10 toques que dizem exatamente o que você está sentindo ao seu marido

Podemos ter uma ideia de como seria a vida sem a visão tapando os olhos e sem audição tapando os ouvidos, mas e como seria a vida sem tato?

Stael Ferreira Pedrosa

Um livro intitulado Toque: A Ciência da mão, coração e mente de David Linden, traz as descobertas dos neurocientistas da Universidade John Hopkins sobre a ciência do toque. Tão comum entre os seres, o toque sinaliza conexão e gera sentimentos. O recém-nascido precisa do toque da mãe para sobreviver, assim como as relações de amor não prosperam sem ele.

Segundo pesquisas, o toque também tem papel importante nas interpretações sociais de maneira fascinante. Foi feito um estudo pela Universidade do Colorado e Yale, onde pediram aos participantes (que desconheciam os procedimentos do estudo) para segurarem copos de café, alguns quentes, alguns gelados. Para entrarem em um elevador e chegar à sala de experimentos, o condutor da pesquisa pediu que segurassem mais firmes os seus copos. Quando chegaram ao andar de cima, os participantes foram convidados a avaliar uma pessoa fictícia, atribuindo-lhe adjetivos como bom/mau, honesto/desonesto/, humano/cruel, etc. Aqueles que seguraram o copo de café quente foram mais “calorosos” na avaliação, classificando a pessoa alvo como mais humana, mais confiável, etc. Já os que seguraram copos com café gelado não foram tão amistosos. Ou seja, o calor físico produziu o calor interpessoal.

O livro traz outras experiências que mostram como funciona o toque, a importância dos sensores, dos pelos da pele e como o toque caloroso funciona em nossas mentes. Também aborda as ligações entre nossas emoções e as sensações físicas. Como, por exemplo, um interessante achado com relação à dor física e a emocional. Segundo os cientistas, nosso cérebro não distingue a dor física da dor emocional e se você tomar um analgésico para uma dor emocional como a rejeição, por exemplo, a dor irá diminuir.

Embora seja um livro um tanto técnico, a mensagem que ele deixa é que o toque é essencial para a existência humana. Os cegos podem viver sem a visão, os surdos sem a audição, enfim, o ser humano pode sobreviver em condições bastante adversas. Mas, não sem o toque de outro ser humano. Já é amplamente abordado o toque como instrumento de cura. Com esse conhecimento, podemos perceber a importância do toque afetuoso nas relações amorosas.

Existem toques que comunicam o que estamos sentindo de uma maneira que atinge diretamente o corpo, mente e coração daqueles a quem amamos.

Advertisement

O toque no casamento

O casamento como um organismo vivo, não sobrevive sem o toque. Use e abuse do toque amoroso na vida a dois. E comunique-se. Veja 10 toques e o que eles dizem ao seu marido.

1. Toques nas mãos

Dar as mãos: Comunica “gosto de estar com você”.

Acariciar a mão: “Esse momento é precioso”.

2. “Toque” visual

O olhar também toca o outro. Olhar nos olhos de seu marido sem dizer nada: “Eu me interesso por você” / “eu o desejo”.

Olhar nos olhos enquanto conversam: “Estou interessada no que você diz.”

Advertisement

3. Toque no rosto/ cabeça

Afagar o rosto: “Você é agradável a mim, eu o aprecio.”

Carícias na cabeça/cabelo: “Você me atrai.”

4. Toque labial

Em nossa cultura o beijo é um dos toques mais significativos. A terapeuta conjugal Claudya Toledo, garante: “o beijo é o termômetro de uma relação”.

Beijo no rosto: Carinho.

Beijo na testa: respeito e afeto.

Advertisement

Beijo no pescoço: “Eu o desejo.”

Beijo nos lábios: “Eu te amo.”

5. Abraços

Abraços carregam os significados de carinho, amor, afeto e amizade. Se você quer comunicar sentimentos a alguém, o abraço está entre os melhores gestos.

Abraço na parte superior do corpo (praticamente só os braços se tocam): amizade

Abraço em que os corpos se tocam: desejo.

Advertisement

Abraço lateral: “somos companheiros, eu o apoio.”

Abraço apertado e silencioso por trás: “Preciso conversar.”

6. Toque no ombro

Pode ser em forma de abraço de frente direcionado aos ombros: “Está tudo bem.”

Tapinhas no ombro: É um cumprimento por algo bem feito e encorajamento.

7. Toque no braço (em momentos de tensão)

“Estou ao seu lado, tudo vai ficar bem.”

Advertisement

8. Andar de braços dados

“Sinto-me protegida ao seu lado. Confio em você.”

9. Aconchegar-se juntos no sofá

“Estar com você é um momento precioso.”

10. Contato sexual

“Você me complementa, somos um.”

Dependendo do contexto, cada toque pode ter um significado completamente diferente. Nesse caso, foi abordado o toque amoroso. Além de demonstrar amor, esse tipo de toque faz o organismo produzir ocitocina que aumenta ainda mais o desejo de tocar e ser tocado. Aumente a temperatura no seu casamento utilizando esse recurso tão bom.

Toma un momento para compartir ...

Stael Ferreira Pedrosa

Stael Ferreira Pedrosa é escritora free-lancer, tradutora, desenhista e artesã, ama literatura clássica brasileira e filmes de ficção científica. É mãe de dois filhos que ela considera serem a sua vida.