11 problemas de saúde que você pode detectar ao observar suas unhas

Essas manchas brancas são normais?

Amberlee Lovell

Nós não costumamos pensar muito em nossas unhas, a não ser quando é preciso dar uma renovada no esmalte. No entanto, essa pequena parte do corpo é realmente fascinante. Prestar atenção em alterações ou anormalidades nas unhas pode alertá-lo para uma série de problemas de saúde.

Aqui estão 11 mensagens que as suas unhas estão tentando transmitir sobre sua saúde:

1. Unhas esbranquiçadas

As unhas são naturalmente esbranquiçadas nas pontas, mas se toda a unha, exceto uma faixa estreita na parte superior, estiver esbranquiçada, pode ser um sinal de doença hepática, insuficiência renal, diabetes ou insuficiência cardíaca congestiva, de acordo com a Clínica Mayo.

2. Unhas amareladas

A Síndrome da Unha Amarela ocorre quando as unhas engrossam e ficam descoloridas. Pode ser sinal de doença respiratória, como bronquite crônica, mas também está relacionada ao inchaço das mãos (linfedema), de acordo com a Clínica Mayo.

3. Unhas descamando

Não há muito com que se preocupar em relação a isso. Se suas unhas estiverem descamando, é provável que elas tenham sido muito expostas à umidade ou tenham ficado cobertas por esmalte durante muito tempo, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland.

Advertisement

4. Listras vermelhas na unha

Uma infecção na válvula cardíaca pode fazer surgir listras vermelhas na base da unha, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland.

5. Unhas fissuradas ou quebradiças

Se as suas unhas são extrafrágeis ou ficam rachando, pode ser sinal de doença da tireoide ou psoríase, de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland.

6. Hipocratismo ou Baqueteamento digital

É um espessamento da carne que fica sob as unhas que as faz com que a ponta dos dedos alargue e as unhas fiquem curvadas para baixo, em direção às pontas dos dedos, apresentando um formato parecido ao de uma colher virada para baixo.

Problemas de pulmão, câncer, infecção ou doenças que afetam a quantidade de oxigênio que chega ao coração podem ocasionar o baqueteamento digital.

7. Unhas azuladas

Se somente a unha está azulada (e não toda a mão), seu corpo pode estar tentando lhe dizer que você não está recebendo oxigênio suficiente. Também pode ser um sinal de certos venenos em seu corpo.

Advertisement

8. Sulcos ou riscas

Tudo depende da direção dos sulcos. Muitas pessoas têm sulcos verticais que se tornam mais acentuados à medida que elas envelhecem. Dr. Phoebe Rich, professor adjunto clínico de dermatologia da Oregon Health Science University, disse que consideraria estes sulcos como rugas nas unhas.

Às vezes, essas riscas verticais indicam falta de vitaminas ou nutrição, mas, na maioria das vezes, não é preciso se preocupar.

Os sulcos horizontais podem ser motivo de maior preocupação, conforme descrito no ponto seguinte.

9. Sulcos horizontais

São causados pelo crescimento interrompido que pode acontecer por várias razões. Doenças como diabetes ou doenças associadas à febre alta podem criar essas marcas, bem como lesões graves ou deficiência de zinco, de acordo com a Clínica Mayo.

10. Linhas escuras sob as unhas

As linhas escuras que aparecem debaixo da unha não são um bom sinal. Se você tem isso regularmente, visite um médico, pois pode ser sinal de melanoma (que é um tumor maligno), de acordo com o Centro Médico da Universidade de Maryland.

Advertisement

11. Manchas brancas nas unhas

Não se preocupe com isso, disse a dermatologista Jessica Krant ao Huffington Post. “Elas provavelmente são sinais de trauma prévio na lâmina ungueal (a parte dura da unha) ou na matriz (a raiz da unha, localizada abaixo da cutícula sob a pele)”, disse Krant. “Assim como dobrar ou amassar um pedaço de plástico transparente deixa uma marca branca, o mesmo acontece com uma pressão ou trauma na unha”.

Traduzido e adaptado por Erika Strassburger do original 11 health problems you can detect by looking at your nails

Toma un momento para compartir ...

Amberlee Lovell

Amberlee é a gerente de conteúdo do site FamilyShare.com, ela é formada em jornalismo. Ela cria coisas incríveis com sua experiência em escrita, design gráfico, fotografia, vídeo e música. Ela ama sua família, o ar livre, bebês raposa e podcasts.