15 características de um homem inseguro

Insegurança é algo comum a todos, mas há pelo menos 15 que podem afetar muito uma relação a dois.

João Martins

Todos nós temos inseguranças; algo que nos faz recuar e sentir ansiosos em algumas situações. Para uns, a sua timidez poderá fazer com que se afastem ou tenham dificuldades em começar uma conversa; para outros poderá ser a sua aparência física.

No que toca às coisas do coração as inseguranças podem ter um papel mais relevante, principalmente numa relação a dois. O ciúme é, talvez, a insegurança que quase todos sofrem, em maior ou menor escala, mas muitos ainda o conseguem controlar; como também outras inseguranças, mas, e aqueles que não conseguem? As inseguranças podem anular o progresso de uma vida e até destruir relações.

Podemos encontrar, pelo menos, quinze sinais de que um homem poderá estar a perder uma batalha contra as suas inseguranças:

1. Ele não tem amigos ou interesses próprios

Quando está fora do trabalho ou dos estudos, ele não tem mais interesses ou hobbies. Ele não procura saber mais, não pratica um esporte, não ocupa a sua mente com um hobbie interessante. Ele não menciona amigos ou simplesmente não sai com os poucos que tem; quando ele sai é apenas com a namorada ou esposa. Um sinal mais extremo deste caso é quando um homem diz abdicar de amigos e hobbies porque quer passar o tempo todo, cada minuto de cada hora livre, com quem ama.

2. Ele pensa, ou talvez até acuse, a companheira de ainda amar o seu ex

Este é um tipo de ciúme muito ingrato. Por mais que a companheira diga que ama apenas a ele, ele ainda pensa que ela nutre sentimentos pelo seu ex. A sua insegurança é tão grande que ele pensa como é possível a pessoa que está ao seu lado o amar.

Advertisement

3. Ele diz que ama logo no primeiro momento, ou encontro

Alguns homens são capazes, logo no primeiro momento que os olhares se cruzam, dizer que amam. O amor é um sentimento muito forte que implica algum conhecimento da pessoa que está ao nosso lado. É um sentimento que surge com o tempo que se passa juntos, com boas conversas e atividades juntos. Existem, pelo menos, duas razões pelas quais um homem (ou mulher) diz que ama logo nos primeiros momentos: primeiro – porque deseja prender aquela pessoa; segundo – porque confunde a paixão com amor, e talvez este seja o caso que mais acontece.

4. Ele diz que ela é o “centro do universo” para ele

Este ponto está muito ligado ao primeiro. Apesar de ser bom ouvir uma pessoa que se ama dizer que somos o centro do seu universo, a pressão que este sentimento cria, principalmente quando essa pessoa não mostra mais interesses ou amizades, pode ser muito pesada para uma pessoa aguentar. Esse peso pode criar um sentimento de culpa que pode tornar um amor em algo mais triste – pena; porque o seu mundo vai ruir quando as coisas correrem mal.

5. Ele necessita de validação constante

Este é um ponto interessante porque algo que deveria ser natural, como dizer “eu te amo”, é substituído por perguntas – “você me ama?”, “você me acha bonito/inteligente?”, “fiz isso bem?”, entre muitas outras. Ele procura por elogios mas, quando os recebe, não acha que os merece, porque a sua autoestima dificilmente se eleva.

6. Ele tem ciúmes dos amigos dela

Este é um tipo de ciúme que, normalmente, acompanha quem não tem, ou não sai, com amigos próprios. Ele tem ciúme do tempo que a sua companheira passa com amigos ou com colegas de trabalho. Ele está sempre a enviar mensagens, ou a telefonar, para saber onde ela está e, em muitos casos, exige ver o celular da pessoa que diz amar. Este sentimento possessivo poderá fazer com que a mulher se isole, afastando-se dos seus amigos, para que ele não fique com ciúmes.

7. Ele finge querer acabar a relação

Devido à sua insegurança, quando a relação está com problemas ou quando ele não tem o que quer (como total atenção), ele irá dizer coisas como “não me sinto amado” ou “acho que você já não me quer” para fazer crescer um sentimento de culpa na outra pessoa. Este sinal é parecido com o item 5 porque é mais uma validação para a sua baixa autoestima.

