16 fatores negativos e positivos que pesam no sucesso de seu casamento

Conheça os 16 principais fatores que podem influenciar um casamento para o sucesso ou para o fracasso, e faça os ajustes necessários para construirem juntos seu felizes para sempre.


Renata Finholdt

Ninguém inicia um casamento pensando em separação ou divórcio. Quando um casal pensa em passar o restante da vida juntos é porque sonham em ser felizes e enfrentarem os desafios como parceiros.

Infelizmente, pesquisas recentes apontam que algo em torno de cinquenta por cento dos casamentos que acontecem hoje em dia terminam em divórcio. Por que isso acontece se ninguém se casa para se separar tempos depois?

Por que alguns casamentos estão fadados ao fracasso? E mais, quais fatores contribuem para um casamento mais feliz e duradouro?

Segundo um estudo realizado pelo Dr. Thomas R. Lee, PhD, pela Utah State University, alguns itens colaboram para o sucesso e outros para o fracasso dos casamentos. São eles:

1. Casamento dos pais

Quando os pais têm um casamento feliz, os filhos tendem a compartilhar este tipo de relacionamento. Logicamente que há probabilidade também de filhos de pais separados terem casamentos duradouros e outros de pais casados por muitos anos que acabam em separação.

2. Infância

Adultos com uma infância feliz tendem a ter casamentos felizes e duradouros.

10 sinais de que você está destruindo seu casamento

3. Tempo de conhecimento

Casais que se conhecem há mais tempo costumam ter mais chances de contraírem um casamento feliz.

Advertisement

4. Idade

Pessoas que se casam acima dos vinte anos, segundo o estudo, tendem a ter um casamento mais estável do que aqueles que se casam mais novos.

5. Aprovação dos pais

Quando os pais aprovam o relacionamento as chances são maiores do casamento dar certo; já quando desaprovam, criam-se dificuldades que podem colaborar para o fim do relacionamento.

6. Gravidez antes do casamento

Casais que se casam devido a uma gravidez, segundo a pesquisa, têm um alto indíce de separação ao fim de cinco anos.

7. Razões para o casamento

Algumas pessoas ainda se casam para saírem da casa dos pais, para mostrarem que são maduros, dentre outras coisas. Este tipo de “motivo” não colabora para um casamento duradouro.

8. Atitude

Quando ambos estão empenhados em fazer o relacionamento dar certo e se comprometem com isso, as chances de felicidade são maiores.

4 verdades que ninguém lhe contou sobre casamento

9. Sogros

O convívio com os sogros é importante, quando os dois entendem este conceito o casamento é mais feliz.

10. Interesses comuns

Se o casal compartilha dos mesmos interesses passam a sentir-se mais felizes na companhia um do outro, há empatia.

11. Opostos não se atraem

Quanto mais em comum um casal tiver melhor para a relação.

12. Filhos

Tendem a fortalecer um casamento já forte e feliz, mas não faz com que um casamento que esteja fracassando se torne mais forte.

13. Comunicação

Os casais mais felizes costumam conversar mais entre si, eles estão mais preocupados com os sentimentos do outro e conseguem demonstrar mais amor através de atos.

Advertisement

14. Funções

Quando ambos, marido e mulher, exercem em comum e têem bem definidos seus papéis no relacionamento tendem a evitar brigas e discussões e vivem mais felizes.

15. Personalidade

Este é um item bastante importante em um relacionamento, a estabilidade emocional, autocontrole, responsabilidade, dentre outros são traços de personalidade que ajudam ou atrapalham o bom relacionamento.

16. Religiosidade

Se marido e mulher se esforçam em viver aquilo que aprendem em sua religião, vivem mais felizes. Estudos indicam que religiosidade e sucesso conjugal andam juntos.

Nem todos os casais terão todos os itens que, segundo o estudo, trarão sucesso ao seu casamento. No entanto, ainda assim, terão casamentos de sucesso. Um relacionamento depende de amor e cuidado diário.

Leia também: 9 princípios para o sucesso de seu casamento e família

Toma un momento para compartir …

Renata Finholdt

Renata Finholdt é formada na área de Recursos Humanos com enfâse em treinamentos.