17 razões cientificamente comprovadas pelas quais ser casado lhe trará mais felicidade

Segundo estudos, as pessoas mais felizes são aquelas que se casaram e que continuam casadas após um longo período.


Michele Coronetti

Opiniões diversas sobre a felicidade estão presentes em vários locais, sejam escritas ou faladas. Estigmas como que o casamento finaliza uma vida de felicidades ainda são fortemente visualizados estampados em camisetas e nas declarações de amigos.

Muitos estudos têm mostrado o contrário. As pessoas mais felizes são aquelas que se casaram e que continuam casadas após um longo período. E não adianta ir morar juntos, para entrar no índice das pessoas mais radiantes é realmente necessário estar casado de papel passado.

As principais razões apontadas por diversos estudos são as seguintes:

1. Menos solidão

Uma união feliz faz com que o casal sinta uma segurança grande. Já com os solteiros, a solidão é apontada como o maior dos desafios. Mesmo entre casais não muito felizes, o sentimento de solidão não foi muito apontado.

2. Mais saúde

Os casados são mais saudáveis que os solteiros. Menos idas ao médico, mais felicidade.

3. Menos hospitalizações

Informação comprovada por estudos, na proporção de 2 por 1, solteiros, viúvos e divorciados são mais internados que casados.

4. Mais tempo de vida

Casados ganham até 5 anos a mais que os solteiros em sua existência. Mais tempo para estar ao lado do cônjuge amado.

Advertisement

Leia: Pessoas casadas vivem mais do que as que moram juntas ou solteiras

5. Maior resistência física

A preocupação com o cônjuge torna cada um mais resistente fisicamente, para poder cuidar do outro sempre, em quaisquer circunstâncias.

6. Segurança

Outro motivo de felicidade, sentir-se seguro é mais encontrado entre os casados. Para os solteiros, a falta de segurança é um dos maiores motivos de infelicidade.

7. Conforto

Devido a certeza de que há alguém que cuidará do outro na alegria e na tristeza, casados sentem-se muito mais confortáveis com a vida que os sozinhos.

8. Menos hábitos ruins

Solteiros têm uma tendência muito maior a ter hábitos ruins. Já entre os casados estes hábitos são eliminados, seja por não serem necessários ou porque o cônjuge amado ajudou a eliminar algo que não era muito bom.

9. Bons hábitos

Na mesma linha, casados têm hábitos mais saudáveis e satisfatórios que os solteiros, fator que ajuda na felicidade.

10. Melhor estruturação de vida

Casados sentem que precisam dar o melhor para sua família e buscam uma boa estruturação. Satisfação acompanha esse estilo de vida, proporcionando maior felicidade. Já para solteiros, uma estruturação não é tão importante e acabam optando por simplesmente deixar acontecer.

11. Autoconfiança

Solteiros tendem a confiar menos em si próprios, afinal não há alguém que os ame ao seu lado para os incentivar e muitas vezes as pessoas ao redor oferecem críticas, que desestimulam a confiança em si mesmos.

12. Perspectiva futura

Há mais sonhos e metas para casados que buscam aperfeiçoamento constante para ser o melhor companheiro do que para um solteiro.

13. Maior resistência nas dificuldades emocionais

Nada como uma parceria para vencer os obstáculos. E durante um casamento serão muitos. Ambos apoiando e vencendo, tornam cada um mais resistente, o que gera satisfação própria e felicidade. Para os solteiros, menos dificuldades e menor resistência quando vierem.

Advertisement

Leia: Enfrentando as dificuldades juntos

14. Maior resistência nas dificuldades financeiras

Ao enfrentar situações financeiras difíceis com paciência e cumplicidade, o cônjuge se torna mais forte para as posteriores. Solteiros normalmente não passarão por tais dificuldades por não terem uma família, e se tornam mais frágeis no assunto.

15. Vínculo de afinidade

Casamentos datados de séculos passados eram uma relação de dependência. O marido dependia da esposa para se alimentar e vestir, a esposa para ter os alimentos no lar e o sabão para lavar. Hoje os casamentos são uma relação de afinidade, pois normalmente ambos são independentes para a sobrevivência. E já que a união não é na base da dependência, a felicidade realmente é muito maior pela conquista de viver bem ao lado da pessoa amada.

16. Ajuda mútua

O trabalho é algo que as pessoas têm e que esperam por uma recompensa, como seu salário. Quando as pessoas ajudam sem esperar algo em troca, o sentimento de felicidade aflora, há uma satisfação imensa. Muito mais oportunidades de servir tem quem é casado, especialmente se tiver filhos.

17. Satisfação pessoal

Apenas o fato de ter se casado com a pessoa amada e se esforçar diariamente para manter este amor já é motivo de satisfação. Solteiros estão sempre na busca por alguém para lhes completar, seja por alguns minutos ou para toda a vida.

Leia: 5 coisas que solteiros e casados precisam se lembrar sobre casamento

Toma un momento para compartir …

Michele Coronetti

Michele Coronetti é secretária, mãe de seis lindos filhos, gosta de cultura e pesquisas genealógicas.