14 emoções tóxicas que você deve controlar, antes que destruam sua vida

Nossa vida diária é cheia de emoções que variam de acordo com o nosso humor. Identifique as emoções negativas que podem destruir sua vida.

Sarah C A

Em nossa vida diária, sempre sentimos emoções diversas. Elas variam segundo nosso estado de ânimo no momento: nos sentiremos felizes, emocionados, com esperança, satisfação, sobretudo se usualmente temos emoções boas, como estas. Mas quando nossas emoções são o oposto, sentimentos negativos começam a dominar nossa vida: nos impedem de ver a realidade, nos roubam o futuro, apagam nossa energia e, no momento em que isso acontece, estamos sentindo puras emoções tóxicas.

Aqui nomearei algumas emoções tóxicas para que possa identificá-las e evitar que se apoderem de você:

1 Ansiedade

Esta emoção pode levar ao desânimo, à tristeza e inclusive à depressão. Também podem levá-lo ao outro extremo: a viver completamente acelerado.

2 Angústia

Nesta emoção sentimos desconforto, intranquilidade, depressão. Faz com que fiquemos em um estado de lamentos permanente; sentimos muita tristeza e quanto mais tempo passarmos nesta emoção, mais continuará crescendo.

3 Insatisfação

Quando esta emoção é grave, sente-se falta de aprovação. Sente-se que, mesmo que se esforce, nunca pode alcançar seus objetivos e nunca conseguirá algo de bom na vida.

Advertisement

4 Apego

Com esta emoção sentimos que não somos importantes e que as outras pessoas que nos rodeiam são. Implica a necessidade de agradar às outras pessoas e, com isso, a pessoa que sofre de apego esquece-se de si mesma, do seu bem-estar pessoal e emocional.

5 Raiva

Zangarmo-nos é normal e às vezes ajuda a conseguir coisas positivas, mas quando não controlamos a raiva, esta transforma-se em violência: faz mal a nós e a quem nos rodeia, já que afeta a nossa vida e as nossas relações com outros.

6 Inveja

Com esta emoção sofre tanto o invejoso, quanto as pessoas que o rodeiam. A pessoa que sente inveja tem uma grande dificuldade em celebrar os sucessos dos outros, uma vez que realiza uma comparação imediata em que sempre sai perdendo.

7 Medo

Todos sentimos medo e é normal. Às vezes é bom, pois nos permite proteger-nos do perigo; mas quando este sentimento se dirige a algo sem fundamento, ou que não é real, então se transforma em um problema que nos afeta e nos paralisa. É preciso tentar eliminá-lo, pois se não o fizer, pode durar toda a vida. O medo funciona como um círculo, dando voltas em torno de si. É assim que se alimenta.

8 Vergonha

Quando sentimos que as pessoas riem ou debocham de nós, começamos a sentir vergonha tóxica: sentimos que somos deficientes, que algo mau há em nós, que somos maus e que por isso seremos abandonados pelos demais. A vergonha nos corrói a vontade, nos causa dano e nos limita em nossa vida diária.

Advertisement

9 Depressão

A pessoa depressiva sente que nunca vai poder sair adiante em nada, e o mais grave é que esta sensação está fora de seu controle. A depressão, mais do que uma emoção, é uma doença que precisa de ajuda para ser vencida. Viver em depressão envolve um conjunto de sintomas e deve ser tratada por especialistas.

Leia: Não deixe que a depressão controle sua vida

10 Frustração

Esta emoção implica um sentimento de fracasso e decepção que aparece quando não estamos satisfeitos com o que temos ou conseguimos em nossa vida. É como se tudo estivesse desmoronando e como se o que conseguimos durante tanto tempo não tivesse resultados nem pudesse trazer-nos felicidade.

11 Luto

O luto é um processo normal que se desenvolve depois de uma perda e é necessário que o vivamos e o superemos. Mas o que acontece quando não conseguimos superar? Torna-se uma emoção permanente, que não nos deixa viver em plenitude e ser felizes; estamos lutando constantemente contra esse sentimento.

12 Culpa

Quando a emoção de culpa é negativa (ou seja, quando não leva à humildade e ao desejo de ser melhor), atormenta a pessoa que a vive. Às vezes é usada por outras pessoas para nos manipular. A culpa crônica tem um efeito doentio que pode bloquear nossa capacidade de desfrutar a vida.

Advertisement

13 Rejeição

Uma pessoa que se sente rejeitada não pode desfrutar de um encontro, um presente, um elogio, um sucesso obtido; isto porque seus olhos estarão postos nos outros, ou seja, se concentrarão em buscar a aceitação dos demais e não no que lhes dá prazer e felicidade.

14 Ciúme

Os ciúmes se apresentam por medo de perder algo ou alguém. Os ciúmes não têm idade: existem adultos e crianças ciumentos. Podemos ter ciúmes do cônjuge, do trabalho, das posses de alguém, etc. Sentir ciúmes é ruim porque afeta tanto o ciumento quanto a pessoa que ele teme perder, tornando a relação um vínculo que só faz mal. O ciúme incontido pode ter consequências graves, pois leva as pessoas a fazerem coisas sem pensar nas consequências.

Leia: Ciúme patológico e doentio: uma praga que irá destruir o seu casamento

Estas são algumas das emoções que afetam nossa vida quando deixamos que elas nos controlem e guiem nossos atos, pensamentos e sentimentos. Por isso, se você se identificou com algumas delas, mantenha-se atento para que nunca permita que dominem a sua vida. Se precisar de ajuda profissional, não hesite em procurá-la: faça o que tiver que fazer para acabar com as emoções tóxicas, que ao sair de controle, destroem sua vida.

Traduzido e adaptado por Stael Pedrosa do original 14 emociones tóxicas que debes controlar, antes que destruyan tu vida

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Sarah C A

Sarah tem licenciatura em Informática. Em seu tempo livre gosta de ler, escutar música e escrever. É mãe de três crianças.