12 coisas que o casamento não é

Já parou para refletir sobre tudo aquilo que um casamento não é? Confira essas verdades que podem ajudar você a ter as expectativas certas.


Évila Campos de Sant’Ana

Geralmente, temos certas expectativas sobre o que é um casamento, mas fazemos ideia de tantas coisas que um casamento não é? Será que não exigimos demais dessa união?

Leia: 12 coisas que o casamento é

Segundo a psicóloga clínica Dra. Margaret Rutherford, vamos entender um pouco, algumas coisas que o casamento não é:

1. O casamento não é para os fracos

Esqueça as histórias de contos de fadas. Encontrar seu ‘Felizes para sempre’ exige trabalho árduo. Ser forte em cumprir os compromissos de amar seu cônjuge todos os dias sobrepujando tudo e sendo leal.

2. O casamento não é uma caixinha de desejos

O egoísmo faz cada um querer sua vontade e sonhos em primeiro lugar. Não faça isso. Não é uma competição sobre quem consegue sobrepujar o outro. É dar espaço para conhecer novas ideias, novas coisas e lugares…é aprender com o outro e unir mentes e corações diferentes em um único propósito.

3. O casamento não é um ‘bicho de 7 cabeças’

Você não precisa de manual e nem é algo que você resolve com uma equação matemática e obtêm um resultado exato. São as coisas simples que garantem o sucesso de uma relação a dois como respeito, bondade, compreensão, perdão, amor…Cada gesto faz toda a diferença. Amar deve ser a coisa mais divertida que você já fez.

4. O casamento não é algo ‘Fora de moda’

Escolher alguém para compartilhar sua vida e fazer esta pessoa a mais feliz do mundo, será sua maior realização. Não há nenhuma outra fonte de sucesso no mundo que supere a de um casamento feliz.

Advertisement

5. O casamento não é excitante por si só

Se não houver empenho de ambos em dar vida a relação, o casamento morrerá. Assim como uma planta precisa ser nutrida e regada para florescer, o relacionamento precisa de estímulo e sedução para manter o coração de ambos enlaçados.

6. O casamento não é um baú para colecionar coisas

As alegrias do casamento podem resultar em lindas lembranças que queremos preservar. Porém, é muito mais…os momentos são para serem vividos. Sentir o amor dia a dia é a maior recompensa de todas.

7. O casamento não é impaciente

Paciência é totalmente essencial para que tudo aconteça no momento apropriado. Aprenda a esperar e não deixe o estresse e a ansiedade atrapalhar vocês.

8. O casamento não é um local para críticas

Se você se concentrar nos defeitos, cavará um poço sem fundo. Nunca se esqueça que cada um tem suas fraquezas e o amor é a força que encontramos para superá-las. Enxergue a imperfeição de uma forma perfeita. Destaque as qualidades e elas brilharão a tal ponto que tudo mais desaparecerá.

9. O casamento não é um pronto-socorro

Há quem espere por atenção e cuidado 24 horas por dia. Não é bem assim. Haverá coisas que você precisa resolver por si mesmo. Não pressione ou exija do companheiro além do que realmente ele pode fazer.

10. O casamento não é autossuficiente

Se não houver empenho em torná-lo bem sucedido, tudo vai desmoronar. E quando há filhos, eles são um complemento de sua felicidade e não devem ser o foco. O cônjuge sempre é sua prioridade, até mesmo antes de seus filhos.

11. O casamento não é uma chatice

Ele é uma aventura a dois, na qual vocês descobrem juntos a admirar o nascer do sol. E aprende a conviver com alguém completamente diferente e que mesmo assim te completa.

12. O casamento não é desentendimento

Os conflitos acontecerão e o segredo é trabalhar as diferentes opiniões e chegarem a um acordo. Você deve ser um pacificador sempre. A cura para a raiva e decepção sempre virá do amor.

Há muitas coisas sobre o casamento que não podemos explicar. Contudo, ele é mágico porque é capaz de unir duas pessoas em um único propósito: Levar à felicidade enquanto se trilha o caminho para o coração.

Leia: 4 verdades que ninguém lhe contou sobre casamento

Advertisement
Toma un momento para compartir …

Évila Campos de Sant'Ana

Évila Sant'Ana é esposa e professora de língua inglesa e apaixonada pelo mundo da leitura e escrita. Acredita que o amor e o conhecimento são os meios de conquistar a felicidade.