10 vantagens de incentivar os filhos à prática de esportes

O que todos os pais de atletas devem saber quando possuem os filhos envolvidos com esportes.


C. A. Ayres

Esportes são a melhor opção para adolescentes. Esportes os tiram das ruas e preencherão um tempo que muitas vezes seria utilizado na internet ou em coisas não produtivas.

Como mãe de um adolescente engajado em esportes, detalharei aqui coisas simples que todos os pais e mães precisam saber quando seu filho ou filha estiver praticando esportes.

Vantagens de se praticar esportes

1. Adeus ao ego inflado

Quando o adolescente pratica um esporte, ele vai ter que aprender a agir dentro de um time. Quando ele percebe que todos no time precisam participar, e que cada um tem seus pontos fortes e fracos, ele começará a pensar no grupo como um todo, e aprenderá a ficar feliz pelas realizações de outros.

2. Mentores positivos

Na maioria das vezes o treinador é dedicado, sensível às necessidades de seu time, e poderá ter um impacto incrível em seu filho. Não estranhe se seu filho responder melhor sob direção de um mentor objetivo e disciplinário, mas tenha certeza de que há respeito, pois a boa escolha de um treinador ou mentor positivo o incentivará em muitas áreas de sua vida, tanto na escola, quanto em empregos e outros interesses mais tarde.

3. Pensamento PPP

Prática, paciência e persistência. O entendimento de que conseguirão algo na vida através da garra e da experiência depois de muito trabalho duro trará lições de vida que serão aplicadas mais tarde.

4. Oportunidade de passar o tempo juntos

Excelente oportunidade para que os pais estejam engajados, bem como os avós e outros parentes. Nada como ir assistir uma competição de seu filho jogando, para que ele veja que estamos ali apoiando seus esforços.

5. Pertencer a um grupo

Praticar esportes é divertido, principalmente quando os filhos pertencem a um grupo que desenvolve uma atividade saudável e possui os mesmos objetivos.

Advertisement

6. Aumento da autoestima

Crianças e adolescentes têm uma melhor imagem de si mesmos e de seu corpo quando praticam esportes.

7. Melhores notas

Muitas escolas possuem times que, para que o adolescente possa participar no mesmo, ele tem que ter um mínimo de notas aceitáveis, isso faz com que se esforcem ainda mais com as notas.

8. Desenvolvimento completo

Esportes produzem bom desenvolvimento motor, pensamento estratégico, e até mesmo equações matemáticas são entendidas, além de obediência às regras, e cumprimento de metas.

9. Vida saudável

A prática regular de exercícios melhora a qualidade de vida. Crianças e adolescentes acostumados a praticar esportes têm maior chance de levar o estilo ativo e saudável à vida adulta. Eles também têm menos tendência a usarem drogas ou fumar, pois entendem o impacto destrutivo nas atividades físicas e em sua atuação num jogo.

10. Inteligência emocional

Jovens que praticam esportes tendem a ter mais autocontrole e autoestima, bem como menor tendência à depressão e solidão. Esportes ajudam a desenvolver habilidades de liderança e trabalho em grupo, bem como desenvolvem disciplina e o entendimento de que ganhar e perder faz parte da vida.

É importante que a criança ou adolescente aprenda a ter momentos inconfortáveis e aprendam que o esforço e a prática o ajudarão a vencer desafios.

Toma un momento para compartir …

C. A. Ayres

C. A. Ayres é mãe, esposa, escritora e fotógrafa, pós-graduada em Jornalismo, Psicologia/Psicanálise. Visite seu website.