10 soluções para acabar com a rotina e resgatar a atração física no casamento
Buscar entender a razão para não sentir mais atração pelo cônjuge é o primeiro passo para reconstruir um relacionamento sexual satisfatório.

Suely Buriasco
A rotina estafante, os problemas e preocupações diários provocam tamanho desgaste na relação a dois que, se não forem tomadas medidas urgentes, o casamento entra em zona de risco. Um dos fatores que colaboram para que a crise se estabeleça oferecendo grande perigo é a falta de atração sexual entre os cônjuges. Muitos casais valorizam tanto as atividades diárias que ficam sem energia para o sexo.
Também a acomodação em rotinas enfadonhas causa a diminuição da libido e quando não há um diálogo intenso entre o homem e a mulher, isso pode atrapalhar muito o relacionamento. Assim, vale a pena o esforço em reverter a situação:
1- Investigue a raiz do problema
É importante que você busque entender o que está acontecendo com você, qual o motivo que fez com que o sexo deixasse de ser, ou talvez, nunca tenha sido uma atividade prazerosa. Um terapeuta sexual pode ajudar muito.
2- Bem-estar e boa forma
Fatores comportamentais costumam ser significativos, mas não deixe de considerar os físicos também, tais como, obesidade e, em mulheres, problemas hormonais. Relatar o problema a um médico é importante para o diagnóstico.
3- Deixe os problemas do trabalho no trabalho
Nem sempre é fácil, mas procure separar os problemas diários com a sua vida amorosa. A falta de atração pode ser apenas cansaço, estresse ou mesmo preguiça.
4- Estabeleça prioridades
Motive-se em relação a seu cônjuge; dê prioridade ao que você admira nele e foque sua atenção no que há de bom na relação de vocês.
5- Reviva bons momentos
Lembranças de momentos felizes e prazerosos podem ser estimulantes; busque na memória; recorde o que gostavam de fazer juntos e reavive isso no presente.
6- Entendimento de diferentes necessidades
Uma tendência comum entre mulheres é a necessidade de se sentir amadas para o bom desempenho sexual. Homens também querem se sentir amados, mas geralmente, separam isso do sexo. Ter esse conhecimento pode ajudar você a encontrar novamente o caminho do sexo satisfatório.
7- Ritual noturno
Alguns cuidados básicos como não ingerir alimentos pesados e cuidar da sua aparência noturna podem ser importantes. Sentir-se bem com você e seu corpo faz toda a diferença. As mulheres, particularmente, podem perder a libido quando se sentem gordas ou, de alguma forma, estão desarmonizadas com seu físico.
8- Tempere a rotina
Não transforme a relação sexual simplesmente em um ato sexual, coloque tempero, evite que a rotina se estabeleça, permita surpreender e surpreender-se. Procure e busque caminhos de maior prazer; desde que não fira valores próprios, tudo é válido.
9- Comunicação aberta é a chave
Converse com seu parceiro, mas não faça cobranças e tome todo o cuidado para não humilhá-lo; uma pessoa pode ter reações muito negativas ao se sentir rejeitado. Procure falar de seus sentimentos e de como gostaria que vocês reinventassem a vida sexual; peça para seu cônjuge fazer o mesmo.
10- Coloque seu casamento como prioridade
Não desista de buscar resolver essa questão. A vida sexual tem grande importância para a harmonia do casal; no momento de intimidade existe uma troca de energia e de afeto que revigora e fortalece a relação.
Segundo a psicóloga e diretora do Instituto Paulista de Sexualidade, Aparecida Favoreto: “Os problemas dessa ordem, descontados os diagnosticadamente orgânicos, geralmente são só um sintoma de algo mais que não está bem”.
Fica a dica!
Leia também: 10 formas para seduzir seu cônjuge todos os dias