12 coisas que você está fazendo errado na cozinha

ATENÇÃO! Alguns desses erros podem colocar sua saúde e a de sua família em risco!


Erika Strassburger

Você provavelmente comete a maioria desses erros pensando estar acertando:

1. Lavar as carnes

Você acha que lavando as carnes, especialmente o frango, as bactérias serão removidas? Ledo engano! As bactérias contidas nas carnes acabam morrendo durante o cozimento. Entretanto, toda a superfície em que forem lavadas, mesmo onde houver apenas respingos, ficarão contaminadas. E se houver alimentos crus ou prontos para o consumo por perto, inclusive louças e talheres, há grande risco de que sua família seja contaminada.

2. Guardar tomate, cebola e batata na geladeira

Pasme! Em vez de preservá-los, a refrigeração acelerará sua deterioração. O correto é guardá-los em lugar seco e ventilado. O tomate de cabeça para baixo dentro de um recipiente; a batata e a cebola longes uma da outra.

3. Prorrogar o prazo de validade da esponja

Um dos objetos mais sujos da cozinha é a esponja de lavar louça, ainda mais quando não é desinfetada depois de cada lavagem. Como é difícil se lembrar de fazer isso com a frequência necessária, o melhor mesmo é trocá-la toda semana.

4. Colher de pau e tábua de madeira

Objetos em madeira são muito porosos, favoráveis para a proliferação de microrganismos.

5. Usar uma lixeira de pia

Essas pequenas lixeiras, embora práticas, atraem insetos e podem contaminar os alimentos colocados sobre a pia.

6. Arear a panela de alumínio por dentro

Vários especialistas alertam contra o uso de panelas de alumínio, pois os alimentos acabam recebendo resíduos desse metal durante o cozimento, o que pode ser muito prejudicial à saúde. Mas, se está difícil trocar as panelas de alumínio por panelas de inox ou de vidro no momento, você irá minimizar os prejuízos se não as arear por dentro, o que evitará que mais quantidade do metal se desprenda. Use sabão neutro ou detergente, sem abrasivos.

Advertisement

7. Deixar alimentos que sobraram dentro da lata na geladeira

Após abrir o leite condensado, molho de tomate, milho verde ou outro alimento enlatado, o correto é acondicionar o que sobrou em um pote de vidro ou de plástico – jamais dentro da lata – e colocá-lo na geladeira. Deixá-lo na lata acelerará o processo de oxidação do material e acabará contaminando o alimento.

8. Colocar óleo na água da massa

O óleo não é o responsável por a massa não grudar durante o cozimento. O que fará isso acontecer é colocar quantidade suficiente de água, conforme indicado na embalagem, e mexê-la constantemente. Colocar óleo na água ou sobre a massa pronta irá dificultar a aderência do molho, além de acrescentar calorias extras ao alimento.

9. Cozinhar legumes em água

Isso irá fazer o alimento perder grande parte de seus nutrientes. O correto é cozinhá-los no vapor, na grelha ou no forno.

10. Fazer frituras com azeite de oliva extravirgem

Por ser mais saudável que os óleos, a tendência é pensar que o azeite de oliva extravirgem deve ser usado de todas as formas na culinária. Mas é importante saber que se for exposto a temperaturas elevadas, ele perderá suas melhores propriedades.

11. Reaproveitar óleo usado em frituras

Os óleos (e outras gorduras) utilizados em frituras jamais devem ser reaproveitados na preparação de outros alimentos. As frituras por si sós já contribuem para o aumento dos casos de câncer, pois ao atingirem o “ponto de fumaça” (quando o óleo queima) liberam uma substância cancerígena chamada acroleína. Os reaproveitados são ainda mais nocivos, pois podem ter a quantidade dessa substância aumentada pelo aquecimento sucessivo.

12. Lavar o ovo antes de guardá-lo na geladeira

O correto é lavá-lo e secá-lo com papel toalha imediatamente antes de utilizá-lo. Por possuir uma casca porosa e permeável, o ovo fica suscetível à contaminação por salmonela, pois a água empurra o microrganismo para o seu interior, segundo a cientista de alimentos Natália Xavier.

Agora que você já sabe, espalhe essas dicas e ajude a evitar que mais pessoas continuem cometendo os mesmos erros.

Leia também: 12 dicas e curiosidades úteis na hora de cozinhar

Toma un momento para compartir …

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.