5 maneiras de sentir realização e felicidade na vida

A felicidade é uma aspiração humana, a maneira de buscá-la merece reflexão. Este artigo vai ajudar você nisso.

Suely Buriasco

Ser feliz é uma aspiração natural no ser humano, mas descobrir como alcançar esse sentimento tem sido confuso por toda a sua história. O poeta Vicente de Carvalho versou sobre a felicidade: “…está sempre apenas onde a pomos E nunca a pomos onde nós estamos”. Lembrando que, muitas vezes, não valorizamos o que temos e estamos sempre em busca do que nos falta.

Para se sentir mais feliz e realizado não é necessário grandes feitos, ou acontecimentos, nem mesmo dádivas. Na verdade, a felicidade acontece intimamente e pode ser desenvolvida através de pequenas atitudes. Observe:

1. Identifique o que lhe dá prazer

O psicólogo americano Martin Seligman, da Universidade da Pensilvânia, concluiu que o prazer é um dos pilares da felicidade. Assim, dedicar-se ao que provoca essa sensação agradável é uma forma de intensificar e prolongar o bem-estar. O sorriso de uma criança, o contato com quem se ama e a solidariedade, por exemplo, são fontes fecundas de prazer. Identifique o que provoca o seu sorriso e faz seus olhos brilharem.

2. Mantenha o foco em seus objetivos

O segundo pilar da felicidade, segundo Seligman, é o engajamento. Uma pessoa engajada é aquela que sabe o que quer e, por isso, vive com intensidade a favor de seus objetivos. Quando nos comprometemos verdadeiramente com o que queremos alcançar damos maior significado aos nossos dias e nos sentimos mais satisfeitos e realizados. Aliás, significado é o terceiro pilar da felicidade apontado pelo psicólogo. Como afirmou Mahatma Gandhi: “Não existe caminho para a felicidade… A felicidade é o caminho”.

3. Conviva com quem lhe faz bem

As pessoas com quem convivemos influenciam muito no nosso humor, elas podem tanto nos motivar como nos esmorecer. Por isso é importante ter contato com as pessoas que nos incentivam em nossas disposições diárias. Conviver com pessoas positivas e bem-humoradas é fundamental para a realização e felicidade. Assim, seja cordial com todos, mas escolha passar maior tempo com as pessoas que agregam o bem em sua vida.

Advertisement

4. Auxilie o seu próximo

Assim como precisamos das pessoas positivas, também temos responsabilidade por transmitir o mesmo sentimento aos outros e isso nos faz um bem enorme. Sentimos grande satisfação quando nos dispomos a auxiliar, de alguma forma, os que nos rodeiam. Um exemplo disso é essa pesquisa de Harverd que concluiu: “O dinheiro gasto com outras pessoas pode comprar a nossa felicidade”.

5. Não leve tudo tão a sério

Claro que temos responsabilidades e não podemos ser displicentes, mas nem tudo na vida precisa ser inflexível. Procure não ser tão rigoroso com você mesmo e nem com os outros. Somos humanos e isso significa que vamos cometer alguns erros de vez em quando e isso não significa que devemos nos sentir culpados ou culpar os outros. Perdão e autoperdão são fundamentais para quem deseja uma vida mais satisfatória e feliz.

Sentir felicidade e realização não está fora do alcance de ninguém. O mais importante é desejar naturalmente o próprio bem-estar, descobrir o que é capaz de provocar a felicidade e passar mais tempo dedicando-se a isso.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.