12 hábitos de pessoas que sempre têm uma casa limpa

A sua casa está sempre uma bagunça? Aqui estão 12 hábitos que ajudarão a manter sua casa limpa e organizada.


Maureen Campaiola

Eu amo casa limpa. Estar em um ambiente limpo e bem organizado me deixa feliz. Se eu vivesse sozinha, provavelmente poderia fazer a limpeza da minha casa uma vez por mês; mas essa não é a minha realidade.

Três coisas tornam minha casa menos arrumada do que eu gosto, e exigem limpeza regular:

1. Animais

Tenho três gatos, então manter as partículas de pelos de gato longe dos leitos e dos alimentos é sempre um desafio.

2. Minha mãe idosa

As pessoas mais velhas fazem bagunça. Não há o que se possa fazer e um dia todos estaremos lá.

3. Crianças

É da natureza das crianças fazerem bagunça e se não o fizessem provavelmente não seriam crianças.

Sou organizada e esta é uma parte muito importante de por que minha casa está sempre limpa. Se eu não tivesse a disposição de manter as coisas em ordem, minha casa, provavelmente, iria se parecer com um local onde se explodiu uma bomba.

Mas, felizmente, não é assim e aqui estão os 12 hábitos que eu utilizo para manter a casa limpa:

Advertisement

1. Eu não deixo roupa espalhada

Quando eu tiro a roupa, ou as recolho pela casa, eu procuro arrumá-las ou levar para a lavanderia. Não as jogo sobre uma cadeira ou no chão. Todas as minhas roupas têm um lugar, e elas vão para o lugar certo no final do dia, sem exceção. Demora menos tempo para fazer isso a cada noite do que percorrer a casa procurando o outro pé de um par de meias ou seu jeans favorito.

Leia: Organizando a casa com eficiência

2. Eu não possuo mais que um de qualquer coisa

Esse não foi sempre o caso. Eu costumava ter extras de tudo. Mas uma vez eu decidi que queria viver uma vida simples, e tive que tomar decisões sobre o que eu manteria e do que me livraria. Lembro-me do dia em que eu estava organizando o sótão e encontrei 30 conjuntos de luzes de Natal, luzes suficientes para três árvores ou mais. Eu testei todos eles, joguei fora os que não estavam funcionando, mantive os que eu queria e doei o resto.

3. Eu mantenho os papéis organizados

Se você tem pilhas de papéis em sua casa, então você realmente vai querer adotar este hábito! Demanda menos esforço arquivar papéis imediatamente que mantê-los espalhados pela casa. Quando as contas chegam, coloque-as em um lugar e depois de pagas, arquive imediatamente. Mantenha seus papéis importantes em um lugar certo para que você possa encontrar o que precisa e atualizar regularmente.

4. Eu limpo as superfícies após cada utilização

Depois de cozinhar, escovar os dentes, fazer um sanduíche, colocar minha maquiagem – o que eu faço? Limpo a superfície utilizada. Eu não aguento ver uma pia, fogão ou balcões sujos, então eu tornei este um hábito – fazer uma limpeza rápida da área. Leva apenas alguns segundos para limpar a área que você acabou de usar e ela permanece limpa e desinfetada, pronta para ser usada novamente. Mais importante, se você deixar gordura e sujeira acumularem ao longo do tempo, é quase impossível restaurá-la à sua condição original.

Leia: Como limpar profundamente a sua cozinha

5. Minha cama é para dormir, não para acumular

Minha mãe era acumuladora e sempre havia lixo em sua cama. Ela me deixava louca com isso e eu não conseguia entender por que alguém deixaria lixo em sua cama. Interfere com o seu sono, certo? Minha cama é usada para aquilo que ela foi feita e não inclui armazenamento de roupas ou outros itens. Se você precisa de sua cama para colocar suas roupas, você provavelmente precisa excluir algumas roupas do seu guarda-roupa.

