5 atitudes para ser menos dependente no amor e na amizade

Se você acha que não pode viver sem essa ou aquela pessoa precisa ler este artigo.

Suely Buriasco

Claro que é muito bom conviver com a pessoa amada e com amigos, inclusive é muito saudável. O problema acontece quando a pessoa se torna dependente, ou seja, passa a precisar dos outros.

Segundo a psicóloga Ane Caroline Janiro nesta matéria: “…o fato é que há uma grande diferença entre o amor saudável, aquele nos impulsiona para frente, que nos faz evoluir e respeita as nossas individualidades, daquele “amor” que nos aprisiona, que de forma alguma é considerado saudável”.

Cito aqui algumas maneiras de ser menos dependente e desenvolver relacionamentos saudáveis, seja amoroso ou amigável:

1. Invista no autoconhecimento

Se você não sabe quem é, também não saberá preservar a sua individualidade. Você precisa saber do que gosta, suas necessidades, sonhos e desejos para não se perder de si mesmo. Faz parte ceder algumas vezes, mas por parceria, nunca por anulação de si mesmo. A busca do autoconhecimento facilita os relacionamentos e provoca a satisfação de ser quem se é e o anseio de melhorar-se continuamente.

2. Seja assertivo

Antes de agir para agradar o outro perceba se isso agrada você também. Quem vive para agradar as pessoas que ama é carente de amor. Quem não sabe dizer “não” tem medo da rejeição e é muito triste viver essa ameaça continuamente. Seu parceiro ou amigo deve respeitar suas decisões. Ser assertivo também melhora a sua autoestima, fazendo com que você se sinta apto a viver relacionamentos saudáveis.

Advertisement

3. Jamais abandone seus sonhos

Amor não justifica acomodação, dedicação incondicional não implica em abandonar a si mesmo. Pessoas que desistem de seus próprios sonhos para viver o do parceiro ou amigo acabam frustradas e ressentidas. Você e seu parceiro, ou amigo, devem trabalhar no sentindo de alcançar cada um o próprio sonho. Claro que é importante apoiar um ao outro, desde que nenhum sacrifique a própria aspiração.

4. Reconheça o seu valor

Abandone crenças limitantes sobre você mesmo. Pensamentos do tipo: “eu não consigo”, “não sei viver sem” ou “isso é muito pra mim” devem ser substituídos urgentemente. Reconheça seus esforços e aja de forma a ampliar seus limites. Isso provocará grande satisfação íntima. Não se trata de ver qualidades que você não tem, mas de se ver como é, buscando melhorar-se sempre. Sabe da história do gatinho que se olha no espelho e se enxerga um leão? Esquece. O gatinho precisa se ver como é, e gostar disso.

Assista ao vídeo: É importante ser importante

5. Desenvolva suas habilidades

Não é possível confiar a vida e o bem-estar para outra pessoa, esse é um fardo terrível que dilacera qualquer relacionamento. Em vez de esperar que o parceiro ou o amigo atendam às suas necessidades e lhe acolham sempre que enfrentar dificuldades, pense em como você pode fazer isso sozinho(a). Desenvolva a autoconfiança, aprenda estratégias de autocontrole e tome para si a responsabilidade de transformar a sua vida para melhor.

Somos seres únicos e preservar a nossa individualidade é fundamental para não corrermos o risco de viver a vida do outro.

Advertisement
Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.