8 sinais de que você pode estar se tornando uma pessoa desinteressante

Talvez você esteja se sentindo sozinho, sem perceber que são suas próprias ações que provocam isso.

Suely Buriasco

As pessoas costumam falar que não se importam com opiniões alheias, mas na prática não é bem assim, afinal vivemos em sociedade e interagimos o tempo todo. Claro que não é saudável priorizar os julgamentos alheios, viver tentando agradar todo mundo é mesmo muito desgastante. Em contrapartida, também não é nada bom se tornar uma pessoa que ninguém quer por perto.

Segundo a psicóloga Marisa de Abreu Alves nessa matéria: “Mas vale ressaltar que para tudo na vida é necessário equilíbrio, uma pessoa que não se incomoda absolutamente nada com o que pensam dela pode se tornar inconveniente e talvez perder amigos”.

Você pode estar se tornando uma pessoa desinteressante, mesmo sem se dar conta disso. Portanto vale prestar atenção nos sinais abaixo:

1. Você só enxerga o próprio umbigo

Concentrar-se em si mesmo e nos problemas faz com que você só enxergue seus próprios interesses. Preste atenção se você só tem falado a seu respeito, sem se preocupar com os sentimentos alheios. Quando você está com dificuldade de sentir o outro, o momento exige mudança.

2. Sua maior preocupação é com a aparência

Cuidar de si mesmo é fundamental, mas como um todo, ou seja, corpo e mente. Pessoas que priorizam a aparência física e alimentam comportamentos menos atraentes serão sempre vistas como inconvenientes, narcisistas e chatas. Olhe-se no espelho e veja no seu olhar se você realmente tem se mostrado bonito(a).

Advertisement

3. Você está sempre competindo

Além de chato é muito estressante querer sempre ser o melhor em tudo. Todos temos o que ensinar e, principalmente, o que aprender. Ninguém aguenta o tipo “sabe tudo”, que está sempre menosprezando os outros.

4. Você quer controlar tudo

Bons relacionamentos acontecem em nível de igualdade e respeito. Não é agradável conviver com alguém que quer decidir tudo e se recente se as coisas não acontecem conforme os seus desejos.

5. A mentira é um hábito

Ninguém quer estar perto de uma pessoa que tem costume de mentir. Pessoas assim não inspiram confiança. Observe se você tem usado de honestidade com todos, esse é um quesito essencial para viver plenamente.

6. Você é rude

Normalmente, as pessoas não percebem quando costumam se manifestar com aspereza e grosseria. Claro que você pode discordar dos outros, mas cuide para demonstrar sempre boa educação e respeito. É importante falar, esclarecer sentimentos, mas a maneira de dizer faz toda a diferença.

7. Ninguém pode contar com você

Reciprocidade é fundamental nos relacionamentos, pois, todo mundo passa por dificuldades em algum momento da vida. Pessoas do tipo “venha a mim, e ao vosso reino nada” são totalmente desinteressantes; ninguém quer por perto.

Advertisement

8. Você é uma pessoa negativa

Se você só vê o lado ruim das coisas, está sempre reclamando e olha o futuro com pessimismo e desânimo, não pode se espantar das pessoas se afastarem. Pessoas mal-humoradas sugam as boas energias e ninguém se sente bem perto delas. Sem contar que é muito chato conviver com gente azeda.

Caso esses sinais façam algum sentido para você, o melhor é procurar identificá-los e, o mais rápido possível, tirá-los de seus hábitos. Conforme escrevi: A escolha de passar a olhar o lado bom da vida, valorizar as pessoas por suas qualidades em detrimento ao que não se gosta nelas, esforçar-se por manter bons relacionamentos, através do respeito e da empatia são fundamentais para uma vida plena, harmoniosa e feliz.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.