12 alimentos com alto poder para amarelar e manchar definitivamente os dentes

Os 4 primeiros são os piores!


Erika Strassburger

O esmalte que encobre nossos dentes contém poros microscópicos onde são depositadas partículas dos alimentos que ingerimos, sólidos e líquidos. Quando ingerimos alimentos com pigmentos escuros e cores fortes, eles entram nessas fissuras e acabam escurecendo ou manchando permanentemente os dentes, caso não seja feita uma higienização adequada após sua ingestão.

Abaixo estão 12 alimentos com alto poder para amarelar e manchar os dentes:

1. Café

2. Chá preto, chá mate, chás com hibisco, entre outros

3. Refrigerantes, especialmente os à base de cola

4. Chimarrão

5. Sucos coloridos artificialmente

6. Suco de uva natural

7. Balas e doces com corante

8. Curry ou açafrão

9. Catchup e molho de tomate

10. Açaí

11. Chocolate

12. Beterraba

Os 4 primeiros alimentos tendem a causar um estrago maior porque, geralmente, são ingeridos ao longo do dia, fora do horário das refeições, o que acaba inviabilizando uma escovação dentro do tempo necessário para impedir que os dentes sejam afetados. Os demais somente destruirão a brancura dos dentes se não for feita uma escovação caprichada após serem ingeridos.

Para uma escovação adequada, segundo artigo publicado no ZH Vida, “o ideal é, primeiramente, fazer um bochecho com água para reduzir a acidez e só depois realizar a escovação. Dessa forma, a acidez bucal diminui e a correta higienização é facilitada – protegendo o esmalte dos dentes.”

Este site especializado em saúde bucal diz que “parar de ingerir café, chá ou outras bebidas que causam manchas nos dentes é a melhor maneira de evitar a coloração causada por essas bebidas”. Mas como muitas pessoas não estão dispostas a abrir mão de seus hábitos, a saída para minimizar os prejuízos é fazer, no mínimo, três escovações diárias com creme dental clareador. E, se o desejo da pessoa for conquistar dentes brancos e brilhantes, fazer clareamento, de tempos em tempos, com profissionais especializados.

É importante ter em mente que a saúde dos dentes é ainda mais importante que a aparência deles. Portanto, é essencial ingerir alimentos que fortalecem o seu esmalte, evitar doces e alimentos com altos níveis de acidez fora do horário de escovação, e livrar-se do hábito de fumar (quando for o caso).

Para quem aprecia um belo sorriso

Para hábitos alimentares mais saudáveis

Toma un momento para compartir …

Erika Strassburger

Erika Strassburger mora no Rio Grande do Sul, tem bacharelado em Administração de Empresas, escreve e traduz artigos para o site Família, é cristã SUD, pintora amadora de telas a óleo e mãe de três lindos guris, o mais velho com Síndrome de Down.