Advertisement

8. Ele fala das suas ex namoradas e como elas o traíram

Uma traição deixa sempre marcas que abalam a segurança de qualquer pessoa e, por isso, ele acha que foi e será sempre a vítima numa relação. O seu ciúme é justificado; a sua baixa autoestima é justificada porque ele sofreu no passado. Em vez de tentar melhorar e lutar para que a relação seja feliz, ele irá usar o seu passado para fazer com que quem esteja ao seu lado se sinta culpada e nunca exija nada que possa criar, sequer, uma discussão séria entre os dois.

9. Ele persegue-a nas redes sociais

Este é um sinal dos tempos em que vivemos. Se alguma novidade é colocada nas redes sociais e ele não sabe, ele irá perguntar porque é que ele não sabe primeiro. Ele irá questionar porque é que um amigo está comentando tanto. Ele irá ficar intrigado, e chateado, por que é que uma mensagem não foi respondida quando diz que já foi lida.

10. Ele verifica o telefone dela

Já foi um pouco falado no ponto 6, mas merece um tópico só para ele. Este sinal pode parecer inofensivo no início, como ele estar curioso para saber quem ligou ou quem enviou a mensagem de texto, inclinando-se sobre o ombro dela para tentar ler e ver quem era, mas, com o tempo, poderá tornar-se numa exigência. Caso não se permita que se veja, ele irá pensar que ela está escondendo algo e o ciúme entra em jogo.

11. Ele a mima em demasiado

No início até pode ser bom receber presentes, mas, com o tempo e com os outros sinais que podem estar acontecendo, a mulher poderá começar a sentir que está a ser comprada, ou seja, com estes presentes ele deseja garantir que ela não saia da relação.

12. Ele pensa que está sendo traído

Ele estará sempre desconfiado de que está sendo traído. Ele irá ver olhares e sedução em situações onde não acontecem. Ele irá desconfiar caso ela não o permita ver o seu celular ou, até o seu e-mail ou cartas. Ele pensa que não está ao nível da pessoa que ama e, por isso, ela o irá largar logo que alguém melhor surja, por isso ele estará sempre com ciúmes de qualquer pessoa que se aproxime.

Advertisement

13. Ele fica chateado caso não esteja sempre com ela

No início de uma relação é interessante notar o desejo de estar sempre juntos, de passear e partilhar momentos que poderão ficar para uma vida, mas, quando se torna uma exigência que até pode gerar discussões, então algo está mal. Se ela escolhe uma noite sair com amigos em vez de estar mais uma vez com ele, ele irá ficar chateado.

14. O seu humor depende dela

É bom quando uma pessoa sente que quem a ama está atenta ao seu estado de humor e age de acordo. O problema é quando a sintonia funciona ao contrário e quando ela está triste e chateada com ele, ele irá ficar chateado e ainda mais triste. Se ela está feliz com ele, então ele irá ficar feliz. Esta situação irá fazer com que ela tenha o dever de elevar a moral dentro da relação enquanto ele é a vítima.

15. Ele é muito sensível à crítica

Uma pessoa demasiado insegura poderá ouvir uma crítica e, em vez de tentar melhorar, irá ficar na defensiva e atacar, podendo até culpar a outra pessoa pelas suas falhas.

Todos os 15 pontos são muito sérios, mas a sua solução passa, principalmente, por um trabalho individual para melhorar a sua personalidade e atitude. Todos nós precisamos de alguém para nos levantar quando caímos, mas essa pessoa também necessita de alguém em quem possam confiar quando elas próprias estiverem mal e necessitarem de ajuda.

Leia também: 3 princípios para fazer melhores escolhas que moldarão seu futuro no caminho certo.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

João Martins

João Martins é um biofísico com uma paixão pelo ensino e busca de conhecimento. Podem enviar uma mensagem ou seguir no Facebook: https://www.facebook.com/joao.martins.1401 ou no google+ https://plus.google.com/u/0/+JoaoMartinsJPM/posts