15 coisas que maridos não deveriam fazer

Observar esta "lista negra" facilita o trabalho dos maridos que desejam fazer a sua parte para a harmonia e satisfação no casamento.


Suely Buriasco

Observar alguns conselhos básicos, informações e mesmo treinamento são importantes para os homens que querem intensificar suas responsabilidades e se preocupam em ser maridos cada vez melhores.

Nessa extensa lista me inspirei para enumerar algumas atitudes que um marido, comprometido com a felicidade do seu casamento, não deve ter:

1- Não aja como se a conquista tenha acabado

Homens gostam de conquistar e as mulheres de ser conquistadas, o casamento não deve ser o fim disso. Manter o clima de sedução provoca satisfação ao casal.

2- Não deprecie o trabalho de sua esposa

Não importa se ela trabalha fora ou é dona de casa, fazer o possível para dividir as tarefas com ela é um reconhecimento pelos seus esforços.

3- Não supervalorize o seu trabalho

Claro que seu trabalho é importante e você tem responsabilidades a cumprir, mas equilibrar seu tempo é necessário para não afetar negativamente o seu relacionamento.

4- Pare de ser passivo em relação aos seus filhos

Quando se trata de disciplinar e treinar os filhos é imprescindível que você demonstre parceria com a sua esposa.

Leia: Ciência comprova: A importância insubstituível da figura paterna

Advertisement

5- Jamais fale mal de sua esposa

Depreciar sua esposa em qualquer situação é uma desonra para você mesmo. Acerte suas desavenças com ela de forma amigável, sem humilhá-la e, claro, particularmente.

6- Não a trate como uma boba

Pare de dizer que você entendeu o que sua esposa está dizendo ou sentindo quando você nem sequer ouviu o que ela tem a dizer.

7- Não se feche para a sua esposa

Fale sobre seus pensamentos com ela, mostre que a quer como amiga, ao invés de chateá-la com seu silêncio.

8- Não seja agressivo

A violência é um desvio de comportamento muito sério e se expressa também em palavras, jamais tente intimidar sua esposa pela força.

9- Não fuja das conversas difíceis

Dificuldades precisam ser enfrentadas com calma e discernimento, uma boa conversa é capaz de resolver muitas questões, então esteja aberto ao diálogo.

10- Esqueça a palavra “divórcio”

Não ameace sua esposa com a possibilidade de acabar com o casamento, chantagens não são saudáveis e sempre pioram as coisas.

11- Pare de procrastinar

Se você prometeu fazer alguma coisa, pare de adiar e enrolar, cumpra a sua palavra com boa vontade e alegria.

12- Pare de ser intransigente

Aprenda a ouvir mais e deixe de achar que você é um “sabe tudo”, as coisas não precisam e nem devem ser sempre do seu jeito.

13- Não passe todos os seus momentos de lazer fora

Claro que divertir-se com amigos pode ser muito saudável, mas bom senso é fundamental para não irritar a sua esposa ou deixar de se divertir com ela.

14- Controle o impulso de olhar para outras mulheres

Você não gostaria de flagrar sua esposa observando outros homens, não é mesmo? Ela também não gosta de vê-lo admirando outras mulheres; simples assim.

Advertisement

15- Não se deixe levar por suas fraquezas

Fidelidade e respeito têm sentido muito amplo e cuidar para não sucumbir às tentações está incluso nisso. Todo cuidado é pouco no contato com outras mulheres e ao menor sinal de perigo afaste-se imediatamente.

Leia: A história de como um simples flerte quase destruiu um casamento

A lista pode parecer extensa, mas na verdade um marido que deseja cumprir bem o seu papel, ser feliz e inspirar felicidade à sua esposa, sabe resumi-la em uma só palavra: comprometimento.

Leia também:

Toma un momento para compartir …

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.