12 sinais inesperados de que ele um dia vai querer lhe controlar

Observe os sinais iniciais que toda pessoa dá de que existe um controlador/manipulador dentro de si.

Stael Ferreira Pedrosa

Nem sempre é possível perceber antes de já se estar comprometido ou casado, que a sua cara-metade é uma pessoa controladora. O controlador é abusivo e como todo abusador deve ser evitado porque eles não mudam – a menos que se conscientizem e queiram mudar.

Por isso, se você está em uma relação e sente que há algo errado nesse sentido, fique atenta aos sinais de que ele um dia vai querer lhe controlar.

1. Birras ou ameaças

Quando você não faz o que ele quer ou discorda de algo que ele disse, ele “emburra”, ou faz coisas para mostrar sua insatisfação, como quebrar algo, sair batendo as portas, gritar ou ameaçar.

2. Manipulação através da culpa

Ele consegue que você faça o que ele deseja incutindo-lhe sentimentos de culpa. Algumas frases podem ser: “você não gosta mais de mim” ou “se gostasse de mim, faria o que eu te peço”, “olha o que você me faz fazer”, ou, “você me deixa louco”, “você me faz perder o controle”. Tudo é sempre sua culpa.

3. Nada é bom o bastante

Ele nunca fica suficientemente agradecido pelas coisas que você faz por ele. O objetivo é fazê-la se sentir sempre em débito com ele e na obrigação de fazer mais e mais para agradá-lo, satisfazê-lo e você acaba como uma serva dele.

Advertisement

4. Tem sempre seu próprio jeito ou sabe o que é certo. Sempre!

Seja para fazer o que for sempre tem que ser do jeito dele. Se você insiste em fazer à sua maneira ele dá de ombros, fazendo parecer que sua maneira é boba ou dizendo que se não der certo, a culpa não é dele. Para o manipulador, fazer com que você duvide de si mesma, de suas capacidades, habilidades e escolhas é uma maneira de tirar sua autonomia e fazê-la dependente de suas opiniões, sugestões e “sabedoria”.

5. Amor condicional

Você tem que conquistar o privilégio de ser amada pelo controlador. Frases como: “Eu gosto mais de você quando…” ou “se você perder alguns quilinhos, vou me sentir ainda mais atraído por você.” Existe também a “valoração” através das vantagens que você pode proporcionar a ele: “Se você não se incomoda em pelo menos fazer uma comida para nós, não sei o que estou recebendo nesse relacionamento.”

6. Ele é invasivo

Ele se sente no direito de vasculhar sua vida social, seu telefone, computador e se você reclama ele quer saber o que você está escondendo. Ele aparece sem avisar. Não respeita o seu “não” e insiste. Seja para sair, ficar em casa, experimentar drogas ou álcool, ter relações sexuais. Enfim, o seu “não” a ele soa como um desafio.

7. Excesso de ciúmes

Essa é óbvia. Você está sempre atrás de situações para traí-lo ou todos estão sempre de olho em você. Até as amigas são motivo de ciúme. Na verdade, sua intenção é isolá-la e torná-la dependente de sua companhia.

9. Ele deixa você saber que tem opções

Ele sempre conta que a garota tal está dando mole, que a ex está ligando, enfim, ele deixa você saber que opções não lhe faltam. É uma maneira de fazer com que sua atenção e desejos de agradar sejam todos dirigidos a ele ou ele encontrará outra que o faça. Não se iluda, ele não faz isso porque a ama. Na verdade, ele ama o espelho e quer que você fique como um cãozinho amestrado ao redor dele.

Advertisement

10. Controle do seu espaço físico

Onde você foi? Com quem? Fez o quê? Por que foi? Por que não me disse que ia? Não queria que eu fosse com você? Queria estar sozinha para fazer o quê? São as perguntas típicas de um manipulador. Ele quer total controle de suas idas e vindas.

11. Ele tem comportamento passivo-agressivo

“Eu só estava brincando” ou “por que você está tão chateada?”. Ele usa do sarcasmo para expressar sua hostilidade e quando você se mostra ofendida, uma das duas frases é dita. Ele tem prazer em provocar até que você perca a calma e depois questiona sua reação “exagerada” na opinião dele.

12. Ele mente

Quando você faz uma pergunta direta sobre suas intenções ele gagueja? Evita o assunto ou responde rápido? Se você tem que ficar insistindo, perguntando, perscrutando para saber a verdade a respeito de algum assunto, significa que ele não quer dizer a verdade e quem mente para obter ou não perder vantagens não é boa companhia e nunca será. Saia fora.

De acordo com Joseph Mattera, autor e teólogo, “Nem sempre é possível saber se o controlador tem consciência de que está exercendo controle sobre outros. Embora na maioria das vezes sim, pode ser que em alguns casos seja algo feito instintivamente que a pessoa aprendeu ao longo da vida como mecanismo de sobrevivência.”

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.