15 coisas que você nunca deve dizer ao seu cônjuge

Essas frases são tão dolorosas, que você deve evitar dizê-las ao seu cônjuge se realmente houver amor.

Adriana Acosta Bujan

As relações matrimoniais são um pouco complicadas, já que em algum momento elas passarão por algum tipo de confronto, discussão ou brigas para defender os pontos de vista. Afinal, fomos todos criados com diferentes costumes, culturas e pensamentos.

Não há nada de errado em discussões de casal, pois é uma maneira de se comunicar, de concordar e resolver os problemas da vida. No entanto, o erro é quando as emoções ficam fora de controle e são ditas coisas que o coração realmente não sente, mas que ferem facilmente.

O perigo da comunicação

As palavras são muito poderosas, tanto que podem unir ou afastar aqueles que amam. Quando estamos com raiva, geralmente tiramos o pior de nós, gritamos, choramos e até amaldiçoamos; então vem a calma e a razão nos dizendo que devemos pedir perdão.

Podemos evitar muitos momentos de tensão se, no início de uma discussão, aprendermos a controlar as emoções.

Transmitir as mensagens apropriadas para alcançar uma boa comunicação na relação é muito simples, você só tem que evitar dizer estas frases:

Advertisement

1 “Não tenho tempo”

Um casal que realmente ama um ao outro vai priorizar o ser amado em tudo. Eu sei que, muitas vezes, o tempo vale ouro e acreditamos que as 24 horas do dia não são suficientes para cumprir nossos objetivos. No entanto, sempre haverá tempo para ajudar, apoiar e ouvir o parceiro, pois é a pessoa que você mais ama neste mundo.

2 “Sua mãe é péssima”

Essa frase, no contexto de uma discussão, pode ser mortal (uma mãe nunca deve ser tocada ou malfalada). Claro, sabemos que muitos comportamentos ou atitudes do nosso parceiro são semelhantes aos da mãe, já que ela é quem o criou.

O problema em dizer essa frase quando você está com raiva, é que vai dar a entender a seu parceiro que você não gosta da mãe dele, que guarda rancor ou até certo ódio, já que ela não educou bem o filho.

3 Cale a boca!

Você está simplesmente dando uma ordem, sem deixar que seu ente querido tenha o poder de expressar suas ideias e argumentos. Ao ouvir essa frase, é lógico que o outro tentará se defender a todo custo, fazendo com que a discussão saia do aceitável.

Você pode alterar essa ordem por uma frase mais sutil, como: “Você poderia me deixar falar, por favor?”

Advertisement

4 “Por que você não é mais a pessoa que conheci?”

As pessoas mudam ao longo dos anos, uma vez que o papel que cada uma deve desempenhar acaba por afastá-los do furor do romantismo e da paixão. No entanto, isso não significa que o amor acabou. Concentre-se nas coisas positivas que o seu parceiro faz e não no passado ou nas lembranças pelas quais você se apaixonou; certamente, agora ele demonstra seu amor de maneiras diferentes.

5 “Você sempre estraga tudo”

Todos cometemos erros ao tomar decisões, não há ser humano perfeito. Então, o melhor é fazer o seu parceiro entender os erros que cometeu, para que ele possa aprender com eles.

6 “Não foi grande coisa”

Talvez seu parceiro tenha lhe dado um presente significativo pensando em você ou tenha feito alguma coisa para agradá-lo. Ao menosprezar o valor de uma ação, é como se você estivesse dizendo que não se importa com ele.

7 “Eu te odeio”

Se você realmente odeia seu parceiro, então por que está ao lado dele? É fácil dizer que você odeia alguém no meio de uma discussão; mas lembre-se de que sua raiva pode causar sérias consequências.

8 “Não estou com vontade”

Normalmente, essa frase é usada na intimidade. Dizer ao seu parceiro que você não sente vontade de ter um encontro apaixonado, pode gerar dúvidas, pode até afetar sua autoestima. Encontre uma maneira de se expressar claramente, sem ferir os sentimentos do ser amado. Por exemplo: “Você sabe que eu gosto e que você me atrai, mas agora eu não me sinto bem”.

Advertisement

9 “Não tenho nada, não foi nada”

É típico ouvir essa frase entre casais, quando um, na verdade, está se ardendo de raiva. Lembre-se de que os conflitos são resolvidos com comunicação e não de uma forma mágica, pensando que o outro vai adivinhar o que acontece com você.

10 “Não vou mais me preocupar com você”

Uma maneira diferente de expressar amor é quando você se preocupa com seu parceiro, já que mostra que ele é importante para você. A realidade é que dizer essa frase é totalmente falso. Não o deixe acreditar que você diz isso de coração, porque você estará passando uma mensagem errada.

11 “Deixa! Melhor eu mesmo fazer”

Você está duvidando da capacidade de seu parceiro, sua inteligência para resolver qualquer coisa ou situação. Você está inclusive desvalorizando suas habilidades, criatividade e destreza.

12 “Eu sempre sacrifico muitas coisas por você”

As coisas que são feitas pelo cônjuge não devem ser repetidas uma e outra vez. Como meu pai costumava dizer: “você está cantando seus feitos”. Lembre-se de que o amor é sacrifício, entrega e compromisso, é dar sem esperar receber nada em troca. E quando faz isso, você está vitimizando.

13 “É sua culpa”

“Você me faz dizer coisas, machucá-lo ou feri-lo”. Lembre-se que nos conflitos de casal não se deve buscar culpados; mas encontrar soluções, aprender a ceder em alguns casos, para melhorar a convivência. Cada um é responsável por seus próprios atos.

Advertisement

14 “Se você vai me enganar, é melhor me avisar antes”

Claro, é isso que todas as pessoas querem ouvir, quando irá acontecer uma possível infidelidade. Mas, na realidade, nenhum casal dirá “hoje vou enganar você com outra pessoa”. Evite esses tipos de comentários, pois eles refletem insegurança em si mesmo e falta de autoestima.

15 “Diga que me ama”

Todos nós precisamos reafirmar que nos sentimos amados pelo nosso parceiro. Mas quando você lhe pede para dizer que o ama mil e uma vezes, isso força a expressão de um sentimento que ele pode não estar sentindo naquele momento. É melhor ouvir um “eu te amo” de forma espontânea e sincera.

Aprenda a se comunicar com seu parceiro de forma assertiva; lembre-se de que você pode modificar o significado dessas frases, dando-lhe um toque mais sutil, carinhoso e positivo.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 15 cosas que nunca debes decirle a tu pareja

Toma un momento para compartir ...

Adriana Acosta Bujan

Adriana Acosta estudou comunicação, é mãe de um adolescente, e atualmente se dedica em ensinar e pesquisar em nível universitário em Puerto Vallarta. Publica seus textos esperando que ajude as pessoas com suas vivências úteis.