12 maneiras de ocupar o tempo em dias de repouso médico

O que fazer quando está de repouso médico? Você tem uma vida agitada e parar, às vezes, parece impossível. Veja algumas instruções de ocupar seu tempo.


Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano

A vida da mulher moderna não é nada fácil. O homem é o mantenedor da casa e proveniente dos custos da família, mas a mulher é a ajudadora e essencial na organização do lar. Quando se tem uma vida agitada, de levar os filhos à escola, fazer compras no mercado, arrumar a casa e ainda trabalhar fora da casa, um tempo de repouso forçado parece uma eternidade. Justamente por não sermos máquinas, uma hora precisamos parar. Aliás, até as máquinas precisam de manutenção.

Em uma manutenção da vida, precisei fazer uma cirurgia de videocolecistectomia, deparei-me com atestado médico de 15 dias de repouso relativo. Você pode fazer algumas coisas, mas não pode fazer nada do que é acostumada a fazer. Daí a sensação de parecer inútil. No entanto, o que as mulheres têm que saber é que o repouso depois de qualquer cirurgia é extremamente necessário. Já escutei algumas dizerem que estavam tão bem no segundo dia pós-operatório que resolveram fazer as tarefas domésticas, isso não é nada recomendável.

Outra sensação que vem à mente é que você controla tudo da casa e mantém tudo em suas mãos, daí parece que ninguém fará nada igual a você. Nada disso, hora de quebrar o paradigma! Então, resolvi compartilhar algumas dicas para manter o repouso e voltar depois saudável para suas obrigações. As sugestões são para você fazer e/ou delegar as pessoas queridas da casa que poderão lhe ajudar. Lembre-se, você não poderá sair de sua residência.

1. Deixe anotado a lista de mercado para os dias da semana

Organize um calendário da semana e deixe em local visível da cozinha, um quadro de anotações ou no ímã de geladeira. Nele coloque os dias de mercado e feira, o que deverá ser comprado em cada local.

2. Lista com cardápio fácil para cozinhar

Tenha uma lista de cardápio fácil de cozinhar, com alimentos saudáveis, sem fritura, mais alimentos cozidos e assados. Veja quais são as suas restrições alimentares e acrescente na lista.

3. Contrate uma ajudante para os serviços domésticos

Se é você que limpa a sua casa, contrate uma faxineira para dar uma geral uma vez na semana, ou conforme a necessidade. A limpeza rotineira de louça na pia, combine com seu cônjuge. Parece bobeira, mas nem a louça você poderá lavar.

Enquanto a ajudante está na sua casa, não fique vasculhando se ela faz correto as coisas, o importante é estar limpo! Se possível, vá para outro cômodo.

Advertisement

4. Monte uma sessão de filmes para assistir

Aproveite que terá tempo de sobra para ficar deitada e faça uma lista de seus filmes preferidos. Veja também os lançamentos que gostaria de assistir. O final de noite é propício para assistir a um ótimo filme.

5. Separe um repertório de músicas

Nos canais multimídias você encontrará uma gama de músicas que poderá selecionar e programar para tocar quando se sentir enfadada.

6. Tire os livros da estante

Sabe aquele livro que ganhou e ainda não teve tempo de ler? Ou aquele que comprou empolgada na livraria, porém, toda a vez que começava a ler dormia nas páginas devido ao cansaço do dia? Pois bem, é esse! Será o seu companheiro de tarde pós-almoço.

7. Assistir à série favorita

Oportunidade única de assistir aos episódios de sua série favorita sem interrupção de comercial, afazeres e coisas mais! Aqueles 104 capítulos de um final que você nunca imaginou que teria.

8. Atualizar a página da rede social

Saber de todas as novidades de seus amigos nas redes sociais, bater papos nos chats. Faço um alerta para não ficar postando sobre a sua cirurgia, sua vida pessoal, a rede social é sua aliada não um cartão postal da sua vida. Utilize-a para ver os parentes distantes, trocar informações.

9. Faça leitura com os filhos

Peça para seus filhos ficarem com você um tempo e faça leituras dos livros, revistas ou qualquer informativo que eles queiram partilhar.

10. Brinque com seus filhos

Sim, é possível. Sem muitos movimentos, você pode chamar seus filhos para brincar de mímicas. Desenho em papel. Também poderá brincar com massa de modelar.

11. Organizar o álbum de fotografias

Com ajuda de alguém, peça para trazer por perto as fotos que estão espalhadas pelos armários, guarda-roupas, gavetas. Organize as lembranças que estavam espalhadas e faça anotações nos versos das fotos, isso ajudará a recordar o tempo que se foi.

12. Ore em família

Agradeça a Deus o privilégio do tempo que Ele lhe deu para aproveitar a sua família e perceber o quanto eles são importantes para você. Lembre-se de dizer a cada um de seus familiares o quanto são imprescindíveis neste momento de repouso e o quanto você está feliz por estar com eles.

Toma un momento para compartir …

Fabiana Sesmilo de Camargo Caetano

Fabiana Caetano é casada, sonhadora, mãe de dois lindos meninos, apaixonada pela vida, pela escrita e pela leitura. Formada em Letras para conciliar hobby e trabalho. Acredita que o conhecimento traz a liberdade de pensamentos.