5 coisas que os melhores pais fazem para conectarem-se emocionalmente com seus filhos

Os melhores pais são aqueles que possuem a capacidade de conectarem-se emocionalmente com seus filhos, conhecendo seus sentimentos, caráter e preocupações.

Roberta Preto

Uma das coisas que mais admiro em meus pais é a maneira como eles permanecem conectados conosco, mesmo depois que eu e meus irmãos nos tornamos adultos e pais também. Essa conexão é ainda mais forte com minha mãe, ela sabe exatamente se estamos bem ou não. Sei disso porque estamos morando em estados diferentes e, mesmo assim, ela consegue saber se estou com problemas ou não.

No ano de 2002, eu estava vindo do trabalho e ainda morava na mesma cidade de meus pais. Lembro-me de passar pela ferrovia, era quase 18:00h, dificilmente os vagões de trem funcionavam e, justo naquele dia, eu decidi que não iria esperar, resolvi que pularia os vagões. Eu já era adulta e mãe, mas, aquela pressa e o desejo de me aventurar um pouco foi maior. E quando estava para pular ouvi uma voz me repreendendo: “Roberta, desce daí agora!”.

Sim, era minha mãe! E, quando ouvi aquela voz, pulei de imediato, logo em seguida para minha surpresa os vagões começaram a andar. Ouvi um longo discurso e minha mãe fez eu prometer que nunca mais faria aquilo novamente.

Hoje, tenho meus pais como meus amigos, mas minha mãe é minha melhor amiga. Tivemos nossas desavenças, entretanto, superamos, porque somos família e temos uma conexão muito especial. Meus pais me conhecem, sabem do meu caráter e sabem de minhas loucuras – como tentar pular o vagão – e, mesmo assim, eles me amam e se importam comigo e com meu filho.

1. Comunicação

A melhor forma dos pais conectarem-se com os filhos emocionalmente é através da comunicação. Ela permite que os filhos expressem seus sentimentos e opiniões sobre tudo que os cercam.

Advertisement

A comunicação permite aos pais que se tornem os melhores amigos de seus filhos, através de bons conselhos.

2. Ouvir

Os bons pais se conectam com os filhos emocionalmente, não apenas pelo falar, mas especialmente através do ouvir.

Sabe aquelas coisas simples que nós adultos não temos dificuldades de lidar, nossos filhos terão, e ouvi-los é a melhor forma de lembrá-los que nos importamos com o que é importante para eles.

3. Oferecer tempo

Os pais que oferecem tempo de qualidade para os filhos, tendem a ter uma conexão especial com eles, pois as emoções dos filhos jamais estarão ocultas de seus pais. Esses pais terão sempre sensibilidade para enxergar as necessidades emocionais, físicas e espirituais de cada filho.

4. Brincar

Uma das mais belas coisas que os melhores pais fazem para conectarem-se com os filhos é simplesmente voltar à idade deles, correr, brincar, cantar e dançar, esses são tesouros que se conquista na infância e permanece na vida adulta dos filhos. Esses filhos tendem a seguir o mesmo exemplo dos pais quando eles tornam-se pais também.

Advertisement

5. Orar

A oração é a conexão mais poderosa que liga o homem a Deus. E esse mesmo poder de se conectar pode ligar emocionalmente os pais aos seus filhos, por isso cabe aos bons pais permanecerem nesta conexão que pode perdurar para a eternidade.

Toma un momento para compartir ...

Roberta Preto

Roberta Preto, 33. Formada como tradutora e intérprete, escritora, mãe. Apaixonada pela vida, em uma eterna busca por conhecimento. Espero que minhas palavras possam ser uma luz na vida das pessoas. Sonho em ajudar a humanidade a tornar-se livre da escravidão da ignorância.