12 ideias de jogos de tabuleiro para presentear ou jogar com a família

Quer se desligar do mundo virtual e ao mesmo tempo construir relações com os filhos, ensinar-lhes alguns princípios e e se divertir? AQUI a solução: Ideias de incríveis jogos de tabuleiro.


C. A. Ayres

Jogar em família ensina muitas habilidades às crianças, entre elas:

  • Ganhar e perder

  • Esperar a vez

  • Honestidade

  • Lidar com a frustração e raiva

  • Desenvolver habilidades motoras, linguísticas e cognitivas

  • Desenvolver raciocínio matemático

    Advertisement

Veja uma lista de ótimos jogos para se jogar em família:

  1. Dominó – peças marcadas com valores numéricos, que consiste em baixar as peças de acordo com seus números.

  2. Jogo da Memória – português e inglês – formados por peças que apresentam figuras de um dos lados. Olha-se as figuras, depois vira-as, de forma a tentar lembrar onde a segunda figura – idêntica à primeira – se encontra.

  3. Xadrez– jogo recreativo e competitivo que consiste em usar de técnicas e estratégia para derrubar o oponente, estimulando e facilitando habilidades cognitivas.

  4. Damas – dois jogadores tentam capturar ou imobilizar as peças um do outro, obedecendo a regras específicas.

  5. Batalha Naval – dois jogadores tem que adivinhar em que quadrados estão os navios do oponente. Sua missão é afundá-los.

  6. Banco Imobiliário ou Monopólio – cada jogador terá a oportunidade de comprar bairros e empresas, e cobra do adversário quando este parar em alguns de seus estabelecimentos.

  7. War – é um jogo de guerra em que ganha quem alcançar o primeiro objetivo. É necessário inteligência, estratégia e um pouco de sorte. Há várias modalidades, como War Império Romano e War II, onde há aviões para atacar o inimigo.

  8. Detetive – é um jogo interessante com crimes e investigações. Os jogadores são detetives que precisam descobrir quem é o assassino, a arma usada para o crime e onde ele foi cometido.

  9. Jogo da Vida – é um jogo longo e interessante, onde os jogadores precisam enfrentar várias situações presentes em nossa vida, como casamento, nascimento dos filhos, administração de dinheiro e busca pelo sucesso.

    Advertisement
  10. Descobridores de Catan – é um jogo dinâmico, onde os jogadores obtêm progresso construindo cidades.

  11. Uno – um baralho composto por cartas numéricas, de ação e coringas. O objetivo do jogo é tentar fazer com que seus adversários acumulem o maior número de cartas possível, enquanto você tenta descartar as suas, até restar uma.

  12. Master – um jogo de perguntas e conhecimentos gerais sobre esporte, ciência e geografia.

Crianças aprendem brincando. Esta é uma das melhores maneiras de ensinar habilidades importantes aos filhos. Jogos como estes proporcionam a interação familiar, o uso ativo e criativo do tempo. Além disso, oferecem excelentes oportunidades para aprimorar e ensinar ótimas qualidades aos membros da família, de forma divertida e bem-humorada.

Toma un momento para compartir …

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.