Conheça a técnica do príncipe William e Kate para evitar birras e manter os filhos serenos

Essa técnica vai transformar a sua relação com o seu filho e a dele com o mundo.

Suely Buriasco

Muito tem se falado na técnica que o príncipe William e Kate, da Inglaterra, empregam na educação de seu filho. Ao conversarem com George, de apenas três anos, abaixam-se mantendo contato visual linear com o garoto. Essa matéria ilustra que até mesmo visitantes ilustres como o casal Obama, dos EUA, também foram surpreendidos agachados para falar com o pequeno príncipe.

A técnica

Segundo a imprensa, o casal de príncipes inglês adotou uma técnica muito interessante chamada “Escuta Ativa”, desenvolvida pelos psicólogos americanos Carl Rogers e Richard E. Farson, em 1957. É vastamente usada por profissionais como psicólogos, mediadores, coach e todos os que se interessam pelo ser humano e suas interações. Trata-se de um processo de comunicação que difere o “escutar” do “ouvir”, salientando que quem escuta percebe além do que ouve, pois, compreende até mesmo o que não foi dito. A escuta ativa promove o contato com a perspectiva do outro, melhorando a comunicação e, consequentemente, harmonizando os relacionamentos.

A birra e a insegurança

Segundo esse artigo: “Na verdade, em algumas situações, as crianças estão testando o limite dos pais para descobrir até onde podem chegar. Outras vezes, a birra é apenas um pedido de ajuda inconsciente para lidar com um sentimento novo que é a frustração”. A criança insegura procura uma forma de chamar a atenção dos adultos, principalmente dos pais, então gritam e esperneiam. O método de comunicação com “olho no olho”, demonstrando atenção e desenvolvendo empatia traz segurança para a criança e evita que ela procure o recurso da birra.

Fortalecimento do vínculo

A criança que se sente escutada, isto é, compreendida e aceita, tem segurança e, por isso, é mais serena. Esse método exige muita paciência, pois, normalmente a criança interpela o adulto em momentos em que ele está absorto em alguma tarefa, isso acontece, exatamente, porque a criança quer chamar a atenção. O recomendável nesses casos é se abaixar e explicar carinhosamente que logo poderão conversar e, claro, cumprir a promessa. As notícias dão conta de que o príncipe Willian teria até sido repreendido pela rainha por quebrar o protocolo de uma cerimônia, abaixando-se para falar com o filho. Todo método exige repetições.

Autoridade e respeito

Ao contrário do que possam concluir alguns, o método não tira a autoridade do adulto, muito pelo contrário, outorga respeito. Não se trata de fazer o que a criança quer, mas de estabelecer um diálogo pelo qual ela possa entender e aceitar naturalmente o que pode ou não fazer. A criança que se sente apoiada e segura entende perfeitamente a autoridade dos pais.

Advertisement

Reforço na autoestima

Segundo afirma a psicopedagoga Adriana Tavares, dar liberdade à criança para contar o que sente, respeitar sua opinião e valorizar suas realizações são atitudes que ajudarão a formar um adulto confiante. A escuta ativa é um método que promove esse entendimento entre pais e filhos e é, portanto, eficaz para fortalecer a autoestima da criança. O fortalecimento do vínculo pais e filhos faz com que a criança sinta a própria importância e valor.

Desde que os pais não confundam a escuta ativa com liberdade absoluta e saibam estabelecer os limites necessários, esse método pode evitar birras e cooperar muito para a formação saudável das crianças.

Toma un momento para compartir ...

Suely Buriasco

Mediadora de Conflitos, educadora com MBA em Gestão Estratégica de Pessoas, apresentadora do programa Deixa Disso com dicas de relacionamentos. Dois livros publicados: “Uma fênix em Praga” e “Mediando Conflitos no Relacionamento a Dois”.