14 razões pelas quais seu irmão é o maior presente que seus pais já lhe deram

Independente de você e seu irmão serem próximos ou distantes, parecidos ou totalmente diferentes, há vários motivos pelos quais ter um irmão é uma dádiva – aqui estão alguns deles.


Karen Banes

Ter um irmão é sentir irritação, nutrir uma boa dose de rivalidade, uma confusão total; e, de vez em quando, sentir nojo. Você também irá experimentar algumas coisas mais adoráveis ou simplesmente úteis que vêm da convivência com um irmão:

1. Você aprenderá a fazer acordos

Ter um irmão na vida força você a fazer acordos sobre tudo. Quer vocês sejam crianças negociando os brinquedos com que vão brincar, ou adolescentes tentando partilhar o uso do carro, ou trintões debatendo se ele realmente deve usar smoking no seu casamento, os acordos são habilidades de sobrevivência que todos os irmãos precisam desenvolver desde muito cedo.

2. Aprenderá sobre amizade

Pode não parecer assim enquanto vocês ainda são pequenos, mas seu irmão geralmente se torna seu melhor amigo e o confidente mais próximo com o passar do tempo. Claro que vocês tiveram seus quebra-paus, mas foi sempre ele que esteve ao seu lado.

3. E paciência

Os irmãos são irritantes. Você vai ter que exercer paciência todo santo dia, crescendo junto com ele. E a paciência é uma virtude, não é?

4. Você tem um parceiro de crime

Você teve amigos que lhe fizeram entrar e sair de problemas, mas seu irmão foi seu primeiro comparsa. Vocês aprenderam a encobrir os erros um do outro, a dar cobertura um ao outro e assumir a culpa juntos, quando você inevitavelmente foi pega no flagra.

Advertisement

5. Ele fará você rir

Às vezes é de propósito, mas geralmente é sem querer. Os irmãos fazem coisas muito engraçadas, e é seu trabalho rir das piadas dele (e sempre lembrá-lo daquela vez em que o creme de leite saiu pelo nariz dele).

6. Ele irá protegê-la

Os irmãos quase sempre têm um lado protetor. Você costuma se sentir feliz por ele ser tão protetor… só que nem sempre.

7. Às vezes, ele virá lhe socorrer quando você menos esperar

Os irmãos são ótimos em intervir e ajudar quando se está numa saia justa. Justamente quando você confessa para os seus pais que fez besteira, ele chega em casa e confessa um erro ainda maior – desviando lindamente a atenção.

8. Você nunca estará sozinha

Longas viagens de carro, férias em família mal planejadas, visitas entediantes a familiares com quem você não tem nada em comum: isso tudo pode ser bastante enfadonho para um filho único. E embora você e seu irmão possam estar cantando juntos ou discutindo, pelo menos vocês têm companhia durante a visita a seus tios.

9. Quando você pede ajuda, ele tem o dever de ajudá-la

Os amigos podem estar ocupados quando você precisar deles para ajudá-lo a desentupir o vaso sanitário ou mudá-lo de lugar, mas seu irmão tem o dever familiar de ajudar o próprios irmãos.

10. Ele é (brutalmente) sincero

Você sempre pode contar com a opinião sincera do seu irmão. Vocês têm histórias de sobra mostrando o quanto ele é capaz de dizer exatamente o que pensa sobre seu novo corte de cabelo, ou sua última paixão, quando todos os seus amigos (e até os seus pais) “adoçaram” a realidade e tentaram não ferir seus sentimentos.

Advertisement

11. Ele irá se envolver com seus problemas

Todos nós temos muitos problemas diretamente ligados ao nosso contexto familiar, nossos parentes ou à forma como fomos criados – seu irmão tem os mesmos problemas. Ele consegue compreender, e ficará ao seu lado quando você enfrentar os desafios singulares que a infância deixou a vocês.

12. E dividir as responsabilidades

Se você ainda é jovem, pode ser difícil compreender, mas um dia seus pais envelhecerão e você terá que cuidar deles. Seu irmão poderá dividir com você as responsabilidades e emoções que acompanham esse estágio da vida.

13. Você sempre terá um parceiro de nostalgia

À medida que envelhecemos, é bom passar tempo com pessoas que nos conhecem desde que éramos jovens. É maravilhoso ter alguém para reviver os tempos da juventude e com quem ficar nostálgico. Você pode chegar a um estágio de vida em que seu irmão o conheça há mais tempo do que qualquer pessoa no mundo, e seja a melhor pessoa com quem relembrar o passado.

14. Ele vai sempre amar você

Mesmo que ele dificilmente (ou nunca) lhe diga, ele ama você. Alguns irmãos são afetuosos, mas muitos não são. Saiba que o amor fraterno é profundo, e não importa o quanto você vacile ou o deixe irritado, é bem provável que seu irmão continue amando você, muito.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 14 reasons your brother is the greatest gift your parents ever gave you

Toma un momento para compartir …

Karen Banes

Karen Banes is a freelance writer specializing in parenting, lifestyle and entrepreneurship. Contact her at her website http://www.karenbanes.com/.or via Twitter where she tweets as .