12 ferramentas para fortalecer a estrutura familiar

"Ferramentas" para construir uma família num firme alicerce. Dicas para fortalecer a estrutura familiar e a estrutura pessoal, assim, quando os problemas surgirem, não cairemos por pouco.

C. A. Ayres

“Nenhum sucesso na vida compensa o fracasso no lar.” David O. Mckay

A família é a base do plano divino para nossas vidas. Muitas pessoas sucedem na vida em condições familiares complicadas e nada ideais, mas a grande maioria carrega problemas de comportamento e psicológicos, passando para futuras gerações muitas vezes, as frustrações e mágoas de uma família desestruturada. Mas do que dinheiro e boas condições e oportunidades, a presença de uma família equilibrada é a maior garantia de um ser humano se desenvolver completamente nas áreas psicológica, pessoal, familiar, profissional e espiritual.

Isso não acontece por coincidência. O Senhor nos organiza em famílias para que cresçamos em segurança, e a família é onde podemos aprender a amar nosso próximo sem egoísmo, a chave para a verdadeira felicidade. É dentro da família onde as gerações se encontram e evoluem, e o amor por nossos filhos espelha o amor de nosso Pai por nós.

Para isso, algumas ferramentas são essenciais:

1. Buscar a ajuda de Deus em todas as coisas

O Senhor pode nos ajudar sobre como agir, como educar nossos filhos, como aprender autocontrole, como amansar nosso coração. Quando O colocamos em primeiro lugar em nossa vida familiar, somos tocados pelo discernimento e procuramos sempre melhorar.

Advertisement

2. As escrituras são um grande manual

Estudá-las com a família e procurar entender os princípios ensinados, viver e cumprir os mandamentos e conselhos dados pelas palavras dos profetas e ensinar nossos filhos sobre eles, além de dar o exemplo, é primordial para a estrutura ser firme e inamovível.

3. Humildade

Ser humilde e ensinar os filhos a serem humildes economiza preocupações e previne o orgulho e a vaidade exacerbadas que trazem muitos outros problemas.

4. Perdão

Saber perdoar e perdoar-se das desventuras que virão na convivência familiar e buscar a paz com aqueles que nos conhecem desde que nascemos ou desde que eles nasceram, ajuda na harmonia e crescimento do amor no lar.

5. Oração

Dean Davies disse: “A oração é um dos blocos de construção mais básicos e importantes de nossa fé e de nosso caráter. Por meio da oração podemos expressar nossa gratidão, nosso amor e nossa devoção a Deus. Por meio da oração podemos tornar nossa vontade submissa a Dele e, em troca, receber forças para tornar nossa vida condizente com Seus ensinamentos.”

6. Paciência

Durante o ministério de Cristo, Ele ensinou com amor e clareza os princípios que fortaleceriam nosso caráter. O tempo passa muito rápido. Os filhos crescem muito rápido, e todos os minutos que tivermos paciência ao ensinar algo a eles trarão vantagens no futuro.

Advertisement

7. Esforço

Nós sabemos que para a boa convivência em família precisamos ser altruístas, honestos, leais, carinhosos e tantas outras virtudes, mas só as conseguiremos se realmente nos esforçarmos para tal.

8. Respeito

A si mesmo e ao outro, seja ele quem for. Respeito pelas diferenças para abraçar as semelhanças. Respeito pelos gostos diferentes e sonhos contrários. Respeito quando tudo parece nebuloso. Um lar bem estruturado precisa de respeito para continuar sempre.

9. Comunicação

Aplicar todos esses princípios na comunicação e promovê-la e criar situações para exercitá-la traz benefícios para toda uma vida e muitas gerações. Isso inclui saber conversar com consideração pelos sentimentos do outro, saber ouvir, saber entender e dar atenção e importância ao que o outro diz.

10. União

Aconteça o que acontecer, venha o que vier, seja o que for, decida em tempos de bonança como agir na hora da tempestade. Unirem-se e trabalharem juntos na solução de um problema sempre que puderem. Decida antes do problema acontecer e a segurança que o outro estará ali contigo com os mesmos objetivos é confortante e lhe dará ânimo para prosseguir.

11. Compromisso

Dallin Oaks disse: “Temos de renunciar a algumas coisas boas em prol de outras muito boas ou excelentes, pois elas desenvolvem a fé no Senhor Jesus Cristo e fortalecem a família”. Priorize o que é realmente importante e faça um compromisso consigo mesmo de ser leal e honrar sua família e cônjuge todos os dias.

Advertisement

12. Visão e trabalho

No clássico de Lewis Carroll, Alice no País das Maravilhas, Alice chega a uma encruzilhada onde há dois caminhos diante dela, seguindo em direções opostas. Ela se defronta, então, com o Gato Risonho, a quem pergunta: “Que caminho devo tomar?” O gato responde: “Isso depende do lugar aonde quer chegar. Se não sabe para onde quer ir, então pouco importa o caminho que irá tomar”. Todos nós desejamos o melhor casamento e uma família feliz e equilibrada. As escolhas que fizermos diariamente nos levarão onde desejamos e traremos conosco aqueles que dependem de nós. Temos o poder e arbítrio de pensar, raciocinar e decidir. Independente dos momentos tristes e complicados que passemos em nosso casamento ou em família, podemos ainda decidir continuar e permanecer firmes.

Não há segredo. Nós nunca erraremos se fizermos o que é certo. Thomas Monson disse: “É preciso ter coragem para pensar o que é certo, escolher o que é certo e fazer o que é certo.”

Sua família merece seu esforço e se você se esforçar em usar essas ferramentas e fazer a sua parte, o Senhor fará a parte Dele em lhe ajudar com o restante.

Toma un momento para compartir ...

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.