6. Eu tenho uma quantidade razoável de travesseiros e cobertores

Lembro-me de limpar esta casa pela primeira vez e de contar 12 travesseiros para cada cama. Como se fosse possível alguém dormir com 12 travesseiros. Fiquei surpresa de nunca ter me afogado em meio a tantos deles! Se você tem muitos travesseiros ou almofadas decorativas, eles ficam difíceis de gerir e muitas vezes acabam no chão; muitos cobertores também. Mantenha a quantidade de travesseiros e cobertores que você realmente precisa. Jogue fora os velhos ou doe para um abrigo de animais. Quanto menos tiver em sua cama, o mais provável é que você a arrumará todas as manhãs.

7. Arrumo a minha cama todos os dias

Nada faz seu quarto parecer mais arrumado e limpo do que uma cama feita.

8. Coloque os sapatos e casacos no lugar certo

Este é um dos meus maiores ódios. Eu odeio ver sapatos jogados pela casa. Tiramos nossos sapatos ao chegar em casa e os guardamos no armário imediatamente. Não gosto da ideia de toda a sujeira e germes da rua sendo espalhados pela minha casa. É também uma ótima maneira de manter sua sala de visitas convidativa para quem aparecer para uma visita.

Advertisement

9. Os pratos são lavados após o uso

Enquanto minha filha crescia, era comum eu deixar seus pratos sujos na pia, mesmo tendo uma máquina de lavar disponível. Eu finalmente quebrei esse hábito, mas foi difícil. É tão fácil dar uma enxaguada, abrir a porta e enfiar o prato dentro da máquina de lavar louça. Livre-se dos pratos sujos antes de ir dormir e de manhã você vai ter pratos limpos que precisarão de apenas alguns minutos para serem arrumados. Depois de usar panelas e frigideiras antiaderentes, limpe-as imediatamente com a toalha de papel e guarde. Seus balcões e mesas ficarão limpos e organizados e você terá o que precisa limpo na próxima vez que você cozinhar.

10. Guardando as coisas após o uso

Geralmente eu tenho pessoas entrando e saindo da minha casa devido aos cuidados com minha mãe. Se todo mundo resolvesse deixar as coisas fora do lugar ou colocá-las em algum lugar a que o objeto não pertence, nenhum de nós seria capaz de encontrar qualquer coisa. Colocar as coisas de volta de onde foram retiradas, garante que todos saberão onde procurar as coisas e manter a casa limpa e arrumada.

11. Tiro a poeira e aspiro regularmente

Não se desespere quando souber quantas vezes aspiro a casa. Eu sei que não é para todos, mas eu tenho três gatos por isso tenho que aspirar diariamente. O pó em geral é tirado uma vez por semana. Se você tirar a poeira e aspirar a casa semanalmente, sua casa ficará mais limpa e você vai economizar tempo, pois não terá que fazer uma grande limpeza cada vez que faxinar. As coisas vão ficar apresentáveis por mais tempo.

12. Eu respeito as pessoas com quem convivo

Em última análise, eu tenho respeito para com as pessoas com quem resido. Portanto, para mim, manter uma casa limpa e ordenada é uma maneira de demonstrar meu respeito por seu ambiente de vida. Felizmente, todos nós acabamos por desfrutar de uma casa limpa. E mesmo quando não era uma prioridade para toda a família, eles passaram a entender que era uma maneira de respeitar o que era importante para mim.

Leia: 7 passos para manter seu guarda-roupa organizado

Adotar esses 12 hábitos irá manter sua casa limpa e arrumada e reduzir o estresse associado com uma casa bagunçada e suja. Você se sentirá mais feliz com a sua casa e sentirá os benefícios imediatamente.

Nota do Editor: Este artigo foi originalmente publicado em Debt Stress Free. E foi republicado aqui com permissão.

Toma un momento para compartir …

Maureen Campaiola

Maureen é escritora, empresária, fotógrafa, faz DIYs, cuida de sua mãe, é mãe e avó.