12 maneiras em que sua relação amorosa pode estar prejudicando sua saúde
Seu sono perdeu qualidade? Sua pressão arterial está alterada? Cuidado! Seu relacionamento pode estar acabando com a sua saúde.

Stael Ferreira Pedrosa
Já se sabe que são muitos os fatores que afetam a saúde física e mental. Dentre os mais comuns estão o estresse, maus hábitos alimentares, sedentarismo e vícios. No entanto pouco se fala sobre o efeito dos relacionamentos na saúde geral.
Os relacionamentos tóxicos geram ansiedade, liberação anormal de cortisol no organismo, supressão de hormônios do bem-estar, queda da imunidade e desequilíbrio geral da saúde. Seja por um ambiente insalubre de medo, abuso, estresse ou hábitos ruins compartilhados.
No entanto, parcerias saudáveis ajudam a evitar doenças, melhorar a qualidade de vida e viver mais. Quando um dos parceiros tem hábitos saudáveis e se sente feliz, isso pode ser também contagioso.
Veja nos estudos abaixo 12 maneiras em que o seu relacionamento pode afetar a sua saúde
1. Aumento de peso
Um artigo científico de 2012 aponta algo que a sabedoria popular já havia detectado: As pessoas engordam depois que se casam e emagrecem quando o casamento termina. As causas prováveis seriam a tranquilidade que uma relação estável traz, significando o fim da busca por um parceiro, o que volta a acontecer quando a relação termina. Porém, segundo a psicóloga Maryann Troiani, PhD, coautora do livro Otimismo Espontâneo, as relações insatisfatórias podem causar transtornos alimentares e má qualidade de sono – que causa ganho de peso.
2. Estresse
Brigas, problemas financeiros, expectativas não correspondidas e até mesmo a divisão de tarefas no lar podem ser geradores de estresse. A boa notícia é que o sexo ajuda a combater o estresse. Um estudo publicado em 2009 no Journal of Sexual Medicine mostrou que os casais que tinham relações sexuais com mais frequência eram mais saudáveis mentalmente e mais satisfeitos em todos os aspectos da vida.
3. Hormônios do bem-estar
Um bom relacionamento é comprovadamente benéfico à saúde. Em um estudo com 38 casais em 2004, pesquisadores da Universidade da Carolina do Norte descobriram que o abraço entre casais diminuía o estresse e aumentava os níveis de ocitocina. Além disso, as mulheres apresentavam menor índice de cortisol e menor pressão arterial após o abraço.
4. Distúrbios do sono
Uma pesquisa de 2005 publicada na National Sleep Foundation, constatou que os casais onde um dos parceiros tinha problemas de sono, o outro acabava por se sentir fatigado durante o dia e dormir mal à noite. A pesquisa mostra que dormir ao lado de alguém em quem se confia pode ajudar a relaxar e melhorar o sono, já a relação insegura e instável pode exacerbar problemas de relacionamento que prejudicam o sono, criando um ciclo vicioso.
5. Ansiedade
Em um estudo de 2010 da Organização Mundial da Saúde com 35.000 pessoas em 15 países, mostrou que aqueles que eram felizes no casamento estavam menos propensos a desenvolver ansiedade e outros transtornos mentais.
6. Depressão
Um artigo científico publicado em um site médico aponta que as mulheres em casamentos onde há infidelidade por parte de seus maridos ou quando o casamento termina, estão seis vezes mais propensas a desenvolver depressão. Por outro lado, os casamentos sólidos e duradouros tendem a aliviar os sintomas de depressão.
7. Alcoolismo
Um estudo no mesmo site médico aponta que casais jovens onde um tem o hábito de beber, o outro tende a fazer uso da mesma substância. Além disso, os conflitos de relacionamento costumam levar ao alcoolismo como resposta e esse, por sua vez, prejudica ainda mais o relacionamento.
8. Aumento da pressão arterial
Todos os fatores de risco mencionados acima afetam o coração e a pressão arterial. O aumento do cortisol causado pelo estresse, o ganho de peso, a ansiedade, distúrbios de sono e o alcoolismo afetam diretamente a pressão arterial. Um estudo da Universidade Brigham Young em 2009 mostra que os casais casados têm a pressão arterial mais baixa que os solteiros e os felizes no casamento têm a pressão arterial mais baixa que os infelizes.
9. A saúde do coração
Os relacionamentos saudáveis estão associados a corações saudáveis. Estudos apontam que ser casado está relacionado a um menor risco de ataque cardíaco e melhores resultados pós-cirurgias cardíacas. As causas prováveis são o toque carinhoso e a atenção.
10. Sobrevivência ao câncer
3,8 milhões de pacientes com câncer foram estudados por uma pesquisa em 2009 onde se concluiu que 58% das pessoas casadas viveram por 10 anos após o diagnóstico, em comparação com 52% das pessoas que nunca se casaram, 46% dos divorciados e 41% de viúvos e viúvas. Segundo o mesmo estudo, os separados que sobreviveram por 10 anos foram apenas 37%.
11. Cuidados com a saúde
Pessoas casadas cuidam um do outro. Seja lembrando o outro de tomar um remédio ou outro cuidado. Um estudo canadense de 2011 descobriu que homens casados que sentiram dor no peito, chegaram a uma unidade de saúde mais cedo que os solteiros, independente de estarem ou não acompanhados das esposas.
A importância do amor na hora da tristeza e da doença
12. Síndrome do coração partido
É um infarto por razões emocionais. Embora tenha bom prognóstico, esse tipo de mal ataca principalmente mulheres na meia-idade. Uma das causas é a mágoa e estresse emocional advindos de sentimentos de rejeição em relacionamentos passados.