagres com o tempo.

11. Faça uma caminhada ao ar livre

Aprecie a natureza, observe o canto dos pássaros, cheire as flores, delicie-se com o azul do céu e deixe os raios de sol aquecerem a sua alma.

12. Volte no tempo

Vez ou outra temos aquela impressão que as músicas da nossa época eram melhores. Pois bem, coloque aquelas músicas que você adorava dançar, aumente o volume e dance! As músicas antigas que você gosta têm efeito contrário: o de trazer nossa juventude de volta.

13. Encontre o lado positivo em tudo

Faça uma meta: Em tudo o que ver, ou fazer, ou vier até você deixe o pensamento de medo e de negativismo de lado. Encontre pelo menos uma coisa boa em tudo, até nas imperfeições alheias, nos problemas do dia a dia.

14. Socialize-se

Seja mesmo através de e-mail, telefone ou um almoço para distrair-se com um amigo. Isso ajuda a diminuir o estresse, a rir um pouco, colocar a conversa em dia, ou seja, ajuda a diminuir o risco de um infarto.

15. Melhore o humor

Mesma coisa com o humor. Tente encontrar algo engraçado em tudo. Se a situação pede que você ria para não chorar, sem problemas! Ria, gargalhe. Sorrir exercita os músculos da face e lhe fará sentir mais jovem. Nem que para isso você precise ir ao cinema só ou passar algumas horas no Youtube sorrindo.

Advertisement

16. Ame

Se você tem o cônjuge pertinho, prepare uma noite especial e aproveite o momento.

17. Seja realista

Tem uma lista imensa de coisas para fazer? Estabeleça um horário, gerencie seu tempo e balanceie seu ritmo. Nada de exageros. Não há excesso que pague a falta de descanso.

18. Voluntarie

Existem orfanatos, asilos, alojamentos de animais, igrejas e mesmo familiares que necessitam de ajuda. Saia de sua rotina e leve seu sorriso e talentos para ajudar quem precisa. Você verá a diferença que isso pode fazer a sua alma.

Enfim, não se esqueça também de consultar um médico, fazer seus exames preventivos todos os anos, e realmente colocar essas dicas em prática, que podem fazer a diferença em como você se sente física, mental e espiritualmente.

LEIA também: 30 ideias para aumentar sua autoestima instantaneamente

Toma un momento para compartir …

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.