12 pequenas atitudes a fazer para se animar que dão resultado

Desânimo, cansaço, TPM, outras coisas comuns, espante! Não deixe permanecer consigo essa tristeza e mau humor.

Cibele Carvalho

Todos nós temos aquele momento de nostalgia, especialmente as mulheres de TPM. Mas precisamos agir contra o mau humor, o que ajuda a evitar a depressão, uma das doenças mais comuns da atualidade.

Então, agora, não apenas leia as dicas a seguir, levante esse bumbum e após ler este artigo, aja, mande embora essa tristeza, xô depressão! Pratique estas ideias:

1. Abrace uma árvore

Ache uma escondidinha em algum canto de um parque, aproveite o abraço, sinta a brisa e agradeça à árvore por produzir fotossíntese e assim consecutivamente o ar que você respira. Seja grato também a toda natureza por trabalhar para trazer tudo que precisamos para viver.

2. Faça caretas em frente ao espelho

Ria de si mesmo, todos erramos e falhamos, mas ficar nos martirizando pelos erros só irá piorar a situação e não trará a solução. Force um sorriso, repita o sorriso por 10 vezes e faça com que seus músculos faciais ativem o setor da felicidade.

3. Coma chocolate ou banana

Dê preferência nesse momento ao chocolate meio amargo ou amargo, pois o cacau ajuda a liberar serotonina em seu organismo, assim como também os fiapos da banana potencializam uma sensação de conforto para o organismo.

Advertisement

4. Ouça uma música animada alto

É de conhecimento de todos nós, brasileiros, a velha frase: “quem canta seus males espanta“. Cante mesmo sem vontade para isso. Agora é o momento de fazer essa frase realidade em sua vida, esforce-se um pouquinho mais hoje.

5. Dance rodopiando com seu filho ou filha

Liberte-se de seus problemas e aproveite uma diversão sadia com seu filho. Invente passos malucos, quanto mais estranho parecer, melhor é. Se quiser grave a dança maluca e reveja com seu filho, aposto que irá render muitas risadas e lembranças posteriores desse momento.

6. Faça amor

Ainda que se sinta desanimada para essa tarefa, procure seu cônjuge e faça amor com ele. Diga que o ama mesmo com seus defeitos, no final as alegrias irão lhe recompensar.

7. Ande de bicicleta ou patins

Saia de casa. Sinta a adrenalina dando uma volta de bicicleta, aprecie o vento soprando em seus ouvidos e batendo em seu rosto. Pratique algum exercício físico que mais goste. As atividades físicas liberam a endorfina, melhor do que tomar antidepressivos ou calmantes.

8. Visite alguém doente

Nossa dor é diminuída quando muitas vezes percebemos que há dor maior em nossa volta. “Quando você estiver com muitos problemas, e não sabe onde encontrar a solução saia de casa e ajude alguém que seus problemas serão resolvidos” (Jefrey Holland).

Advertisement

9. Assista a uma comédia

Seja um filme na TV, ou um vídeo engraçado com animais ou bebês sorrindo à toa, ou escolha um comediante que você goste, qualquer coisa que o faça dar gargalhadas gostosas.

10. Chore se sentir vontade

Chore, desabafe tudo que precisa e está lhe ferindo ou magoando. E depois enxugue suas lágrimas e bola pra frente; mas chore refletindo, não se torturando.

11. Vista uma roupa colorida e bonita e saia com um amigo ou amiga

Quando nos sentimos tristes temos a tendência por cores escuras e sem graça, e isso é pior. Por isso psicólogos orientam o uso de roupas coloridas e alegres para animar a vida. Fique linda e escolha uma boa companhia, alguém que saiba lhe ouvir.

12. Exercite o ato de perdoar

Mentalize seus erros, ou então os erros cometidos por aquela pessoa que fez com que você se sentisse para baixo, e diga a si mesmo “Eu já perdoei você”, isso lhe ajudará a se sentir mais sereno para (se precisar) ter uma conversa ou tomar alguma decisão na sua vida.

Aprenda a ser otimista, o pessimismo não irá trazer a paz que você tanto almeja. Permita-se sofrer mais só por um momento, em seguida erga a cabeça.

Advertisement

Leia também: 30 ideias para aumentar sua autoestima instantaneamente

Toma un momento para compartir ...

Cibele Carvalho

Bacharel em Direito, Mediadora e Conciliadora de Família, realiza palestras para noivos e recém-casados sobre relacionamentos, especialista em Psicologia Jurídica, esposa, mãe e genealogista.