15 coisas que as sogras deveriam saber sobre suas noras

Você tem (ou vai ter) uma sogra brigona? Então leia este artigo. Com certeza você vai querer enviá-lo pra ela.

Emma E. Sánchez

Um dos relacionamentos mais complexos vivido pelas mulheres, e entre mulheres, é o formado por sogra e nora. Nos países de língua espanhola, através do jogo de sons, diz-se que na própria palavra “nuera” (nora) já está explicado o princípio deste conflito: a esposa do meu filho, “nu-era” a mulher certa para ele.

Se você é, ou melhor ainda, está prestes a se tornar uma sogra, será muito interessante que leia este pequeno artigo do começo ao fim. Se algum dos pontos não lhe agradar ou chegar a  incomodá-la, minha querida amiga, talvez seja seu principal desafio a ser superado. Isso, é claro, se você estiver realmente interessada na felicidade de seu filho e formar uma grande família com os novos membros que chegarão. Preparada?

1. Seu filho ama a esposa

Como eu poderia lhe explicar isso? Seu filho a ama e a escolheu para compartilhar a vida com ela. Em poucas palavras – e para a saúde mental – espera-se que seus filhos, assim que estiverem prontos, saiam de casa para formar sua própria família. Às vezes, do nosso ponto de vista, nosso filho pode não estar preparado e o amor e os cuidados maternos aparecem para lhe proporcionar aconchego e proteção. Mas, acredite, isso não ajuda nem o faz amadurecer, faz mal para ele e para sua família. Não queira competir por seu amor: o amor que ele sente por você é um e o que sente pela esposa é outro. Se você o ama, não o coloque na posição de escolher, porque os resultados são sempre dolorosos para alguém, especialmente quando ele escolhe você.

2. Confie em seu filho, ele já esta criado

Você o ensinou – acredite ou não – que tipo de mulher ele deveria escolher. Você fez isso com seu exemplo, com suas palavras e seu jeito de ser. Portanto, confie em seu filho, em suas decisões e no fato de que ele irá avante em seu casamento. Ele precisa da sua confiança e aprovação, e, acima de tudo, precisa saber que você aprova a mulher que ele ama.

3. Sua nora não é sua filha, portanto, ela não tem que lhe obedecer

É lindo ver uma sogra passando a amar sua nora a ponto de fazê-la se sentir como filha. Mas deve ficar bem claro que ela não é sua filha quando for conveniente para você que ela lhe obedeça ou faça o que você quer. Nosso papel de sogra é observar sem dizer nada. Se pedirem a nossa opinião, pergunte-lhes: o que você acha? E levá-los a tomar suas próprias decisões. Se eles nos pedem ajuda, nós ajudamos da maneira que eles pedem, não da maneira que acreditamos ou sabemos ser a melhor.

Advertisement

4. Sua nora é uma mulher capaz

Ela pode fazer grandes coisas: pode criar e formar uma família, pode ser o complemento ideal para o seu filho. Apenas deixe que ela se desenvolva, que sinta-se livre para ser quem ela é e mostrar seu grande potencial para oferecer a toda família, especialmente seu filho e seus futuros netos. Incentive-a! Diga a ela como você está feliz por ela, agora, fazer parte da família, deposite sua confiança nela e sente-se para ver os milagres que ela fará. Nunca a julgue ou critique, e não permita que outros o façam, nem mesmo seu filho e muito menos o encoraje a fazê-lo, por favor.

5. Sua nora é uma jovem mulher que está aprendendo, assim como você

Seja paciente. Se ela perguntar, mostre-lhe como fazer as coisas. Depois, deixe-a tentar.

6. Ela é ou será a mãe de seus netos

Existe alguma outra razão mais poderosa para amá-la?

7. Seja sábia

Uma mulher sábia entenderá que, se deseja conservar o amor de seu filho, deve cultivar o amor de sua nora. A mulher mexe com o coração de um homem, não esqueça. Muitos filhos se esquecem de suas mães idosas porque suas esposas não permitem que eles as visitem ou simplesmente os afastam delas. Muitas pessoas, inclusive, julgam duramente a nora, sem verificar ou saber o quanto sua sogra era ou é terrível. Por favor, não corra esse risco. Seja mais inteligente e cultive, caso não consiga amá-la, pelo menos um bom relacionamento com sua nora.

8. Sua nora pode se tornar uma boa amiga e aliada

Quando nora e sogra trabalham juntas, as famílias florescem, as festas são abundantes, os filhos crescem junto aos avós, os casais ficam mais fortes e os idosos nunca ficam sozinhos. Vale a pena ganhar a amizade de sua nora.

Advertisement

9. A casa da sua nora é sagrada

Não se atreva a criticar, zombar ou fazer mudanças “de boa vontade” na casa dela. Se for visitar seu filho, seja gentil e sincera nos elogios à comida, às regras da casa e a tudo mais. Esforce-se para dar um elogio e ser grata. Logo, será um bom hábito que desenvolverá um bom relacionamento familiar.

10. Sua nora responde a elogios sinceros, não a críticas contínuas

“Mais moscas são apanhadas com mel, do que com fel.” Sua experiência é maior e, também, você é uma dama, não se esqueça.

11. Sua nora, mesmo que não acredite, também busca sua aprovação

Seja generosa com ela, esforce-se de verdade para agradá-la. Esforce-se para iniciar o relacionamento com o pé direito.

12. Respeite

No amplo sentido da palavra, respeite-a. Ela é mulher assim como você, mãe, esposa, filha de Deus e, acima de tudo, a mulher que seu filho ama. Não esqueça, por favor.

13. Fale claramente e seja honesta

Uma comunicação clara, assertiva e sincera poupará muitas dores de cabeça. Agora, ser clara não significa falar tudo o que pensa, ser cínica ou descarada. A clareza é amiga da bondade.

Advertisement

14. Confie nela

Ore por ela, dê-lhe confiança e amor; toda vez que ela não souber o que fazer ou enfrentar uma situação complexa, diga a ela que ela conseguirá fazer bem e, em seguida, deixe-a lidar com isso. Não diga a ela como criar seus filhos, como limpar sua casa ou alimentar seu filho, confie nela.

15. Aprenda a amá-la e, assim, garanta a felicidade do seu filho

Torne a vida da sua nora difícil, e ela acabará dificultando em dobro a vida de seu filho, de seus netos e a sua. A vida se acaba em relações tão tóxicas quanto essa. Não permita, não incentive e, por nada, se prenda a esses relacionamentos que são tão prejudiciais a todos.

Tenho a sorte de ter uma sogra exemplar e maravilhosa que, sem me conhecer, me amava desde que cheguei à casa dela. Agora, também sou sogra e meu desejo é ser um pouco como minha sogra foi comigo, porque quero continuar tornando nossa família unida, tal como ela fez conosco. Seu esforço é fundamental. Obrigada por ser corajosa e ler até o final.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger, do original 15 cosas que las suegras deberían saber acerca de sus nueras

Toma un momento para compartir ...

Emma E. Sánchez

Casada y madre de tres hijas. Interesada en el fortalecimiento y formación de la mujer, la familia y el hogar.